domingo, 18 de maio de 2008

Encontros brasileiros em Cracóvia

Comandando o samba na festa "Brasil Alegria"
Inicialmente a intenção era descrever como se vivem os estudantes brasileiros em Cracóvia para uma brasileira de Varsóvia, mas o texto foi aumentando, que resolvi partilhar estas impressões e informações com os leitores do blog. Assim que, também acontecem festas "brasileiras" comandadas por de DJs (geralmente eles vêm de Varsóvia). Realmente não são festas brasileiras, mas são aquelas baladas organizadas em discotecas, sem música brasileira, não têm nada de Brasil, muito menos tem brasileiro no salão de dança. É muita rumba e salsa para caracterizar estas festas de brasileiras. Parece que é mais uma jogada de marketing usar o bom nome da MPB, do samba e do carnaval brasileiro para mostrar música dos países hispano-americano. Tem muita gente que acha que no Brasil se fala espanhol e que América Latina é a terra do carnaval. Nada mais ignorante. Colocam as cores verde-amarelas e o nome Brasil nos cartazes e com isso atraem público.
Contudo, a pequena comunidade de estudantes brasileiros sim, reúne-se regularmente em Cracóvia. O cônsul honorário brasileiro (um polaco) promove reuniões de tempos em tempos. Geralmente em algum bar, ou restaurante da cidade. Ele passa alguma informação e em seguida abre a rodada de cerveja.
Atualmente, apesar do grupo estar diminuindo, devido ao retorno ao Brasil daqueles que encerram ou desistem de seus estudos, os encontros para uma cervejinha continuam ocorrendo... e a cerveja polaca é das melhores. Difícil é escolher entre Okocim, Tyskie, Żywiec, Tatras, Lech... Nos últimos dois anos, os encontros de fim de semana acontecem num bar, propriedade de um argentino e de um mexicano amigos, o "El Sol Latino". Aí já foram realizadas várias festas brasileiras... Até carnaval. Leva-se CDs com MPB e é só samba o que se ouve. Porém, procura-se um outro local. Quem sabe um autênticamente brasileiro, onde não se precisará ouvir a mesma "salsa" o tempo todo e não será necessário abrir alas para o samba na marra. - Algum empresário se habilita?

Cozinhando feijoada em Zakopane
Também costuma haver encontros em datas como o Natal e a Páscoa, ou outro feriado mais prolongado. Quando não se organiza uma "lingüiçada", em Cracóvia mesmo, a reunião ocontece em Zakopane, onde se aluga quartos naquelas casas "Noclegi" e se faz feijoada e se degusta caipirinha. Sempre com muita animação! E, às vezes, com convidados de outras cidades e até países. Nos últimos dois encontros havia pessoas da Rússia e até brasileiros em viagem por aqui. Evidentemente que não são só os 11 estudantes vivendo em Cracóvia (todos descendentes de polacos do Paraná e Rio Grande do Sul). Uma estimativa "empírica" mostrou que havia cerca de 33 brasileiros, no total, na cidade, ano passado e todos de alguma forma eram conhecidos. Entretanto, agora com esta "onda" de ilegais brasileiros vindo tentar se casar com "polaquinhas" para regularizarem suas situações no Reino da Elizabeth, este número fugiu do controle.

Almoçando na Vila Deciusz
Mas estes ilegais não costumam ter sucesso no empreendimento. Até se casam, porém como só querem a cidadania polaca e não se casar realmente, a Voivoda (Estado) da Malopolska não concede cidadania nestes casos. Os funcionários do Departamento de Imigração fornecem somente um visto temporário inicial de um ano, renovável por outros dois anos para o casado estrangeiro. No final de três anos de visto temporário na Polônia (e não na União Européia), o consorte pode requerer o visto de residência permanente. Mas nem sempre isto acontece, pois o que estes ilegais querem mesmo é ser súdito da Rainha da Inglaterra e não morar na Polônia. Assim quando a Polícia em suas investigações constata que o matrimônio não existe e que o estrangeiro não está mais residindo na Polônia, não renova mais o visto. Por outro lado, estes ilegais brasileiros só conhecem da Polônia, as polacas, colegas de trabalho na Grã-Bretanha. Até chegarem aqui, nem sabiam onde, no Mapa Mundi, encontra-se a Polônia. Na maioria das vezes nem o amor das polacas eles têm, pois estas na verdade, vendem o "casamento" por 5 mil libras esterlinas. Mas as autoridades da Malopolska estão atentas a isto e não concedem cidadania, apenas visto temporário.

