sexta-feira, 9 de maio de 2008

Euro na Polônia em 2011?


A notícia de que a vizinha Eslováquia vai adotar o Euro em 1° de janeiro do ano que vem, ou seja, daqui a pouco mais de 7 meses repercutiu bastante na Polônia. O primeiro-ministro Donald Tusk foi instado a falar e tratou de afirmar que a Polônia poderá entrar na zona Euro em 2011, um ano antes da Copa Européia de Futebol, que será sediada por Polônia e Ucrânia em 2012.
Para converter o złoty em Euro o país tem trabalhado rigorosamente para cumprir os critérios de "Maastricht". Em 2007, o déficit geral do governo diminuiu 2.0 % do GDP, que é um importante critério para os membros do Euro e está fixado em 3% do GDP. Para alguns economistas a Polônia, em que pese o positivo crescimento e rápido desenvolvimento econômico, ainda têm um longo caminho a percorrer antes de adotar a moeda única européia. Krzysztof Freliszka, do Banco Nacional polaco declarou que o número de bancos sediados na Polônia que oferecem serviços em Euro tem aumentado significativamente. Desde janeiro de 2008 está operando na polônia o SEPA que é uma área de pagamentos do Euro. O setor bancário da Polônia conta com 15 casas bancárias dentro do sistema SEPA atualmente e 60 deles oferecem serviços em Euro a seus clientes.
Há seis anos, os polacos não tinham uma boa opinião sobre a moeda única, mas os últimos indicadores de opinião pública demonstram que os polacos começam a ver o Euro como algo positivo. Hoje metade da população vê com bons olhos a adoção da moeda única. Apesar das declarações de Donald Tusk, a pergunta que mais se ouviu nas ruas das cidades polacas de ontem para hoje foi: "Mas estaremos mesmo prontos em 2011?"

Nenhum comentário: