segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Literatura polaca tem encontro em Curitiba

Foto: Lucimar do Carmo - por Joyce Carvalho[02/12/2007] Extraído do jornal "O Estado do Paraná"
Fecomércio sediou evento.Os escritores focados na literatura polaca se reuniram ontem na 1.ª Vitrine Literária Polônica do Brasil, realizada em Curitiba. O momento atual da literatura polaca e a sua importância foram discutidos pelos participantes. O evento foi promovido pela Braspol, na Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), com a presença de famílias de imigrantes polacos.
Segundo Rízio Wachowicz, presidente da Braspol, o encontro visou reunir os escritores espalhados pelo País, concentrados especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “Reunimos toda a família literária de descendência polaca no Brasil para direcionar as atividades literárias, em busca do registro da história da imigração, tanto no passado quanto no presente. É o primeiro encontro deste tipo desde o início da imigração polaca no Brasil”, explica.
Há registros de cerca de cem escritores de literatura polaca no Brasil, sendo que mais de sessenta deles estiveram presentes no encontro de ontem em Curitiba, onde muitos descendentes de polacos estão instalados.

Nenhum comentário: