sexta-feira, 21 de março de 2008

Comunidades judaicas revivem na Polônia

O superior dos rabinos Ashkenazi de Israel, Yona Metzger, veio a Varsóvia dias atrás para sua primeira visita a Polônia. Ali se encontrou com a comunidade judaica polaca na Sinagoga Nozyk. O Rabino Metzger enfatizou no encontro o objetivo principal de sua visita era fortalecer a comunidade judaica na Polônia. "É difícil para os judeus vir a Polônia, porque esta terra esta empapada com o sangue de milhões de judeus". disse o Rabino israelense.
Para ele o horror dos holocausto nazista e do anti-semitismo do regime comunista estão no passado. Os judeus tentam agora reviver sua comunidade na Polônia e isto deve ser saudade como prova de coragem. O Rabino Metzger teve um encontro com o presidente Lech Kaczyński (Lérrrrhhh Catchinhsqui) ao qual demonstrou seu agradecimento por saber que as autoridades da Polônia "garantem todos os direitos e possibilidades para uma normal evolução dos judeus nesta terra".
Metzger nasceu em Hajfa, Israel, em 1953 e é o mais jovem Chefe-Superior do Rabinato em toda a história. Metzger que já escreveu dez livros sucedeu o rabino Meir Lau, polaco de nascimento, como chefe dos rabinos Ashkenazi em 2003. O outro chefe de rabinato é Shlomo Amar dos Judeus Sephardis. Os Ashkenazi são os judeus da Europa Central e Leste e os Sephardis são os Judeus da Espanha e países árabes. Os Ashkenazi constituem cerca de 45% dos cidadãos israelenses. Os restantes estão divididos não só entre os Sefhardis mas também em outras religiões e etnias. Segundo, Piotr Kadlick, líder da comunidade judaica de Varsóvia, a Polônia, que era Pátria de quase 4 milhões de judeus antes da segunda guerra mundial, dos 11 milhões que existiam no mundo, possui oficialmente nos dias de hoje cerca de 4 mil judeus e outros 30 mil com origem judaica.

Nenhum comentário: