segunda-feira, 16 de junho de 2008

Polacos a favor do Tratado de Lisboa


45% dos polacos chamam a atenção, apesar do fiasco do referendo na Irlanda, o, presidente Lech Kaczyński deveria ratificar o Tratado de Lisboa. Segundo pesquisa de opinião da TNS OBOP para o jornal "Dziennik".
24% reconheceram que ele deve assinar; 31% não têm a mínima idéia do que é o tratado. Na pesquisa da NPB o resultado também diz que o referendo na Polônia quando acontecer deverá ser aprovado com 71% e 14% votariam contra. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 14 passados com um universo de mil adultos.
O Tratado de Lisboa, fruto de um trabalho de 2 anos, quer definitivamente sanar as discórdias sobre o texto da Constituição da União Européia, que levou um duro revés ao ser rejeitada em referendo dois anos e meio atrás pelo holandeses.

Um comentário:

Anônimo disse...

Os poloneses vão ratificar qualquer tratado que aproxime eles do ocidente. A negação do mundo oriental e o desejo de trabalhar no ocidente é muito forte na Polônia. Raro achar um partido polonês contra a União Européia, só mesmo os ruralistas. Contudo só a igreja católica tem força na Polônia para criar um movimento significativo contra a União Européia, mas não é do interesse dela.