sábado, 17 de maio de 2008

Ilegal aciona policia na justiça

Foto: Tomasz Wiech / AG

A vientamita Bich N. foi detida pela Polícia de Fronteira num apartamento de Cracóvia numa operação contra a imigração ilegal. Como não falava nada do idioma polaco e não mostrou nenhum documento, e tampouco conseguiu explicar porque, no quarto onde estava deitada quando foi encontrada, existiam 3 mil dólares, a moça de 24 anos foi detida e levada à delegacia. Lá passou mais de 24 horas sem que os policiais conseguissem se comunicar com ela. Até as 11 horas da manhã do dia seguinte foi oferecida a ela somente um copo de água. Em dado momento, os policiais estenderam a ela um papel para que assinasse, ela então começou a chorar e apertar contra a barriga os 3 mil dólares que tinha trazido nas mãos.
A moça que é cabeleireira em Brno, na República Tcheca, estava de visita em casa de amigo vietnamita legal na Polônia, e se encontrava grávida de 3 meses. Durante as horas que passou na delegacia seu "stress" foi enorme, tanto que após exames recomendados pela promotoria pública de Cracóvia, verificou-se que ela perdeu o bebê em gestação. Agora o advogado contratado para defender Bich N. da acusação policial de que esta com gestos havia tentado corromper a policial feminina para que não a detivesse, apresentou ação na justiça contra a polícia, alegando que ao não procederem corretamente na detenção, não chamando, por exemplo, um tradutor e intérprete, causaram a perda da gravidez e colocaram em risco a vida da vietnamita. Os policiais por sua vez alegam que agiram corretamente e que a moça tentou corrompê-los para que não fosse detida. O julgamento da ação está marcado para o próximo mês de junho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso é uma vergonha, um absurdo! Um País que se encontra na União Européia, diz-se 1º MUNDO que pouca vergonha!!!

Infelizmente só vão tomar vergonha na cara quando acontecem esse tipo de coisa, quantas pessoas podem ter passado por coisa pior nas mãos dessas pessoas!

Anônimo disse...

Pois concordo com o anônimo. Mas ainda na Polônia, estes policiais serão julgados pelo mal comportamento... e o que dizer da Inglaterra e Espanha e outros países europeus que fazem até pior?