segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

A Grande Revolta Eslava

Por volta de 982, o poder imperial germânico nas terras eslavas estendia-se para leste até o rio Neisse (Nysa Łużycka), na Lusácia, e para sul até os Montes Metalíferos (em tcheco: Krušné Hory).

Após a derrota de Oto II em Stilo, em 983, os veleti, eslavos polábios, rebelaram-se contra seus senhores alemães, desencadeando uma grande revolta conhecida como a Grande Revolta Eslava (Slawenaufstand). Os eslavos polábios destruíram os bispados de Havelberg e Brandemburgo.

De acordo com o cronista alemão, bispo Thietmar de Merseburgo, a causa de sua queda foi a germanização e cristianização forçadas dos eslavos associados a essas duas igrejas, que duraram décadas. Thietmar atribui a revolta aos maus-tratos infligidos pelos alemães aos eslavos: "Guerreiros que antes eram nossos servos agora recuperaram sua liberdade como resultado de nossos erros." 

Nos territórios obodritas ao longo do rio Elba, os Veleti instigaram uma revolta com o objetivo de abolir o domínio feudal e o cristianismo, contando com significativo apoio da população obodrita e de seu líder, Mściwoj.

Soldados da Marca do Norte, da Marca de Meissen, da Marca da Lusácia, bem como o Bispo de Halberstadt e o Arcebispo de Magdeburgo, uniram forças para derrotar os eslavos perto de Stendal. Contudo, o Império foi forçado a recuar para a margem ocidental do Elba. A bem-sucedida política de cristianização dos eslavos pelo Império foi frustrada, e o controle político sobre a Marca de Billung e a Marca do Norte (territórios a leste do Elba) foi perdido.

Em menos de uma década após sua morte, a obra de uma vida inteira de Oto I, dedicada à conversão dos eslavos, foi desfeita. Os territórios eslavos a leste do Elba permaneceram pagãos por mais de um século antes que a atividade missionária fosse retomada.

No mapa: A Marca do Norte (marcada em vermelho) entre a Marca de Billung, ao norte, e a Marca Oriental Saxônica (Marca da Lusácia), ao sul. Tanto a Marca de Billung quanto a Marca do Norte foram perdidas após a Grande Revolta Eslava.

Nenhum comentário: