sexta-feira, 27 de junho de 2008

Wałęsa: vão pros infernos

Foto: Bartek Sadowsk

O ex-presidente polaco Lech Wałęsa (pronuncia-se lérrrrhhh vaúensa) afirmou na Rádio Polônia 3, nesta quinta-feira, que não vai mais responder a nenhuma pergunta sobre o assunto dele ter ou não cooperado com os serviços de segurança do regime comunista da Polônia. "Querem-me, contudo, picar um pouco. Não existe modo. Infernizam-me, mas não me machucam e todos vocês, quarenta milhões, mas eles não me forçaram a reconhecer algo que é falso. Por nenhuma soma em dinheiro." Wałęsa garantiu que nunca serviu nenhum lado e nunca cooperou com a polícia secreta. "Ninguém me derrotará deste modo. E o que eu joguei - nem tudo de minha luta foi só inferno e vitórias - isto sim, é verdade. Assinei documentos, sim, isto é verdade. Mas nunca cooperei, apenas agi como todos naquela época. Assim é a verdade, mas vocês não querem acreditar nesta verdade".
Para finalizar, o ex-líder do Solidariedade, disse que esta foi sua última entrevista sobre este assunto e praguejou: "Agora(...) vão pros infernos. Não vou responder mais nenhuma pergunta sobre isto. Perguntem-me outras coisas, pois tenho muito de interessante para dizer." Ainda teve tempo para ironizar: "façam o que quiserem. Querem que eu tenha sido agente, ótimo, fiquem felizes, fui. Um agente que derrubou o comunismo, que lhes deu a mão, e vocês nada neste sentido fizeram. Dêem salvas ao agente!"

4 comentários:

sergio sechinski disse...

Bom Dia Ulisses..

Taí, gostei do que o Walesa disse...como se hoje, depois de tantos anos e tantas mudanças vividas pelo povo polonês, fosse relevante um fato consumado - verdadeiro ou nao. Ora, a fila anda...
A Polônia ficou melhor, mudou para melhor...isso é que importa...e ninguém lhe tira a valiosa imagem de "líder" que alavancou verdadeiras transformaçoes a vida de tantos...
Eu me questiono, por quê o IPN nao empreende algo mais "construtivo" tipo uma profunda análise sobre os aspectos de liderança que permearam as atitudes do Líder Walesa - talvez assim fosse mais proficua a tentativa de testemunhar e orientar as novas geraçoes para uma proatividade política, sempre tao necessária para o desenvolvimento e liberdade.
Sds.Sérgio Sechinski

Anônimo disse...

A Polônia ficou melhor sim! Mas não foi por causa do Walesa. O governo dele foi péssimo basta verificar a taxa de desemprego que ele produziu. Ele foi tão incompetente como político que perdeu o governo para a antiga turma da PRL: Aleksander Kwaśniewski e Leszek Cezary Miller. Como sindicalista que chegou a Presidente deixou muito a desejar; Lula até cita Walesa como exemplo deste tipo. E o fato dele ser delator importa, pois demonstra que apesar das mudanças a Polônia ainda não conseguiu colocar no poder uma verdadeira oposição ao antigo sistema.

Anônimo disse...

Alessandro
Desculpa discordar, mas creio que tua leitura da história recente da Polônia é equivocada. Onde você andou lendo estes absurdos? Você viveu nestes anos na Polônia?
Pois não é este o entendimento dos historiadores da Polônia contemporânea. Primeiro que o presidente da república na Polônia não governa, não dita política econômica, naquele período em que Lech Walesa esteve na presidência, o primeiro ministro e responsável por tudo isto que você diz era o prof. universitário Tadeusz Mazowiecki.
As razões para as derrotas de Lech para os "pseudo" comunistas são outras.
Na Polônia, o comunismo nunca foi de esquerda, mas sim de direita... como é atualmente e como sempre foi na Polônia, esta, independente do regime é conservadora e de direita. Onde existe igreja católica dita as regras o povo é de direita. Não coloque a culpa em quem não a tem. Walesa é de extrema direita, católica e conservador.... o atual presidente Kaczynski era amigo e companheiro de sindicato de Walesa, mas é extrema direita que está fazendo uma caça as bruxas, onde não há bruxas....

Anônimo disse...

Anônimo. Obrigado por estimular o debate! Assim estes comentários ficam mais dinâmicos e interessantes. Minha leitura da história recente da Polônia pode ser diferente da sua, mas não equivocada. Primeiro Walesa foi politicamente responsavel pela indicação do Prof. Mazowiecki para o cargo de Primeiro Ministro, logo as políticas adotadas por este também são de responsabilidade de Walesa. E apesar do presidente da Polônia ser somente chefe de Estado todos os poloneses sabem a grande influência que este cargo tem sobre as políticas públicas, mesmo que indiretamente. Na sua opinião o que gerou a derrota de Lech para os ex-socialistas? Espero que seja algo a mais do que o discurso de que os ex-socialistas contrataram um profissional de marketing político para a campanha. Por ultimo pode até ser que os socialistas da PRL se comportassem como de direita no final. Todavia não podemos garantir isto sobre aqueles socialistas que foram perseguidos pelo governo polonês antes da segunda grande guerra e que mais tarde seriam os responsaveis por convencer a URSS a reconhecer tropas polonesas socialistas que ajudaram a resgatar a Polonia e chegaram a participar da tomada de Berlim. Sem estes individuos provavelmente a URSS iria encampar a Polônia.