quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Sorriso amarelo de Kaczyński

Ilustração:  J. Gawlowski

O Presidente Lech Kaczyński, após o incidente do último domingo na Geórgia, tem tido que responder a perguntas do tipo: "Não foi uma irresponsabilidade ir até a fronteira da Ossétia do Sul de improviso?
A imprensa polaca não para de questionar o Presidente da República. Críticas surgem de todos os lados, quando - talvez - o normal seria colher elogios por sua ação de solidadariedade aos georgianos. No seu intuito de demonstrar seu apoio ao presidente Micheil Saakaszwili e sua "missão anti-russa", na presidência do país, ele parece não ter previsto as conseqüências do passeio. Não só pela sua condição de autoridade máxima da Polônia, mas também como representante da União Européia e a OTAN.
Por isso seu sorriso tem sido amarelo nos últimos dois dias, apesar de todas as suas boas intenções.
Paweł Zalewski, ex-ministro das relações exteriores, é uma das poucas vozes que alertam sobre o fato de que o incidente de domingo não foi suficiente para o mundo, os Estados Unidos e a União Européia se darem conta da grave situação em que se encontra a Geórgia em sua luta do minúsculo David contra o gigante russo Golias. "O Presidente teve o direito, e pode até obrigação, de alertar o mundo sobre a situação na Geórgia. Mas desta vez ultrapassou a verdadeira fronteira, a qual é arriscar a segurança nacional". 

Nenhum comentário: