Basílio Horta, presidente da AICEPortugal Já se foi o tempo, que a Polônia era de interesse apenas de brasileiros descendentes de polacos. A ligação com a pátria dos bisavôs sempre foi o maior atrativo de brasileiros para vir até aqui. As universidades sempre tiveram o maior cuidado com a questão da emigração para o Brasil. Até a entrada na União Européia, os poucos cursos em língua portuguesa nas universidades polacas era ensinado por brasileiros, ou por polacos que tinham aprendido e/ou estado no Brasil.
Agora os sotaque brasileiro vem perdendo espaço, não se sabe se por uma preferência, ou por ligações da União Européia, a verdade é que os portugueses já começam a aparecer mais que os brasileiros por aqui.
Mas não é só nessa área que as coisas estão mudando. Se existiam até há pouco tempo, uns 400 brasileiros na Polônia, segundo estimativa da Embaixada do Brasil em Varsóvia e nada de portugueses, estes agora, pelo menos em Cracóvia parecem ter superado os brasileiros. Se entre estudantes, ex-estudantes, conjugês de polacos, os brasileiros eram umas 30 pessoas, os portugueses já devem ter ultrapassado o número de 50 pessoas.
Na maioria "os gajos" são trabalhadores de empresas portuguesas. Isto por que, segundo Basílio Horta, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), "A Polônia é a Espanha do Leste". Horta, esteve meses atrás em Varsóvia, para o lançamento da Câmara de Comércio Luso-Polaca, composta por pelo menos 60 empresas portuguesas já instaladas na Polônia. Segundo ele, o país é o quarto destino em termos de investimento português e o maior em trocas comerciais na Europa Central. A investida lusa começou em já 1990, quando o grupo de distribuição Jerónimo Martins (JM) abriu sua primeira loja de supermercado, o Biodronka, hoje, a maior rede de supermercados da Polônia e chegou a mais de 60 empresas, dados de 2008.
Já em 2006, a Polônia captou 8% do investimento português no estrangeiro, o que corresponde a 359 milhões de euros, ficando apenas atrás dos Países Baixos, da Espanha e do Brasil, com 28, 20% e 11%, respectivamente, segundo a AICEP. Além do Biedronka, o Millennium Bank, o banco do BCP na Polônia, atingiu, em 2007, os maiores lucros de todos os tempos (121,8 milhões de euros).
A construtora Mota-Engil também bateu à porta dos donos da Biedronka, tendo consultado Soares dos Santos, presidente do conselho de administração, antes de arriscar. Hoje, eles são responsáveis pela construção de todas as auto-estradas européias que estão cruzando o país de Oeste a Leste, Sul a Norte. A empresa Payup, por exemplo, abriu suas portase, em fevereiro último, com a ajuda da Eurocash, grupo de distribuição português que comprou 49% do seu capital e presta seus serviços em 300 lojas. Agora, vai colocar, pela primeira vez, nas suas prateleiras produtos nacionais importados pela Atlantika, mais uma empresa portuguesa que vem para investir forte na na Polônia.
Vítor Pinto, vice-presidente da Câmara do Comércio, está disposto a fazer "lobbying junto às autoridades polacas" para facilitar a vida das empresas portuguesas. Diz que vai apelar para se modificar a lei de licenciamento comercial, que não permite investir em lojas de grande porte e encomendar um estudo sobre o potencial de energias renováveis, setor em que dois grupos portugueses já operam na Polônia, a Eviva e a Infusion.
P.S. E o Brasil, hein? A APEX- Associação dos Produtores e Exportadores brasileiros recebeu um Pavilhão do governo Lula em Varsóvia e ainda conta com apenas uma funcionária. Comprar feijão preto, chá-mate, guaraná, chimarrão (tem muito estudante gaúcho aqui), pinga, café é praticamente impossível...Nos poucos lugares onde existe é porque o dono do local foi na Alemanha, ou Holanda comprar em lojas de brasileiros.