segunda-feira, 12 de maio de 2008

UFPR cria curso de polaco

Universidade Federal do Paraná - a primeira do Brasil
Parece que a visita do reitor Carlos Augusto Moreira Junior a Cracóvia um ano atrás começa a ter frutos concretos. Depois de assinar a renovação de velhos acordos entre a UFPR - Universidade Federal do Paraná e a Uniwersytet Jagielloński de Cracóvia (as duas universidades mais antigas de Brasil e Polônia) , que pouco ou nada foram cumpridos, o reitor Carlos Moreira já pode afirmar com "todas as letras" que o Curso de Letras-Polacas será inaugurado em 2009.
Segundo o reitor, os cursos já estarão disponíveis para os candidatos que prestarem vestibular no fim deste ano. “Resta definir se será incorporado apenas ao bacharelado, ou se incluirá também a licenciatura”. Atualmente a graduação em Letras da UFPR oferece sete opções de língua estrangeira: inglês, espanhol, alemão, italiano, grego, latim e francês. Esses idiomas podem ser cursados individualmente ou simultaneamente com o português. A licenciatura forma professores dos ensinos fundamental e médio. Já com o título de bacharel o aluno pode optar pela ênfase em estudos literários (tornando-se crítico ou escritor), lingüístico (atuando como revisor de texto) ou da tradução (tornando-se tradutor).
Viabilizado pelo Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais), que prevê mais recursos para as instituições em troca de ações como abertura de novos cursos e aumento de vagas, o curso de idioma polaco vem acompanhado do curso de japónês. As duas novas habilitações visam à valorização cultural e social de duas das etnias mais importantes na formação do Paraná. Os polacos chegaram no século XIX e transformaram Curitiba na terceira maior colônia polaca do mundo. Mas a valorização da identidade regional não é o único motivador das novas habilitações.
Uniwersytet Jagielloński - a primeira da Polônia
O professor Eduardo Nadalin, será o responsável direto pela habilitação em idioma polaco da UFPR, ele que foi estudante de idioma polaco, na Universidade de Cracóvia, sendo inclusive personagem do manual de ensino de lingua polaca "Cześć, jak się masz? de autoria do prof. dr. hab Władysław Miodunka, atual vice-reitor daquela universidade polaca. Para Nadalin, mercado paranaense e brasileiro já dá sinais da necessidade de mais profissionais que dominem o idioma do Papa Karol Wojtyła. “Recentemente a Junta Comercial do Paraná abriu vagas para tradutores de polaco e não foi fácil encontrar”. Para Nadalin, entretanto, uma universidade pública não deve se preocupar apenas com questões mercadológicas. “A forte imigração polaca, sobretudo na região de Curitiba, exige um resgate de identidade. Trata-se de uma parcela considerável da população que ajudou a construir a sociedade paranaense”, afirma. A graduação em polaco da UFPR será a primeira do país, o que prevê que não só curitibanos e paranaenses vão procurar se candidatar ao curso, mas também catarinenses e gaúchos, já que a etnia é bastante representativa nos dois Estados do Sul. Para o vestibular de 2009 está prevista a abertura de 10 vagas inicialmente.
Para maiores informações sobre o vestibular da FFPR acesse http://www.nc.ufpr.br ou o Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas

Um comentário:

Unknown disse...

Mas que ótima notícia...o Sul merece! Tenho certeza que os Poloneses do Sul se sentirão valorizados.