sexta-feira, 27 de junho de 2008

Minha origem está ligada a esta igreja

Foto: Ulisses Iarochinski
Nesta Igreja, do século XVI, foram batizados minha bisavó Anna Ognik-Filip, meu avô Bolesław e seus irmãos Józef, Wiktoria e Marianna. Também aqui minha bisavó se casou com meu bisavô Piotr Jarosiński. E foi desta cidade a 65 km de Lublin, no Leste da Polônia, chamada Wojcieszków, que estas seis pessoas partiram para o distante Brasil, em maio de 1911. Fixaram-se na cidade de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, em julho de 1911.
A emoção de encontrar as minhas origens nesta localidade foi uma das maiores da minha vida. Já estive lá duas vezes e realmente senti que alguma coisa me liga a esta rua e a esta igreja.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho incrivel esta oportunidade que voce esta tendo de conhecer as tuas origens. Sonho com isso todos os dias, e penso que cada dia o meu sonho esta mais perto de se tornar realidade. Com certeza este resgate dos fatos historicos eh um patrimonio que voce vai deixar para os descendentes. Parabens e grande abraço. Vinicius

Anônimo disse...

é muito bom mesmo rever coisas de nosso passado.Sei a emoção que sentiu ao ver aquela igreja,deve ter siso a mesma que senti quando após 40 anos visitei a igreja de Santa Terezinha em Passo Fundo onde fui crismado,batizado e fiz a primeira comunhão.Só que não encontrei aquele menino na praça em frente brincando.Gostei tambem de ver o castelo onde mora o amigo.As coisas da vida,não são só coisas..

Paulo Branco, "amor, salud y plata" Visite o BLOG: htpp://pbradialista.blogspot.comEscreva para o PB : pbradialista@paulobranco.com / pbradialista@yahoo.com.br