quarta-feira, 9 de julho de 2008

Com um bom custo de vida, por que ir ao estrangeiro?


Os arranha-céus super modernos transformam o visual de Varsóvia
Em Varsóvia, o salário médio ainda é significativamente mais baixo do que em Paris, ou Londres. Porém, ao se observar melhor a relação entre salários e preços, Varsóvia apresenta melhor custo-benefício. Pelo menos é o que o jornalista Aleksander Kropiwnicki escreveu no jornal Dziennik.
Na capital polaca, um empregado pode comprar mais com seu dinheiro do que em Paris e pouco menos do que em Londres. Com a cotação do zloty polaco cada vez mais em alta, tanto a libra britânica como o euro estão ficando relativamente baratos para um comprador poloco. Mas se é assim, por que muitos polacos ainda vão trabalhar no estrangeiro?
O argumento financeiro certamente é o menos importante, assim só resta imaginar que os polacos estão procurando uma oportunidade para aprender idiomas, ganhar experiência e novas habilidades novas e finalmente poderem voltar com uma experiência internacional. Pelo é isto o que entende, Jeremi Mordasewicz, especialista em mercado de trabalho.

Universidade de Lwów (Lviv em idioma ucraniano)
Mais de 600 estudantes polacos já decidiram continuar sua educação em Lwów (Lviv, a principal cidade principal da Ucrânia Ocidental), como informa o jornal Rzeczpospolita. A razão é que se paga pouco para estudar e a reputação internacional da universidade local é alta, além do que a atmosfera de Lwów é especial. Os polacos não esquecem que Lwów foi uma das mais importantes cidades de polacas e também uma das mais amadas no passado. Muitos polacos ainda tratam Lwów como algo especial: ela é uma cidade que pode estar atualmente no exterior, mas de certo modo ainda pertence à herança polaca.

2 comentários:

Anônimo disse...

Já faz tempo que em relação ao custo de vida é melhor morar na Polônia do que na Europa Oeste. Quando apresento os cálculos para os meus amigos poloneses eles não conseguem acreditar. Infelizmente há entre os poloneses uma cultura de valorização da prática de imigração para busca de "melhores" empregos. É uma situação muito triste e que hoje não condiz com a realidade, mas muitos ainda defendem esta idéia.

denis rivera disse...

Bom... estava eu no google ... e de link em link caí aqui. Por hábito, qdo gosto do blog, vou lendo... lendo .... lendo .... e pronto. Li um montão de cousas !!! Impressionante como o mundo pode caber num tomate! Eu, jornalista. Nasci em Santos, vivo na Bahia. Uma grande amiga minha na Faculdade era Polonesa [ou polaca ... agora não sei, juro] Ewa. O irmão dela jogava rugby e pra mim são inesquecíveis as fotos P&B dos jogos, colocadas na parede da casa deles. Estive com ela ano passado depois de uns trocentos anos e ela quase desmaiou quando perguntei pelo irmão do rugby... É uma mulher linda, o que me fez pensar sempre muito bem da Polônia, além de outras coisitas que aprendi não com a Ewa. Bom, isto vai virar uma carta ...
Não conheço a Polônia. Nem a Cracóvia. Também não conheço Portugal, nem Divina Pastora ... mas estive na Russia. Da janela do hotel perguntei "que mar é esse?" e a resposta "Mar Báltico" ... eu surtei! Uma coisa o mundo! Mas agora, caí aqui procurando por âmbar!
Por uma questão de saúde, pra me curar [e não vou escrever aqui qual é a doença - não vou - não vou e não vou] preciso usar um âmbar no pescoço. Tendeu? Claro! Jornalista... inteligente... um pouco curitibano ... [ainda vou morar lá] já sentiu que eu vou lhe encomendar um âmbar... Fique caaaaalllllmmmooo !!! Um ambarzinho qualquer... Pequeno... Quer dizer ... médio... Melhor mesmo grande!!! GRANDE!!! Mas não precisa ter nada dentro. Muito menos bichinho tá? Nem pense em muitos $$$$$. Sacumé jornalista. Aliás, o âmbar pode até ser bruto. Sem lapidação mesmo. Mas tem que ser ÂMBAR, porque Menino, o que eu já vi de plástico metido a besta, vc não tem noção! Já comprei âmbar tibetano, âmbar mexicano, âmbar africano, acho até que tem um box no Mercado Modelo que vende âmbar baiano. Vou lá ver no sábado.
Então... não me diga que não pode comprar um e mandar pra mim [eu pagando, CA-LA-RO] porque não combina com você [viu? já sou sua mais nova amiga de infância].
Então Ulisses aí da Cracóvia, eu, aqui da Terra - se bem que a Bahia é muito mais água do que terra - aguardo uma comunicação.
No mais:
* adorei o editorial. Me deu vontade de copiar e colar
* já tive vááááários blogs. Agora tenho dois. Um, em fase de restauração - http://www.denisrivera.blogspot.com - e o outro comunitário -
http://www.divinascrueis.blogspot.com - recebemos bem.
* não se preocupe com o âmbar [só um pouquinho].
* De verdade, adorei descobrir mais este pedaço de mundo. Escreva muito.

Vai desculpando aê o abuso, e fica bem.
Denis Rivera
[é nome de homem eu sei ... coisas de mamãe que jura que se pronuncia Denís - como St Dennis. Fazer o quê?]