sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Tarnów e os jornalistas

Mais de 150 jornalistas de 30 países estão na Polônia para o 15° Fórum Mundial de língua Polaca em Meios de Comunicação Estrangeiros. O evento que acontece nas cidades de Tarnów e Varsóvia tem o patrocínio do Senado, Ministério de Relações exteriores e Administrações locais.
Stanislaw Lis, há 15 anos era secretário municipal de Cultura de Tarnów quando teve a idéia de reunir em sua cidade os jornalistas da Polônia. Ao longo dos anos a idéia incorporou jornais, rádios, revistas e televisões ao redor do mundo que falam no idioma polaco. Neste fórum, os jornalistas buscam discutir as várias faces de um negócio, que antes de mais nada tem como base a cultura milenar da Polônia. O Evento aconteceu esta semana, nos dias 4 e 5. Os jornalistas encontram-se agora em passeio turístico por Cracóvia.
Tarnów é uma cidade a poucos quilômetros de Cracóvia com 101 mil habitantes.Possui catedral gótica construída no século 15 e as ruínas do castelo dos Tarnowski. Existem nesta cidade fábricas de maquinaria agrícola e de vidros.

P.S. E o jornalista Júlio Tarnowski Júnior, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, pode-se considerar então descendente da nobreza polaca. Júlio trabalha atualmente no jornal "Tribuna do Paraná", em Curitiba.

Postar um comentário