terça-feira, 28 de outubro de 2008

A difícil busca pela origem do ancestral

Os diferentes territórios da Polônia ao longo dos séculos. Toda a área escura já foi Polônia um dia.

Recebo muitos pedidos de informação sobre como se processa a busca de certidões de nascimento, matrimônio ou óbito aqui na Polônia. Na maioria das vezes a pessoa nada, ou pouco sabe sobre seu ancestral. Como esta mensagem que recebi de um interessado:

O meu bisavô veio da Polônia para o Brasil com sua família mas não sabemos com certeza de onde e que ano ( pelo que contam, ele veio quando era bem pequeno, por volta do ano 1900 a 1910). Portanto teria que ser pesquisado estes documentos em toda a Polônia...

O que respondi a ele foi:

Antes de tudo peço que acesse minha pagina sobre pesquisa de dados e obtenção de cidadania polaca em http://www.ui.jor.br/polaco14.htm lá dou dicas e detalhes do processo. Depois se tiver interessado, ou se tiver ainda dúvidas, posso esclarecer por email, ou telefone. Atualmente resido em Cracóvia onde estudo... Assim fica fácil me deslocar até a localidade de teu ancestral. O serviço de busca é cobrado da seguinte forma: Somo as despesas de transporte de Cracóvia até o local das buscas, custos com os documentos (possivel tradução para polaco, expedição de segunda via no cartório e envio pelo correio pra você) e mais meu serviço.


Mas ele queria saber mais. Então retornei dizendo:

Acho que você precisa ler de novo se já não o fez sobre o que escrevi no site Saga dos Polacos.... Lá você poderá ler que a pesquisa, quem tem que começar a fazer é você e aí pelo Brasil... Primeiro ir a cartórios, cemitérios, conversar com parentes... Tirar suas conclusões e também conhecer um pouco da história da Polônia, no contexto das imigrações. Você vai começar a perceber que neste período que você cita, a maioria dos imigrantes saíram da parte ocupada pela Rússia, ou seja, o centro e o leste do atual território da Polônia, da Lituânia, da Bielorússia e da Ucrânia... Sim, porque grande parte destas terras eram da Polônia.
É impossível procurar rastros por toda a Polônia como você sugere. A Polônia, enquanto Estado (governo próprio, autônomo e independente) na época das imigrações não existia. E as três nações ocupantes não faziam registro de quem saia, ou se faziam isto não está mais na Polônia, mas em seus arquivos de origem.
Mas o Brasil tem registros de quem entrou e estes estão como te disse em cartórios, cemitérios e arquivos Estaduais além do Nacional no Rio de Janeiro... Você tem um grande trabalho pela frente se quer descobrir de onde eles vieram.... Eu só posso te ajudar quando você me fornecer o nome e sobrenome (com grafia em polaco) do ancestral com o nome e sobrenomes dos pais deste (com grafia em polaco), a localidade onde nasceu e a cidade grande mais próxima junto com o ano em que o ancestral nasceu (a data e o mês podem ser descobertos depois, aqui, nos livros conservados nas igrejas, cartórios e arquivos regionais e nacional).
Por favor, vá no cemitério onde ele está enterrado... Na lápide está a data de nascimento (a de morte não interessa nesse momento)... Depois vá no cartório da cidade onde está este cemitério... Faça um pesquisa profunda ali, pois terá certidões de nascimento, casamento, óbitos, compra e venda de imóveis, que podem ter registrado alguma coisa sobre teu ancestral.
Depois de toda esta busca vá ao Arquivo Nacional no Rio de Janeiro. Ali você terá a listagem dos passageiros dos navios, a listagem dos hóspedes da Ilha das Flores (onde os imigrantes ficavam em quarentena e esperavam para saber para que colônia e que terras receberiam)... E finalmente existem os arquivos da Polícia Federal dos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, que está guardados ali.... Nestes registros com certeza você encontrará o que é necessário para que se possa procurar aqui na Polônia a certidão de nascimento. Nome do ancestral, nome dos pais, nome da localidade e ano em que nasceu.

P.S. Este é um trabalho que você tem que fazer, nenhum advogado ou escritório de espertalhões fará por você. Até farão, cobrarão caro, mas a probabilidade de que não encontrem nada é muito grande.

Nenhum comentário: