domingo, 14 de agosto de 2011
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
A Polônia de 2015... agora!
Desde segunda-feira, 8/8/11, o jornal "Gazeta Wyborcza" está com uma campanha, chamada "Polônia 2015".
Em conjunto com especialistas do mercado de trabalho, assistência social, pensões, habitação e infra-estrutura, o jornal pretende, nas próximas semanas, preparar uma lista pré-eleitoral das mudanças mais urgentes que podem ser feitas aqui e agora no país.
A intenção do diário polaco é sinalizar muito antes das próximas eleições aos principais partidos políticos o que deseja a sociedade polaca. Serve também para os políticos se comprometeram no curto prazo com uma votação consistente para tornar realidade as petições da sociedade.
terça-feira, 9 de agosto de 2011
Kunce: é hoje no MON
Cartazes Piotr Kunce – Polônia (confira o serviço completo da exposição). Museu Oscar Niemeyer (R. Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico), (41) 3350 4400. Terça a domingo, das 10 às 18 horas. R$ 4 e R$ 2 (meia). Até 11 de setembro. Palestra com o artista hoje, às 19 horas, seguido de bate-papo e abertura da exposição.
Kunce, que fica em Curitiba para uma Oficina com estudantes entre os dias 11 e 16 de agosto, é hoje um dos principais nomes da arte em cartazes na Polônia – país que se destaca na criação gráfica desde o fim do século 19.
Poema: A irmã da Nobel polaca
Wisława Szymborska |
Wisława Szymborska
Moja siostra nie pisze wierszy
i chyba już nie zacznie nagle pisać wierszy.
Ma to po matce, która nie pisała wierszy,
oraz po ojcu, który też nie pisał wierszy.
Pod dachem mojej siostry czuję się bezpieczna:
mąż siostry za nic w świecie nie pisałby wierszy.
I choć to brzmi jak utwór Adama Macedońskiego,
nikt z krewnych nie zajmuje się pisaniem wierszy.
W szufladach mojej siostry nie ma dawnych wierszy
ani w torebce napisanych świeżo.
A kiedy siostra zaprasza na obiad,
to wiem, że nie w zamiarze czytania mi wierszy.
Jej zupy są wyborne bez premedytacji,
a kawa nie rozlewa się na rękopisy.
W wielu rodzinach nikt nie pisze wierszy,
ale jak już - to rzadko jedna tylko osoba.
Czasem poezja spływa kaskadami pokoleń,
co stwarza groźne wiry w uczuciach wzajemnych.
Moja siostra uprawia niezłą prozę mówioną,
a całe jej pisarstwo to widokówki z urlopu,
z tekstem obiecującym to samo każdego roku:
że jak wróci,
to wszystko
wszystko
wszystko opowie.
TRADUÇÃO do Prof. Dr. Henryk Siewierski
ELOGIO DA IRMÃ
Wisława Szymborska
Minha irmã não escreve poemas
e é improvável que vá começar de repente a escrever poemas.
Puxou isso à mãe, que não escrevia poemas,
ou ao pai, o qual também não escrevia poemas.
Sob o teto de minha irmã me sinto segura:
por nada neste mundo, o marido dela escreveria poemas.
E apesar de isso soar como uma obra de Adam Macedoński,
nenhum dos parentes se ocupa de escrever poemas.
Nas gavetas de minha irmã não há antigos poemas
nem na bolsa os escritos recentemente.
E quando minha irmã me convida para almoçar,
sei que não pretende ler para mim seus poemas.
Suas sopas são excelentes sem premeditação,
e o café não se derrama nos manuscritos.
Em muitas famílias ninguém escreve poemas,
mas nas que isso se faz — raro é só uma pessoa.
Às vezes a poesia flui em cascatas de gerações,
nos sentimentos mútuos criando redemoinhos sérios.
Minha irmã cultiva boa prosa,
e toda a sua obra escrita são cartões postais de férias,
com um texto prometendo a mesma coisa, todo ano:
que ao retornar
tudo
tudo
tudo vai contar.
Morreu Nicolau Witkowsky do Itajaí Mirim
Por Celso Deucher
Neste último dia do mês de julho o Vale do Itajaí Mirim ficou de luto. Faleceu no interior de Botuverá um dos mais importantes filhos de imigrantes polacos da nossa história, Nicolau Witkowsky.
Ele se despediu de nós aos 90 anos, mas qualquer um que conversasse com ele não lhe dava esta idade, pela sua versatilidade e sua memória simplesmente extraordinária. Tive a oportunidade de entrevista-lo por duas vezes e sei de mais uma dúzia de jornalistas que também se encantaram com esta verdadeira lenda da saga polaca em nossa região.
Nas vezes que estivemos juntos ele me chamava pelo nome e perguntava se eu queria mais detalhes sobre determinados assuntos. Ria de si mesmo pela capacidade de lembrar dias e até horas dos fatos que narrava de 70 e até 80 anos atrás. “Uma missidade” como dizia meu pai. Um homem verdadeiramente extraordinário que deixa uma multidão de pessoas que lhe queriam bem.
Nunca me esqueço do primeiro dia que eu e Sérgio Witkowsky fomos até a sua casa entrevista-lo. Nos recebeu como se já tivesse me abraçado um milhão de vezes. Mesmo sofrendo com uma gripe malina que não lhe deixava falar muito tempo sem tossir, ele fazia caso da moléstia e desancava a relembrar coisas que aqui na cidade a gente diz que são “lá do arco da véia”.
Foram quase quatro horas de gravação que com muito orgulho guardo aqui comigo e que muita coisa já publiquei no livro "Brusque Polonesa" em 2009. Em 2010 numa outra entrevista, desta vez aqui em Brusque na casa da sua filha Cristina, ele me falava sobre os afrodescendentes daquela região, pedindo reserva para algumas coisas que acreditava pudesse ferir suscetibilidade dos seus compadres e amigos lá do Ourinho, sua “pátria” desde a mais tenra idade.
De acordo com um e-mail que recebi de Sérgio Witkowsky, pesquisador da história da família, o “Tio Nicolau” era um dos mais idosos e um dos últimos filhos da primeira geração de polacos natos ainda nascidos na Polônia. Ficou entre nós, dos “Witkowsky da primeira geração nascida no Brasil, a dona Alice Witkowsky Mariani, residente em Blumenau e a dona Tereza Witkowsky, residente em Brusque”, diz Sérgio.
Seu sepultamento aconteceu ontem, dia 1º em Botuverá às 15 horas. Deixou viúva uma outra pessoa extraodinária, Dona Aldemoa Muller Witkowsky, a quem também nutro especial carinho. Infelizmente não consegui ir lá me despedir do meu amigo pois as segundas feiras é fechamento editorial deste jornal e realmente não tem como sair daqui de Brusque.
Mas não quero terminar este pequeno artigo sobre o “Tio Nicolau” sem dizer que fiquei por demais sentido com a falta que este homem vai me fazer. Não era parente, não era nada meu... Simplesmente um amigo que parece que já conheci na minha infância. Eu sou apenas um jornalista que simplesmente se apaixonou pela pessoa humana que ele foi e com a fonte de conhecimento histórico que ele era.
Por culpa minha fiquei lhe devendo uma visita e uma entrevista. Dois dias antes ainda falava com sua sobrinha e nossa Colunista aqui no EM FOCO, Ivania Witkowsky, e lhe pedia para que quando falasse com ele, lhe comunicasse que quando ele menos esperasse eu estaria lá na sua casa para comer uma polenta e preparar nosso próximo livro, o "Brusque Polaca II", que já tinha tratado com ele que iria fazer se possível ainda em 2011.
Infelizmente ontem a noite fiquei sabendo do seu passamento e a polenta e a entrevista vou ter que esperar mais uns tempos para fazer com ele... Seja onde ele estiver…
Vai com Deus indio véio... Sei que tu estais num lugar que o patrão velho lá de cima reservou só para aqueles que são os melhores aqui na terra. Um dia nos encontraremos na Estância do Céu e vamos com toda certeza tomar um chimarrão bem cevado e enfrenar aqueles potros xucros que tu domou por aqui. E num trote largo e com tempo vou te contar por que não consegui ir lá na tua casa bater aquele papo demorado, botar a conversa em dia e fazer a nossa última entrevista.
(publicado originalmente no JORNAL EM FOCO – Brusque 2 de agosto de 2011. Página 31)
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Curitiba recebe bem
Video produzido para atrair turistas de todos os cantos a Curitiba. Produção da Prefeitura de Curitiba, dirigida por Carlos Deiró, Elói Zanetti, João Marcon e voz do ator global curitibano Luiz Mello.
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Kunce em Curitiba
Terça-feira, 9 de agosto, 19 horas, palestra com o artista-designer Piotr Kunce no auditório do MON - Museu Oscar Niemayer.
Atrás do monitor do meu computador, na prateleira, tem cabeças, corpos e mãos das velhas bonecas, com cópias falsas de horríveis Barbies e Kens, com fotografias nuas dos anos 20, e tradicionais figuras feitas a mão no México. Porque onde for que eu vou compro vários objetos que algum tempo depois se refletem nos meus cartazes. Não quero seguir a tendência dos que se estremecem pelo aspecto antiestético deles, inclusive se valorizo e gosto da audácia da fórmula.
Para analisar as condições que envolvem os cartazes vou mencionar que, na maioria dos casos, pelas limitações do formato, o cartaz é geralmente encontrado fechado nos prédios apesar de que ele poderia ser um meio maravilhoso da educação gráfica da sociedade se exposto nas ruas, mas, seria ainda possível voltar ás ruas?
Não conheço a realidade local de vários países, mas na França, por exemplo, vejo projetos grandiosos que funcionam muito bem no espaço urbano. E no mesmo senso, atrai-me o caso de Ásia. Fora do cartaz tradicional japonês, tem uns trabalhos excelentes na China, Correia e Irã.
Penso no cartaz como num bonito instrumento musical. Um amigo meu, musicista, brincou, falando uma vez, depois do concerto fantástico de jazz na Polônia: “Cantar pode cada um, mas para tocar um instrumento é preciso estudar”. Sim, desenhar cartazes é como um curso belíssimo de música que as vezes sussurra aos nossos ouvidos, outras vezes grita, de acordo com as seus objetivos. Podemos viver sem arte, sem música e sem cartazes. Mas, não seria isso uma vida miserável?!
KUNCE
Este artista gráfico nasceu no dia 6 de Ferreiro 1947, em Cracóvia. Graduou-se em 1973, pela Faculdade de Gráfica da Academia de Belas Artes de Cracóvia, Polônia, onde agora trabalha como professor nomeado, chefe da Poster Design Studio. Entre 1990 e 1991 trabalhou na Escola de Belas Artes da Universidade de Connecticut, USA, como professor visitante. Está envolvido profissionalmente em desenho de cartazes, criação da identificação visual e desenho corporativo.
Expôs seu trabalhos no mundo inteiro, nas mais importantes Bienais e exposições internacionais de Arte de Cartaz (Polônia, República Tcheca, México, China, Rússia, Japão, Corrêa e Irã, entre outros). Também dirigiu vários workshops sobre cartaz no mundo inteiro: Brasil, Canadá, Republica Tcheca, Chile, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, México, Eslováquia.
Foi o organizador do Festival do Cartas, em sua cidade natal e de várias exposições dos estudantes em seu estúdio na ABA de Cracóvia. Em 2002 foi Presidente do Júri na Bienal Internacional de Cartaz da Cidade de México. Em 2005, recebeu o prêmio de ‘Amizade Universal de Todas as Nações’ outorgado na Universidade Anahuac del Sur na Cidade do México. Em 2009, recebeu o título de doutor honoris causa por uma universidade da Eslováquia, pelas conquistas e esforços no ensino do design gráfico.
Ama a poesia absurda Inglesa. O livro que ele sempre recomenda aos seus estudantes é “Alice no País das Maravilhas”. Até hoje, ama blues e rock and roll, mas também as canções do Nino Rota e Paolo Conte.
Ao entrar para estudar na Academia de Belas Artes em Cracóvia, tinha curso de desenho de cartaz. Achei esta linguagem melhor para expressar uma ideia legível junto com a forma artística. Eram tempos muito bons para a arte do cartaz na Polônia. Queria lutar por um lugar na rua com outros desenhadores de cartaz. Mas desde o começo não queria duplicar as conquistas da escola polaca do cartaz. Os meus ídolos eram Seymour Chwast e Milton Glaser. Ate hoje o “Designer canhoto” de é uma das minhas bíblias. Em geral, o desenho gráfico é para mim um dos mais importantes problemas da arte visual pela sua capacidade intelectual. No entanto, nos anos recentes, com o crescimento enorme do poder da publicidade e demandas dos clientes, destruíram o nosso mercado. O cartaz que está sentado simultaneamente nas duas selas: a da informação visual e a da arte é o príncipe do design gráfico. Os designers de cartaz são os aristocratas deste muito deste democrático país, chamado Cartazelândia.
Encontrar ideias novas e provocativas que encaixariam no conceito proposto, parece-me ser o maior desafio do desenhador gráfico.
A influência das regras do desenho do cartaz é indiscutível. Capas dos livros, outras “primeiras páginas” e até manchetes da TV são com freqüência uns pequenos cartazes. E é também isso que estou tentando ensinar aos meus estudantes. O design de cartaz é a escola do pensamento. A existência do cartaz em vários países depende do nível da compreensão da sociedade. Mas também depende da nossa fé e convicção de manter O CARTAZ vivo. Estou ainda aguardando a possibilidade de fazer melhor e o melhor cartaz. Esta esperança me mantém vivo. Na minha vida estou tentando seguir o lema de Roland Topor: “Solenidade é um inimigo da imaginação”.
www.piotrkunce.eurotone.eu
Exposição “O cartaz de Piotr Kunce”
Local: Museu Oscar Niemeyer – R. Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico
Data: até 11 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 18h
Dia 10 de agosto, às 18h, palestra de Piotr Kunce
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia). Gratuito para crianças até 12 anos e maiores de 60.
