quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cancelados concertos de Preisner no Brasil

O Consulado Geral da Polônia em Curitiba informou que os concertos que o compositor polaco faria em São Paulo, Brasília e Curitiba foram cancelados.
O cancelamento dos concertos seriam motivados por desentendimentos entre Zbigniew Preisner e Groska Productions, empresa de São Paulo, que traria o maestro polaco ao Brasil.
Segundo a Cônsul Dorota Barys do Consulado em Curitiba, o embaixador polaco Jacek Junosza Kisielewski tentou negociar com Zbigniew Preisner, mas não foi possível sua vinda.
Não foi apresentada oficialmente nenhuma explicação para o cancelamento. Os concertos do compositor hollywoodiano seriam para comemorar a presidência da União Europeia.
Pelo sistema rotativo de exercício da presidência da UE, desde primeiro de julho de 2011, a Polônia assume a presidência do Conselho da União Europeia. É a primeira vez que a Polônia assume o posto. Durante seis meses o presidente polaco Bronisław Komorowski coordenará os trabalhos do Conselho que tem ainda como membros o Reino da Dinamarca e a República de Chipre. O exercício da presidência é uma consequência natural da integração da Polônia à União Europeia no ano de 2004, e uma obrigação que resulta do status de país-membro.
Outro polaco, o professor polaco Jerzy Buzek, é desde 14 de julho de 2009, o presidente da outra instância de poder da UE, o Parlamento Europeu. Buzek fica no cargo por 30 meses.

Nenhum comentário: