O ex-chanceler alemão Gerhard Schröder disse neste fim de semana que a União Européia está refém dos interesses anti-russos do Governo Polaco. O alemão disse que a instalação da defesa antimísseis na Polônia e República Tcheca, por parte dos Estados Unidos é "politicamente perigosa". Segundo Schröder "os líderes da Polônia e muitos países da UE agem perante as relações Russia-Europa com base nos interesses econômicos da Polônia". O ex-chanceler prometeu alertar o governo do seu país para que leve este seu pensamento até Bruxelas.O jornal "Gazeta Wyborcza", por sua vez, lembra que esta postura de Schröder, está de acordo com os interesses da Nord Stream (associação russa-alemã) que constrói o gazoduto no mar Báltico. A firma alemã no consórcio é a Gazprom, na qual Schröder é o líder do conselho de acionistas. Ou seja, o alemão é lobista dos interesses do Kremlin. Assinala o jornal polaco.
Por outro lado, a sociedade polaca tem presente na memória a invasão conjunta de nazistas e comunistas na Polônia, durante a Segunda Guerra Mundial.
Um comentário:
Ulisses,
Sempre que passeio pelo teu blog, tenho vontade de cumprimentar Você por este excelente trabalho.
A polakada daqui, sem se dar conta, tem neste blog a oportunidade unifica de saber de como é, conhecer a Polônia do dia a dia. Você consegue transmitir o de hoje com uma suave e gostosa nostalgia da historia.
A minha torcida é, para que Você "tropece" no teu curso o que o tornaria um repetente por alguns anos a mais, para que possamos usufruir destas noticias que, de maneira como vem, não encontramos em lugar algum...
E, veja bem, NÃO SOU TEU PUXA SACO!!
Zycze szczescia i pomyslnosci.
Pozdrawiam
Rajmund.
Postar um comentário