Informações: (41) 3350-4400
Como fazer Zapiekanki
O mestre-cuca neste vídeo é o Piotr Ogiński.
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Wyborcza: Brasil desiste do conceito racial
Foto: Fábio Motta |
O jornal Gazeta Wyborcza, em sua publicação desta quarta-feira, traz um artigo assinado por Maciej Stasiński sobre os dados divulgados pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Com o título "Brasileiros desistem de raça", o articulista descreve os dados dizendo que "Cada vez mais brasileiros tratam com indiferença sua identidade racial. Eles rejeitam as classificações raciais, e escolhem um critério neutro para a cor da pele".
Na sua edição Online, o jornal faz um enquete sobre o que acham os leitores sobre a posição dos brasileiros. Das três opções oferecidas na enquete, vai vencendo aquela que pergunta: "Eu gosto. Por que as divisões se multiplicam" com 72%. Em seguida vem: "Não gosto. Este é um outro nome para o mesmo problema", com 21% e apenas 7% dizem não se interessar pelo tema. Esta é tradução do artigo de Stasiński:
"Foi detectado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão que realiza censos e pesquisas sociológicas, em pesquisa recente, o que sentem os brasileiros a respeito do pertencimento à uma raça. No questionário foram apresentadas cinco categorias clássicas: branca, preta, mestiça (por exemplo, mulato ou pardo), preto, índio.
Pela primeira vez, um grande grupo de brasileiros deliberadamente negou os conceitos sugeridos de raça pura ou mista, e escolheu um termo neutro, descrevendo a cor da pele como sendo "Moreno". Este grupo de pessoas espontaneamente disseram sentir-se morenos, somando 21% dos respondentes. O conceito de branco foi considerado por 49%, enquanto 10% como sendo negros. Outros 13% como sendo mestiços, 1,5% como sendo Amarelo e 0,4% como índios.
Assim, quase metade dos brasileiros admitem não ter origem branca, sendo determinados não pelo tipo de raças, ou mistura, mas sim de acordo com tom de pele.
É surpreendente que um dos maiores jornais do país "Folha de São Paulo", tenha anunciado que: os brasileiros finalmente rompem as barreiras tradicionais de tempo, mesmo a colonização e a escravidão portuguesa. "Esta é uma grande notícia, porque o termo" pele escura "é neutra e afirmativa, não carrega conotações ideologicamente comprometidas".
O eminente sociólogo Fernando Henrique Cardoso, que foi o primeiro presidente deste país (1995-2002) a admitir que o racismo existe no Brasil, disse: "- No Brasil, somos todos de pele escura. Basta olhar para mim."
O resultado do teste do IBGE não significa, é claro, que o racismo tenha desaparecido no Brasil. Ao mesmo tempo, porque quase 64%, acredita que a cor da pele e afiliação racial afetam suas vidas. Mais: as questões de oportunidades e condições de trabalho são consideradas por 71% como reflexo a condição da cor da pele para terem sucesso; as relações com o judiciário e da polícia afetam a 68%, relacionamentos conjugais e a escola (59%) .
Estas respostas confirmam a crença comum de que o pior no Brasil é carregado por pessoas determinadas pelos três "P" - Putas, pretos e pobres (.., negros e pobres) - porque muitas vezes os desempregados são considerados como tal, e acabam na prisão.
Para o ex-relator especial da ONU, o senegalês, Doudou Diene, a discriminação, - No Brasil, co-existe em um mesmo país, dois mundos diferentes. O primeiro é a rua - multicultural, vibrante, quente. O segundo é um mundo de estruturas de poder e mídia, o que absolutamente não reflete essa diversidade. Mais: esconde a existência de comunidades de ascendência africano e indígena. E isto em um país que adotou 40% de todos os escravos negros. Quando eu olho nas ruas, e depois vejo a televisão, parece-me que é mostrado o espaço e não nas ruas.
Diane, no relatório sobre o Brasil, disse que, com exceção da comunidade japonesa em São Paulo, os negros, índios, mulatos e mestiços ainda se queixam de preconceito e discriminação racial. Mas chama a atenção para o fato de que nos últimos anos o Brasil luta com o racismo. - Até hoje, muitos políticos em tentativas estaduais e federal para minimizar o significado do racismo ou mesmo negá-lo, usam o argumento de "democracia racial" - diz Diane. O argumento é de tal ordem que o Brasil é o símbolo nacional da mulata erótica com formas exuberantes.
De fato, muitos brasileiros se orgulham do fato de que os colonizadores portugueses, ao contrário dos espanhóis ingleses, holandeses, com muito mais probabilidade se misturaram racialmente aos negros ou índios. Já um historiador proeminente como Gilberto Freyre descreveu - para o constrangimento dos racistas do século XX no Brasil - que no mundo da comunidade senhorial e patriarcal nos dias de escravidão (foi abolida apenas em 1888) os produtores de cana-de-branca não se envergonhavam de seus filhos com escravas negras.
Estudiosos modernos não são tão ingênuos a ponto de afirmar que a mistura de colonos com os escravos estão livres do racismo, e provam que sua paixão pelo negro e pela Mulatinha signifique que a falta de preconceitos sexuais possam esconder a violência racial e de classe existente.
Hoje, aparentemente de forma independente, os brasileiros estão começando a reconhecer que a raça é uma relíquia antiga. E os economistas acrescentam que para superar o racismo e estabelecer a igualdade real o Brasil depende disto para seu crescente poder no século XXI, tornar-se de verdade uma potência.
Iarochinski na Ó TV
Nesta terça-feira, o programa "Passado e Presente" da ÓTV, canal a cabo da RPC, "recontou a história dos Polacos, ou seria dos Poloneses?".
Eles são descendentes de poloneses mas costumeiramente, em casa, são chamados de polacos. Para uma conversa sobre a influência destes imigrantes na cultura curitibana e paranaese e também para discutir a polêmica: "Poloneses ou Polacos?", Fernando Parracho recebeu o padre Lourenço Mika, o escritor Ulisses Iarochinski e o jornalista Jorge Narozniak.
Confira nos links abaixo o video do programa:
Bloco 1
Bloco 2
Confira nos links abaixo o video do programa:
Bloco 1
Bloco 2
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Pequeno Versailles em Varsóvia
Foto: Waldemar Kompała |
Nos arredores de Varsóvia, uma das poucas edificações que não foram destruídas pela sanha alemã nazista na segunda guerra mundial, o Palácio de Wilanów (vilánuf) é uma das preciosidades polacas. Construído pelo rei Jan III Sobieski, no século XVII, ele guarda semelhança com o grande palácio francês dos arredores de Paris.
P.S. merece ser visitado... e como merece!
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
!50 anos de Nossa Senhora em Wiktorówki
Foto: Marek Podmokły |
O Cardeal Stanisław Dziwisz esteve este domingo nas montanhas Tatras do Sul da Polônia, nas comemorações dos 150 anos de culto de Nossa Senhora em Wiktorówki, em Jaworzyński. O cardeal, que foi secretário particular de Karol Wojtyła, trouxe um relicário com gotas de sangue do Beato João Paulo II, que ficou exposto no altar durante a santa missa oficiada junto com monge dominicanos e padres da região. Muilhares de pessoas acorreram ao evento, inclusive de países vizinhos como Eslováquia e República Tcheca.
Em 1979, O Papa João Paulo II, em sua primeira visita a Polônia, como Bispo de Roma, deveria ir até o santuário. Chegou a embarcar em um helicóptero em Nowy Targ, mas como as condições atemosféricas eram péssimas, o Papa abençou o santuário do alto mesmo, retornando para o heliporto de partida, sem fazer a visita a igreja. O incidente foi relatado pelo Cardeal Dziwisz durante a homilia.
quinta-feira, 28 de julho de 2011
Grupo de Curitiba faz sucesso na Polônia
O Grupo Folclórico Wisła de Curitiba fazendo sucesso em sua temporada na Polônia. Aqui neste vídeo o grupo polaco curitibano se apresenta no Festival Mundial de Grupos Folclóricos de RZESZÓW - SPISZ. Além desta apresentação o Wisła curitibano está fazendo outras 25 apresentações em diversas cidades polacas.
Nesta dança se apresentam Carol Scapin Moeniki, Eduardo Rodrigues Maneira, Gustavo A. de Barros, Lourival Araujo Filho, Lucas Moura, Maria Helena Furman, Marina Furman, Paula Celli, Raisa Jakubiak, Stephanie Garbelotti, Victor Gs Gimbarski, Vinícius Negrello.
O diretor coreográfico é meu amigo Lourival Araújo Filho (polaco pelo lado materno).
quarta-feira, 27 de julho de 2011
Polaco anuncia bomba em vôo da TAM e é preso
Um polaco de 34 anos foi preso em flagrante após denunciar que havia uma bomba a bordo de um avião da TAM que partiria na noite de segunda-feira do Rio de Janeiro para Frankfurt, na Alemanha, segundo a Polícia Federal.
Com a ameaça, o avião precisou ser esvaziado para que o explosivo fosse procurado. Os passageiros esperaram no setor de embarque do terminal, enquanto a PF e cães farejadores vasculhavam a aeronave e bagagens. A explosão da bagagem de mão do polaco foi feita porque o conteúdo não correspondia ao apontado pelo passageiro. A Polícia não informou o que havia em seu interior. Ela só foi liberada após sete horas parada no aeroporto.
Por atentar contra a segurança de transporte aéreo, o estrangeiro foi preso e levado ao presídio Ary Franco, em Água Santa. Além da prisão, peritos do Grupo Bombas e Explosivos, da Polícia Federal, decidiram destruir a bagagem do polaco porque o conteúdo não conferia com a descrição dada por ele. Em nota oficial, a TAM informou que o voo só foi liberado para decolar após uma inspeção, em que nada foi encontrado.
Entre tripulação e passageiros, a aeronave teria cerca de 200 pessoas, sendo algumas delas atletas que participaram dos Jogos Mundiais Militares no Rio.
Como estabelece o procedimento para estes casos, a aeronave e as bagagens foram inspecionadas por policiais e o voo foi liberado. A decolagem aconteceu às 5h36 de ontem, terça-feira, 26, com previsão de pouso em Frankfurt às 17h26 (horário de Brasília). Os passageiros receberam toda a assistência da companhia".
Cancelados concertos de Preisner no Brasil
O Consulado Geral da Polônia em Curitiba informou que os concertos que o compositor polaco faria em São Paulo, Brasília e Curitiba foram cancelados.
O cancelamento dos concertos seriam motivados por desentendimentos entre Zbigniew Preisner e Groska Productions, empresa de São Paulo, que traria o maestro polaco ao Brasil.
Segundo a Cônsul Dorota Barys do Consulado em Curitiba, o embaixador polaco Jacek Junosza Kisielewski tentou negociar com Zbigniew Preisner, mas não foi possível sua vinda.
Não foi apresentada oficialmente nenhuma explicação para o cancelamento. Os concertos do compositor hollywoodiano seriam para comemorar a presidência da União Europeia.
Pelo sistema rotativo de exercício da presidência da UE, desde primeiro de julho de 2011, a Polônia assume a presidência do Conselho da União Europeia. É a primeira vez que a Polônia assume o posto. Durante seis meses o presidente polaco Bronisław Komorowski coordenará os trabalhos do Conselho que tem ainda como membros o Reino da Dinamarca e a República de Chipre. O exercício da presidência é uma consequência natural da integração da Polônia à União Europeia no ano de 2004, e uma obrigação que resulta do status de país-membro.
Outro polaco, o professor polaco Jerzy Buzek, é desde 14 de julho de 2009, o presidente da outra instância de poder da UE, o Parlamento Europeu. Buzek fica no cargo por 30 meses.
O cancelamento dos concertos seriam motivados por desentendimentos entre Zbigniew Preisner e Groska Productions, empresa de São Paulo, que traria o maestro polaco ao Brasil.
Segundo a Cônsul Dorota Barys do Consulado em Curitiba, o embaixador polaco Jacek Junosza Kisielewski tentou negociar com Zbigniew Preisner, mas não foi possível sua vinda.
Não foi apresentada oficialmente nenhuma explicação para o cancelamento. Os concertos do compositor hollywoodiano seriam para comemorar a presidência da União Europeia.
Pelo sistema rotativo de exercício da presidência da UE, desde primeiro de julho de 2011, a Polônia assume a presidência do Conselho da União Europeia. É a primeira vez que a Polônia assume o posto. Durante seis meses o presidente polaco Bronisław Komorowski coordenará os trabalhos do Conselho que tem ainda como membros o Reino da Dinamarca e a República de Chipre. O exercício da presidência é uma consequência natural da integração da Polônia à União Europeia no ano de 2004, e uma obrigação que resulta do status de país-membro.
Outro polaco, o professor polaco Jerzy Buzek, é desde 14 de julho de 2009, o presidente da outra instância de poder da UE, o Parlamento Europeu. Buzek fica no cargo por 30 meses.
segunda-feira, 25 de julho de 2011
sexta-feira, 22 de julho de 2011
O envolvimento com a "questão polaca"
Tinha comprado meu primeiro computador nos Estados Unidos, durante a Copa do Mundo de Futebol. Voltei da final de Los Angeles e logo inscrevi-me no primeiro servidor de Internet de Curitiba, o Kanopus. Logo em seguida fiz minha primeira homepage. Era 1994 e já tinha na rede uma página sobre trânsito.
Eram poucos os acessos à página, pois o Brasil ainda não sabia o que era Internet. Os anos se passaram e em 1998, aquela página sobre Segurança no Trânsito recebeu da Agência Estado o reconhecimento de o “Site da Semana”. Não houve premiação e nem troféu, ficou apenas registrado no site da agência noticiosa.
Um professor da USP vendo o “Site da Semana” e o sobrenome do autor entrou em contato comigo, dizendo que estava preparando uma tese sobre imigrações no Brasil. Como o autor era de Curitiba e tinha um sobrenome polaco ele disse que me procurou em busca de material sobre a imigração polaca, pois já tinha bastante material sobre italianos, alemães e japoneses, mas não havia encontrado referências sobre a presença polaca no Brasil.
Perguntou-me se tinha alguma coisa e solicitou-me material. Respondi-lhe que o pouco que tinha era resultado de alguns recortes de jornais de matérias próprias sobre a história da Polônia e Lech Walesa, além de cópias de dois programas “Polska” (de uma série semanal de seis meses que eu havia produzido para a Televisão Educativa do Paraná). Disse ao professor paulista que se ele quisesse, disponibilizaria cópias dos recortes e das fitas de vídeo e lhe enviaria.
Foi quando ele perguntou se tinha sido eu mesmo quem havia confeccionado a homepage de trânsito. Respondi que sim. Então o professor propôs que eu fizesse o mesmo com o material sobre a Polônia. No momento, respondi que o assunto não fazia parte de minhas prioridades, mas que registraria a sugestão. Estava nascendo ali, sem eu pudesse prever o alcance que teria o projeto “Saga dos Polacos”. Isso era maio de 1998. Passadas algumas semanas da conversa, reuni o material, fruto de coletas esparsas em bibliotecas, revistas e alguma coisa cedida pelo Consulado Geral da Polônia e comecei a digitar tudo aquilo no computador.
Uma das séries de reportagens publicadas por mim no Jornal do Estado (Curitiba) tinha o título, “Polaco, um povo sofrido”. Enquanto dava formas a homepage, pensava não seria o caso de repetir o título já utilizado na série do jornal. Aliás, a série de nove páginas inteiras fez bastante sucesso. A Biblioteca Pública do Paraná, a Secretaria Estadual de Cultura e a Câmara Municipal enviaram cartas de congratulações à direção do Jornal. Mas isso tinha sido em 1987, há mais de dez anos. Depois disso, o mesmo material serviu de base na produção dos programas de TV, o “Polska”, em 1992. Outras referências bibliográficas usadas então foram “História Geral da Polônia”, editado em idioma espanhol e cedido pelo Consulado; e o Boletim “Quem é o Polonês”, de autoria do médico e historiador Edwino Tempski.
Saga
Sempre interessado pela etimologia das palavras, descobri que a palavra “Saga” era de origem norueguesa e praticamente escrita com a mesma grafia e pronúncia em vários idiomas e que seu significado era: “viagem intrépida de muitos acontecimentos”.
Mas não era isso mesmo, o que haviam feito os imigrantes? Uma viagem de muitos acontecimentos? O título da homepage surgiu naturalmente, ou seja, “Saga dos Polacos”.
Concluído o trabalho de digitação, coloquei no ciberespaço o site Saga dos Polacos e… Surpresa! A quantidade de acessos imediatamente superou a outra página existente sobre segurança no trânsito, que naquele momento completava quatro anos. Numa primeira parcial, os números comparativos de acessos às duas páginas demonstrava o sucesso do tema étnico: Trânsito: 05 acessos por mês. Polacos: 50 acessos por dia.
Além disso, passei a receber uma média de 10 e-mails por dia solicitando mais informações. Estava criado um dilema: como responder a tantas inquietações se eu mesmo não tinha as respostas e tampouco tinha material disponível em português para responder?
Comecei novamente buscas por Consulado, Bibliotecas, Instituto Histórico, Círculo Bandeirantes, sociedades polacas e muita, muita pesquisa em sites polacos, franceses, ingleses, alemães e Norte-americanos. Tratei de traduzir todas estas informações com a ajuda apenas de dicionários bilíngues. Quanto aos e-mails, tentava responder ou encaminhar os solicitantes. Todas estas mensagens foram sendo arquivadas e não eram de imediato, publicadas na homepage. Ao longo de um ano havia sido coletado tanto material que já não tinha como mantê-lo no Hard Disk. Passei então a gravar em CD. Dei-me conta que este processo de responder as inquietações era na verdade uma pesquisa de opinião pública.
Se um especialista em marketing gasta dinheiro e horas analisando o comportamento do mercado consumidor antes de lançar um novo produto, este processo de responder às perguntas dos internautas era a mesma coisa. Com a diferença de que, de certa forma, era gratuito e barato, portanto. Podia assim, balizar todo o projeto em função desta pesquisa de opinião espontânea.
Entre centenas de mensagens recebidas neste período apenas uma, de um professor de Porto Alegre, que tomando a liberdade, elogiou bastante o conteúdo da homepage, mas que não podia deixar de qualificar o autor de estúpido e ignorante, pois ele não admitia que partisse de um descendente a iniciativa de cunhar a palavra “polaco”, tantas vezes nos textos.
A mensagem foi mostrada ao Cônsul Geral da Polônia que argumentou que a insistência no uso da palavra polaco iria criar uma série de problemas para mim. O que deveria servir de censura, ao contrário, serviu de estímulo. Orientei-me minhas pesquisas no sentido de saber porque a comunidade polonesa no Brasil esconjurava o termo polaco. A quem perguntasse, a resposta era sempre a mesma: “é pejorativo”. Mas ninguém sabia explicar o porquê.
Começava a se delinear assim, um grande projeto. Ousar é a palavra que melhor qualifica a ideia de se fazer um filme longa-metragem na linha das grandes epopeias.
Entusiasmado em transformar o tema num projeto de cinema, comecei a escrever um roteiro cinematográfico. Ambientado em seu início na Polônia de 1910. Período em que meu bisavô provavelmente decidiu emigrar para o Brasil. Meu bisavô, aos 31 anos, era casado e pai de dois casais de filhos. Mas se eu não conhecia perfeitamente a história do bisavô e da Polônia como contá-la num filme?
Conversando com amigos, fui convencido a abandonar o longa-metragem e colocar meus esforços num curta-metragem documental. Sem enredo e personagens, além de mais barato e minha experiência nessa área teria maior possibilidade de êxito. O longa-metragem era justamente isso: um sonho. Mas o projeto sofreria novas interferências. Outras pessoas propuseram deixar de lado o projeto cinematográfico e partir para o literário. Por que não escrever um livro? E foi assim que surgiu o livro “Saga dos Polacos – a Polônia e seus emigrantes no Brasil”
O livro “Saga dos Polacos”
O livro “Saga dos Polacos”
Destinado inicialmente a brasileiros descendentes de imigrantes polacos. Principalmente descendentes de segunda a sétima geração que não dominam o idioma polaco.
Nos grandes centros como Curitiba e Porto Alegre, a colônia de imigrantes polacos perdeu muito de sua identidade. Estas pessoas se diferenciam apenas porque trazem um sobrenome complicado aos ouvidos brasileiros e possuem cabelos geralmente loiros.
As tradições, costumes, culinária, música se perderam pela miscigenação e identificação com a terra em que nasceram. Corroborando com isto, a Lei de Nacionalização do Presidente Getúlio Vargas, no final dos anos 30, contribuiu bastante para este afastamento, chegando até mesmo a atemorizar os imigrantes. Os mais velhos passaram a proibir seus filhos e netos a conversar no idioma polaco até em casa.
A Segunda Guerra Mundial, o período comunista na Polônia e o período da ditadura militar no Brasil foram outros componentes importantes nesse afastamento das origens e que deixou grande parte dos descendentes impedida de contato com a Polônia.
O sistema educacional nesse período procurava se orientar no sentido de valorizar a cidadania brasileira e despertar o sentimento patriótico de cada um. Durante o regime militar brasileiro isto foi ainda mais acentuado. Slogans como “Ame-o ou deixe-o” e canções como “Eu te amo meu Brasil” completavam a política de distanciamento. Os livros didáticos, as bibliotecas, os jornais pouco falavam, registravam e arquivavam sobre assuntos relacionados à Polônia.
Por outro lado, durante este período de pouco mais de 40 anos os descendentes das demais imigrações como a italiana, portuguesa, alemã, espanhola e francesa, em maior, ou menor grau sempre tiveram contato com a pátria mãe.
A colônia italiana, por exemplo, a maior do Brasil, sempre manteve um intercâmbio bastante grande com a Itália. Não havia impedimento nenhum para que brasileiros visitassem a Itália e italianos viessem ao Brasil. Em todos os campos houve um permanente relacionamento. Atores, cantores e diretores do mundo artístico, além de historiados, políticos e empresários divulgaram sua arte, seus pensamentos, seus negócios tanto no Brasil quanto na Itália. Muito foi escrito sobre a cultura e a história italiana no Brasil. Peças teatrais, filmes, músicas, novelas de televisão foram produzidas sobre a Itália e seus imigrantes no Brasil. Parece até que o Brasil foi colonizado só por italianos. Diferentemente de uma grande parcela dos descendentes dos imigrantes da Polônia. Os laços que unem os dois países foram quase que cortados no período entre as décadas de 40 e 80. Muitas cartas não chegaram a seus destinos.
Não fosse pelo trabalho de alguns poucos poderia se afirmar que os laços entre os que ficaram na Polônia e os que partiram para o Brasil foram completamente extintos. Tanto os estudiosos da imigração polaca no Brasil, quanto os da Polônia nunca conseguiram chegar à grande parcela da comunidade. Seus trabalhos invariavelmente bastante localizados e pontuais não transpunham as portas das universidades e ficaram restritos a um pequeno grupo de iluminados. Estes, por sua vez, procuraram tirar vantagem do parco conhecimento e buscaram estabelecer contato com as autoridades da Polônia.
Os mais de três milhões (número impreciso) de pessoas de origem polaca no Brasil com a redemocratização dos dois países no final da década de 80 de repente se viram polacos num outro país. A sede de informações, principalmente, quase os frustra. Na fosse pela Internet dos anos 90 até agora, muito pouco se teria avançado no intercâmbio de informações. Apesar da infinidade de homepages na rede mundial de computadores, os polacos do Brasil ainda não conseguem se informar sobre as coisas da Polônia, pois lhes falta o básico: a compreensão do idioma de seus bisavôs.
Conteúdo do Livro
A história milenar e atual da Polônia. Tradições, crendices, religião, música, danças, trajes, receitas de culinária e tradução de nomes e sobrenomes. As causas da imigração. Os primeiros polacos no Brasil. Cursos de idioma polaco em Curitiba e Polônia. Endereços de cartórios e arquivos na Polônia.
Segundo estudiosos, como W. Surowiecki, a Polônia, como território e povo existe há mais de três mil anos. Os polacos são descendentes da cultura luzaciana que se sobressaiu entre 1400 a 1200 a.C.
O livro de Iarochinski, “Saga dos Polacos”, revela o sofrimento, as frustrações e a identidade de um povo que soube se manter fiel à língua, credo e sentimento de nacionalidade, mesmo sob as atrocidades de invasores germânicos, suecos e russos. Sofrimento que os acompanhou em terras brasileiras, onde falando uma língua estranha foram motivo de discriminações e agressões. Provocando a irritação dos próprios descendentes contra o adequado termo polaco. Por isto, muitos destes preferem o galicismo “polonês”.
Um povo que se moldou na esperança e em vários momentos da história mundial deu sua contribuição para as mudanças, evolução, desenvolvimento e sucesso da humanidade.
O livro "Polaco - Identidade cultural do brasileiro descendente de imigrantes da Polônia"
Polêmica centenária explicada finalmente num livro de fácil leitura, sem deixar de ser científica. POLACO traz em detalhes linguísticos, sociológicos, culturais e antropológicos porque o Brasil deixou de falar “Polaco” para incorporar o galicismo termo “Polonês”.
O professor de história Rui Wachowicz contava que na década de 20, em Curitiba, realizou-se um encontro no recêm inaugurado Consulado da Polônia.
Incomodados com a degradação que o termo “polaco”, tinha sofrido naquelas décadas, os presentes no coquetel, aceitaram a sugestão do embaixador francês no sentido de trocar a palavra “polaco” para a afrancesada “polonês”. A razão para que aquela comunidade se envergonhasse do termo era sem sentido, isto porque, a causa de “polaco” se ter tornado pejorativo não tinha relação com a etnia polaca, mas sim com prostitutas judias que eram leiloadas por seus maridos judeus no largo da Carioca, no Rio de Janeiro, no fim do século 19.
Se há uma palavra que deveria ser pejorativa então, seria judeu e não polaco. Mas aquela elite da comunidade polaca do Estado do Paraná não queria ser confundida com “filhos de uma polaca”, ou melhor, de uma “puta judia”.
Assim, o Brasil passou a ser o único país lusófono a adotar o galicista termo “Polonês”. A palavra “Polaco”, a partir de então, passou a ser sinônimo de agressão para os ditos “Poloneses”.
Incomodado com as respostas evasivas de, “ora é pejorativo e pronto”, o autor deste livro, buscou as origens do preconceito contra a correta adoção em língua portuguesa da tradução de Polak para “Polaco”.
O resultado foi nota máxima na defesa da dissertação no mestrado de Cultura Internacional, na Faculdade de Estudos Internacionais e Políticos da Universidade Iaguielônica de Cracóvia, na Polônia.
Quem é?
Ulisses Iarochinski, é natural de Harmonia - Monte Alegre, então município de Tibagi, (atualmente Telêmaco Borba), no Paraná, tem raízes em Minas Gerais e na Polônia. Neto do imigrante Polaco Boleslaw Jarosinski, que chegou ao Brasil em 1911, procedente de Wojcieszków, na voivoda Lubelska, junto com seus pais Piotr e Anna e os irmãos Józef, Wiktoria e Marianna, o autor deste livro costuma dizer que é “polaqueiro”, ou seja, paranaense, metade polaco, metade mineiro.