Esquiando no natal em Zakopane

Há nestes estudantes brasileiros de maneira geral, um orgulho de estarem estudando e vivendo na terra de seus avôs e bisavós. Possuem além do sentimento de brasilidade, de amor as cores verde e amarela, do paladar que clama por feijão e cachaça, sobrenomes com a mesma origem comum polaca. Os encontros da comunidade brasileira estudantil de Cracóvia conseguem reunir o amor pelo Brasil e o respeito pela origem polaca, por isso alguns polacos e polacas que falam português também costumam participar das "festas brasileiras" de Cracóvia.

7 comentários:

Anônimo disse...

paulada a materia...
sempre na esperenca que abrirao um local pra nos neh
:)

Anônimo disse...

Oi Ulisses, lembra de mim, Anderson, que trabalha no Albergue em Kazimerz, nos encontramos algumas vezes no Sol Latino. Sou leitor assíduo do seu blog, e se vocês quiserem podem o usar o albergue que trabalho para as reuniões. Meus chefes já viveram no Brasil por uns meses, e ficaram felizes de ceder o espaço. Se quiser concretizar a idea me de uma ligada no albergue, Goodbye Lenin Hostel, 12 4212030.
Um abraço,
Anderson

Anônimo disse...

Oi Ulisses, tudo beleza ? sou assiduo leitor do teu blog recomendado ja por um monte de amigos aqui da polonia...bem, me chamo Alexandre (mais conhecido como Alex Baxter ou Cachorrao), sou brasileiro e vivo na europa a 3 anos (vivo a 8 meses em varsovia)...bem, eu sou musico de formacao e unico DJ BRASILEIRO em toda a polonia...faco inumeras festas de musica brasileira aqui na capital e por todo o pais junto com o andre (axe bahia show) e outros grupos...vivia antes em VALENCIA-ESPAÑA sendo o unico dj brasileiro nesta cidade...fazia em media 4 festas originalmente brasileiras por lá e tenho a mesma proposta de incrementar isso por aqui...em geral toco em muitas festas de musica latina, mesclando a boa musica brasileira dancante e ritmos latinos...alem de tocar em muitas festas electronicas (pois tambem sou dj de house, electro e minimal)...caso vc queira saber maiores informacoes dos encontros e festas brasileiras aqui ou esquematizar alguma festa com um dj original brasileiro, me contacta atraves de:

www.myspace.com/djalexbaxter

alexdiasba@hotmail.com

+48 664 639 159

p.s: e para saber de lugares por onde eu passei, me procura no google polonia como "alex baxter" ou "dj alex baxter"

abracos !!!

Anônimo disse...

Depois de 3 anos casado e morando na polonia Voce pede o Permanent Residence card e depois pode pedir a cidadania polaca o que ti dar direito ou passport Sua Cidadania polaca ja saiu ???? oh Ainda nao talvez se voce casar sai mais rapido he he he

Anônimo disse...

Ola eu sou neta de polones,gostaria de saber se eu estando na polonia é mais rapido pegar a cidadania?

Anônimo disse...

Bom dia a todos!!!

Sou brasileiro e estarei viajando em julho/13 para o Leste Europeu. Passarei por 2 cidades polonesas (Varsóvia e Cracóvia). Gostaria de saber se algum brasileiro conhece alguém que faz este tipo de serviço ou deseja nos prestar um serviço de guia nestas cidades. Somos um grupo de 7 pessoas. A previsão é que estaremos em Varsóvia entre os dias 19 e 21/jul/13 e em Cracóvia entre os dias 22 e 25/jul/13. Estou aberto a sugestões de lugares a visitar, comer, etc.

Atenciosamente,

Flávio Villar
flavio.villar@terra.com.br

Unknown disse...

Pessoal por favor sigam o meu blog sou angolano em Cracóvia
http://visitacracovia2016.blogspot.com/