quarta-feira, 2 de julho de 2008

Alemã quer a Polônia fora da UE


A Eurodeputada alemã do Partido FDP Silvana Koch-Mehrin sugeriu, que se a Polônia não quiser ratificar o Tratado de Lisboa, deverá ser afastada da União Européia. "Chegou a hora dos populistas: o presidente polaco novamente causa stress nos assuntos europeus", afirmou a eurodeputada liberal na entrevista com o jornal "Passauer Neue Presse".
"Alerto, que a UE não deve permitir, ou se assegurar para deter, mas dizer claramente: Ou o país é membro da UE, na questão Tratado de Lisboa, ou não", acrescentou Koch-Mehrin. Segundo a alemã, se a Polônia decide ir por outro caminho, pode buscar outra forma de cooperação com a União Européia. O presidente Lech Kaczyński, em entrevista ao jornal "Dziennik" ontem, afirmou que sua assinatura no Tratado de Lisboa, após o fiasco do referendo na Irlanda, seria infundada.

P.S. Interessante é que a alemã não sugeriu a mesma coisa para a Irlanda que votou contra. Depois ainda existem pessoas que na questão alemã-polaca, chamam os vizinhos de "pobres alemães" e que ao lerem notícias como essa, equiparam os autores polacos das notícias e este blogista-tradutor de preconceituoso, fascita e discriminador. Ou seja, não se pode escrever que os alemães são preconceituosos e fascitas, pois este ato, no entender de alguns equipara o autor do texto ao objeto da notícia.

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Ulisses
O Senhor leva as críticas feitas as suas matérias para o lado pessoal, desculpa a franqueza, mas uma vez sendo jornalista e tantas outras coisas que o Senhor afirmar ser, está sujeito a todas essas críticas e preconceitos da parte dos leitoes. Levar isso para o lado pessoal é realmente uma falta de bom senso da parte do Senhor e de todos que fazem isso. Leio seu blog diariamente e os comentários também, e vejo que seu P.S refere-se a um autor anônimo. Tenho certeza que por atitudes como essas é que o mundo continua assim, são atitudes como essas que não deveriam acontecer para que tudo comece a fazer a diferença. O senhor muito bem sabe que neste ramo jornalístico atitudes como essa só mostram que não são seus leitores que tornam-se fascistas, preconceituosos mas as suas reações a isso.
Um abraço de um grande amigo e fã.

Anônimo disse...

Prezado Ulisses,
Apesar de você ter escrito um ou outro post infeliz em seu blog, sei que você jamais cunhou termos pejorativos aos alemães. Na verdade, este povo nutre um preconceito antigo com a Polônia e eu vi exemplos disso até em comerciais de TV daquele país.
Entretanto, é o governo russo quem deve pedidos de desculpas há tempos por causa dos crimes cometidos durante a era comunista.
Quanto às questões da UE, são quase todas de conteúdo delicado, pois mexe com o "caldeirão cultural" que é a Europa. Afinal, nenhum país quer perder a essência de sua identidade cultural...
Grande abraço!

Anônimo disse...

Ficou complicado saber quem é o "populista" em questão. Ela ou o presidente da Polônia?

Anônimo disse...

Graças a Deus, pensei que só eu achava que algumas postagens do Sr. Jarosinski, pelo qual tenho muito respeito e sou leitor assíduo,tiveram uma interpretação preconceituosa, em outros ufanista e em outros muito infeliz no que escreveu. Como jornalista o Sr. deveria se ater às notícias, deixando as interpretações e conclusões aos leitores que por serem de origem polaca conhecem que são os amigos e os inimigos da Polônia.

Abraços

Anônimo disse...

Eu prefiro que o Ulisses mantenha o trabalho dele neste modo, pois a idéia de um jornalismo ou julgamento neutro é que me parece extremamente ufanista. Existe na humanidade alguém neutro? O posicionamento do escritor facilita o entendimento porque não deixa o leitor se levar por uma falsa neutralidade como tantos jornais e revistas fazem. A defesa que Ulisses faz da cultura polonesa dá até um certo charme a este blog, pois vários brasileiros que gostam da Polônia percebem aqui que este não é um sentimento limitado a um ou dois brasileiros. E que as relações sociais Brasil-Polônia continuam bem vivas.