Jornalista e ator já atuou nas duas áreas. Como ator trabalhou em 31 peças teatrais e cinco filmes. Como jornalista trabalhou em rádio, TV, jornal, revista e Internet. Além da experiência como correspondente internacional, cobrindo desde Cracóvia, a morte e enterro do Papa João Paulo II, as visitas do Papa Bento XVI na Alemanha e na Polônia,
a Copa do Mundo da Alemanha, para o jornal o “Estado de SPaulo” e para a “TV Bandeirantes”, teve passagem ainda pela “Rádio Nederland”, como chefe da Seção Brasileira daquela emissora internacional, na Holanda. Na cobertura internacional esteve nas Copas da França, Estados Unidos, Itália e na Copa Mundial de Voleibol, realizada em 2007, na Katowice.
Na Polônia, desde 2002, onde fez dois cursos de idioma polaco e a defesa da dissertação de mestrado em Cultura Internacional, pela Universidade Jagiellonski de Cracóvia, está para defender, na mesma universidade sua tese de Doutoramento
em história sobre a colônia Cruz Machado.
Antes de ir a Polônia estudar, lançou o livro “Saga dos Polacos”, em 27 cidades brasileiras, onde a presença da etnia polaca é bastante significativa.
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Aventura e idealismo de um polaco no Brasil
Bruno Bronislaw Lechowski (1887 – 1941) era um aquarelista, pintor e desenhista polaco, que passou um período de sua vida no Paraná e nos 16 anos em que viveu no Brasil deixou sua influência na base da pintura moderna brasileira. Nasceu na Polônia e morreu no Rio de Janeiro.
Bruno Lechowski chegou ao Brasil no dia 04 de setembro de 1925, no Rio de Janeiro. A motivação para a viagem foi uma aposta com os amigos: “percorrer todos os continentes como andarilho, num prazo de três anos, comunicando-se apenas através do idioma polaco, sem aceitar qualquer auxílio em dinheiro e viver apenas do resultado de sua arte”. O prêmio para o desafio correspondia a 300 mil zloty que, previamente, Lechowski destinou para a construção da primeira sede da Casa Internacional do Artista, em Varsóvia.
Impulsionado por esse projeto, a proposta previa a instalação de sedes semelhantes no maior número possível de países. Foi a forma que expressou seu ideal de liberdade e democratização da arte. A viagem foi preparada entre 1922 e 1924, iniciando sua turnê em 1925 pelo interior da Polônia e, em seguida, por diversos países europeus.
No caminho, expunha seus trabalhos em parques e praças públicas.“Eu produzo como uma força virgem da natureza e tudo o que produzo pertence a todos ..”, afirmava Lecowski. Foi a última vez que os trabalhos de Lechowski foram vistos na Europa, há 80 anos.
Carismático e de forte caráter humanista, sua passagem pelo Paraná foi marcada pela intensa troca com a nova geração de artistas e intelectuais, entre 1926 e 1927. A concentração de grande número de imigrantes polacos no Paraná foi o que o atraiu para o Sul do país. Após sua passagem pelo Estado, há uma importante fase de sua vida em São Paulo, onde viveu a agitação provocada pelo movimento modernista brasileiro, antes de retornar para o Rio.
Desde que chegou ao Brasil, o também jovem artista sempre foi presente como um pensador engajado ao meio artístico e social. No Rio, foi um dos principais criadores e orientadores do curso livre da Escola Nacional de Belas Artes, no então Núcleo Bernardelli, em 1931. Foi no Núcleo Bernardelli que Lechowski transmitiu seus conhecimentos e ideais a outros jovens pintores brasileiros da década de 30, como José Pancetti. Lechowski faleceu no Rio em 1941.
Nos três Estados, suas atuações foram intercaladas por sucessivas e comentadas exposições. Apontado como um “ardoroso trabalhador”, para produzir suas obras, Lechowski manteve, em todos os lugares, a inesgotável criatividade na pesquisa de novos pigmentos naturais, nas combinações cromáticas, na paciente observação das luzes e das cores tropicais e nos movimentos dos corpos celestes. “O pintor é um músico da cor e um poeta da linha.”
P.S. O que restou das obras do polaco Lechowski fazem parte do acervo permanente do Museu Oscar Niemayer, em Curitiba.
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Zbigniew Preisner se apresenta pela primeira vez no Brasil
O polaco hollywoodiano será acompanhado de coros brasileiros adulto e infantil e de solistas polacos e brasileiros em programa que inclui composições criadas para trilhas sonoras de filmes mundialmente cultuados.
Zbigniew Preisner estará no Brasil de 26 de julho a 9 de agosto para uma série de três apresentações com orquestras brasileiras acompanhado pela soprano polaca Elzbieta Towarnicka e pelo pianista polaco Konrad Mastylo.
Os concertos, com a duração de 1h15min, acontecerão em São Paulo no dia 29 de julho no SESC Pinheiros, em Brasília no dia 9 de agosto no Teatro Nacional e, em Curitiba, no Teatro Guaíra no dia 4 de agosto, com a Orquestra Sinfônica do Paraná e o Coral Champagnat da PUC - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Integram o programa trilhas sonoras compostas por Preisner para filmes de diretores como Krzysztof Kieślowski, Hector Babenco, Louis Malle e Agnieszka Holland, mundialmente consagrados. Não só por isto, mas Zbigniew Preisner é um dos principais compositores de música para cinema no mundo e é considerado um dos mais marcantes de sua geração. Preisner estudou história e filosofia em Cracóvia. Como não teve instrução formal em música, mas aprendeu sozinho, ouvindo e transcrevendo partes de gravações em vinil.
Durante os últimos doze anos compôs músicas e inúmeras trilhas sonoras para longa-metragens internacionais, entre eles: "Brincando nos Campos do Senhor" e "Coração Iluminado", dirigidos por Hector Babenco e "Perdas e Danos" dirigido por Louis Malle; a convite de Francis Ford Coppola criou a trilha sonora do filme "O Jardim Secreto" da cineasta polaca Agnieszka Holland.
Trabalhou em conjunto com o diretor Krzysztof Kieślowski em filmes como: a série "Decálogo", "A dupla vida de Verônica" e na trilogia das cores - "A liberdade é azul", "A igualdade é branca" e "A fraternidade é vermelha".
Entre os muitos prêmios e indicações que Preisner recebeu em sua carreira, destacam-se o "Urso de Prata" do Festival de Berlim, por "The Island on Bird Street". O "Cesar" da Academia Francesa de Filmes, ele recebeu duas vezes, a primeira em 1995, por "A fraternidade é vermelha" e, em 1996, por seu trabalho em "Élisa" de Jean Becker. Além de indicações por "Decálogo" e "A Dupla Vida de Verônica" de Kieślowski e mais duas indicações ao "Globo de Ouro" por "Brincando nos Campos do Senhor" e "A Liberdade é Azul".
