sábado, 31 de maio de 2008

Bibi - uma Deusa


Muitos falam em Fernanda Montenegro, outros em Marília Pera e aqueles em Cacilda Becker. Perdoem-me minha adoração, mas não tem ninguém nos palcos do mundo superior a BIBI FERREIRA - a mais completa artista brasileira. Atriz, cantora, diretora, compositora, comediante e tudo o mais que a profissão exige de versatilidade de alguém.
BIBI FERREIRA , nasceu em Salvador, Bahia, em 10 de junho de 1922, filha do legendário ator Procópio Ferreira e da bailarina espanhola Aída Izquierdo. A mãe dizia que ela havia nascido em primeiro de junho, o pai em quatro de junho. Seja como for BIBI está completando 86 anos de idade neste domingo, primeiro de junho para concordar com a mãe, embora a certidão de nascimento marque o 10 de junho. A festa de aniversário será no palco, com direito a bolo para uma platéia de 600 pessoas. Em cartaz há um ano, Bibi é a estrela da peça Às Favas com os Escrúpulos, de Juca de Oliveira e direção de Jô Soares. E continua com a mesma energia quando subiu aos palcos levada por seu pai e sua mãe aos 24 dias de vida, na peça Manhãs de Sol, de autoria de Oduvaldo Vianna (pai), substituindo uma boneva que desaparecera pouco antes do início do espetáculo. Bibi já fez de tudo, inclusive se transformou em dois símbolos da música mundial, a portuguesa Amália Rodrigues e a francesa Edith Piaf.
Em entrevista recente feita por Felipe Branco Cruz, para o Estadão, ela confessou que: "
Vou completar 86 anos, faltam quatro para 90, 14 para 100. Mas eu não penso assim, porque eu não sinto peso de tanta idade. Eu sei que é muita idade. Soa mal ao ouvido 86 anos. Mas eu sou uma pessoa de muita saúde. Nunca fumei e bebo esporadicamente um champanhe com alguém. É melhor do que atender um celular. Eu levo uma vida simples. Essa peça tem 76 páginas de texto. São 70 páginas só minhas. Eu canto muito. Todo dia eu canto um concerto com 15 a 20 músicas e tenho que sabê-las de cor. São shows interpretando a Piaf e a Amália Rodrigues. Tudo isso é uma questão de ter gente boa que trabalha com você."

Daqui de longe, quero desejar STO LAT STO LAT NIECH ZYJE ZYJE NAM - que você viva cem anos para nós - Bibi.

P.S. Nos meus tempos de ator tive a homenagem maior da minha carreira teatral ao ser cumprimentado pela própria Deusa dos palcos. O trecho a seguir foi publicado numa revista cientifica da UTFPR no início deste ano: No Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa, o ator amador Ulisses Iarochinski só perdeu o troféu de “melhor ator”, por dois votos para um ator profissional do Rio Grande do Norte. Na comissão julgadora estavam entre outros, Grande Otelo, Pontes de Paula Lima (tradutor dos livros de Stanislawski para o português), Gianni Rato (o diretor da montagem do Teatro Oficina) e Bibi Ferreira. Esta, mesmo sendo jurada, não se conteve e ao final da apresentação subiu ao palco, acompanhada de Grande Otelo, para abraçar e dizer a ao jovem ator Ulisses um comovente: “Obrigado Pai, pelo seu desempenho no papel do velho Bessemenov". Bibi, abraçada a Ulisses disse mais: “Meu jovem, não sei qual será o resultado do festival, não sei se você vai ganhar, mas quero te dizer que sua atuação no papel deste pai russo é uma das coisas mais gratificantes que já vi em teatro”,e voltou-se para o público pedindo mais uma salva de palmas para o jovem ator.

BIBI canta PIAFF

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, também sou fã da Bibi Ferreira.
Abraços: Mário