A trilha de alguns desses filmes de Kieslowski é creditada a um certo “compositor flamengo do século 18”, Van den Budenmayer. Na verdade, toda música composta no contexto do filme é de autoria dele. Por exemplo, em Trois couleurs: "Bleu" (“A liberdade é azul”, no Brasil), a “Canção pela unificação da Europa”, de Preisner, seria supostamente de um dos personagens.
Em 1998, estreou "Requiem for My Friend", seu primeiro trabalho em larga escala sem vinculação com o cinema. A intenção era compor uma narrativa a ser escrita por Krzysztof Piesiewicz e dirigida por Kieślowski, mas a morte deste o fez transformar o trabalho em um tributo. Originalmente lançado pela Erato Disques (Warner Classics), em outubro de 1998, o trabalho recebeu a sua estreia mundial no Teatr Wielki de Varsóvia, em 1 de outubro de 1998. O álbum foi recentemente relançado em CD e vinil pela Sony Polônia. Outro de seus trabalhos fora do cinema é "Silence, Night and Dreams", composto para orquestra, coro e solistas, com base em textos do livro de Job. A gravação apresenta a voz de Teresa Salgueiro (do grupo português Madredeus) e foi lançado mundialmente pela EMI Classics em 2007. A estréia mundial da obra ocorreu em 04 de setembro de 2007 no Teatro Herodion na Acrópole, em Atenas. Sua obra registra também lançamentos de CD´s como "10 peças fáceis para piano", "Moje Koledy", "Vozes de Preisner" e "Danse Macabre".
Em 2005, Preisner recebeu encomenda de David Gilmour para organizar nove canções em seu álbum "On An Island" para uma orquestra de cordas com 40 instrumentos. O álbum foi lançado mundialmente, em 2006, e Preisner conduziu a seção de cordas da Orquestra Filarmônica Báltico Polaco, no último concerto em turnê de Gilmour de 2006, nos estaleiros de Gdansk, na Polônia. A gravação ao vivo e filmes foram feitos do evento e versões destes foram lançados em vários formatos e embalagens, sob o título "Live In Gdansk".
Preisner grava e mixa todas suas composições em seu próprio estúdio em Niepolomice (20 km de Cracóvia), na Polônia. Entre suas produções mais recentes estão "Earthshine", o segundo álbum post-rock da "Tides From Nebula" e dois álbuns para o pianista de jazz Leszek Mozdzer, "Time" e "Between Us And The Light".
O estilo de Preisner é basicamente romântico, reconhecidamente influenciado por Jean Sibelius.
Por três anos consecutivos, Preisner foi indicado como o mais excepcional compositor de música para cinema do ano, pelos membros do Los Angeles Critics Association Awards.
A vinda do compositor ao Brasil marca também o início da Presidência da Polônia, no Conselho da União Europeia. Para celebrar essa data o Consulado Geral da República da Polônia de Curitiba e Urszula Groska Produções, com o apoio da Embaixada da República da Polônia no Brasil, da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná e do Consulado Geral da República da Polônia em São Paulo trazem pela primeira vez ao Brasil o compositor e maestro polaco Zbigniew Preisner.
Mais informações em seu site: www.preisner.com
Programa
Parte 1 – Dekalog (Decálogo)
1. Decálogo I
2. Decálogo V
3. Decálogo VI
4. Decálogo VIII
5. Nymph
Parte II - O Mundo do cinema
6. Cascade (A Cascata)
7. Homecoming (De volta ao lar)
8. Conte d´ Amour (Conto de Amor)
9. People's Century (O século do povo)
10. Damage (Perdas e Danos)
11. Dawn (Aurora)
Parte III - A Dupla Vida de Véronique e A Trilogia das Cores
12. Marionnettes (Da Vida das Marionetes)
13. The Double Life Of Veronika (A Dupla Vida de Veronica)
14. Bolero
15. Tango
16. Song for the Unification of Europe (Canção para a Unificação da Europa)
17 .Lacrimosa
18. Eminent Domain (Domínio eminente)
19. Labyrynt (Labirinto)
SERVIÇO:
ZBIGNIEW PREISNER, CORO E ORQUESTRA no Teatro Guaíra de Curitiba
Comemoração da Presidência da Polônia no Conselho da União Européia
Solistas: Elzbieta Towarnicka (soprano), Konrad Mastylo (piano)
Dia 4 de agosto, Quarta-feira, às 20h
Teatro Guaíra, Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão)
Rua Praça Santos Andrade
Classificação indicativa: 7 anos
Ingressos: R$ 20,00 (50% de desconto com Cartão Teatro Guaira)
Duração: 75 minutos
Lotação: 2100
Telefone para informações: (41) 3304-7982
O funcionamento da bilheteria do Teatro Guaíra é de Segunda à Sábado., das 12h00 às 21h00 . Aceitam-se (confirmar) cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard, Diners Club International e American Express) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro).
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Canções tradicionais polacas
São numerosas as canções polacas. A obra de Oskar Kolberg apresenta diversos volumes relatando a história da canção polaca. Mas elas podem ser agrupadas em canções familiares e comemorativas. Algumas das antigas canções tinham um tom satírico como a que se refere a Maciek (Mátcheq) : " Morreu Maciek, morreu - Está deitado sobre a tábua - se lhe tocassem algo - ainda dançaria."
O tema é vasto, mas pode se resumir que as canções comemorativas são bastante antigas, as canções religiosas surgiram na idade média e canções eróticas do século XVIII.
Frederyk Chopin talvez tenha sido o maior representante de uma música que possui características específicas de melodia e ritmo que a distingue das demais européias. Tal como no temperamento eslavo polaco, a música possui acentuados contrastes com tendência para a meditação e a melancolia, mudanças bruscas do estado espiritual para a alegria exuberante e comunicativa. Daí o porquê, após o Dur sobrevem o Moll e vice-versa, após o lacrimoso Andante, o repentino Alegro e até o Presto.
Kolberg em sua obra conclui que "o que se pode tornar a música polaca para o nosso cancioneiro nacional e como ela constitui um fator construtivo e de excepcional valia para a música artística, basta lembrar que Chopin, embora não utilizasse a melodia popular para a composição de seus poemas musicais, nela buscou os impulsos e as criou em consonância com o seu espírito.".
Oskar Kolberg
Etnógrafo, folclorista e compositor. Nasceu em 1814 e morreu em 1890.
Em 1873, tornou-se membro correspondente da Academia das Ciências, e depois foi nomeado presidente da seção da Comissão etnológica e antropológica da Academia. Em 1878, suas publicações foram expostas no Pavilhão Etnográfico Austríaco, quando recebeu uma medalha de bronze.
Oskar Kolberg
Etnógrafo, folclorista e compositor. Nasceu em 1814 e morreu em 1890.
Em 1873, tornou-se membro correspondente da Academia das Ciências, e depois foi nomeado presidente da seção da Comissão etnológica e antropológica da Academia. Em 1878, suas publicações foram expostas no Pavilhão Etnográfico Austríaco, quando recebeu uma medalha de bronze.
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