sábado, 14 de março de 2009

Embaixador visita São Mateus do Sul

Foto: Sandro Zimny

No ultimo dia 1º de março o embaixador da Polônia no Brasil, Jacek Junosza Kisielewski e sua esposa Grazyna Kisielewski, acompanhados da Cônsul-geral para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Dorota Barys, estiveram visitando a comunidade polaca de São Mateus do Sul, no Paraná.
Os representantes do governo polaco estiveram na Casa da Memória, no Centro Polônico Marcelo Janowski, na Colônia Iguaçu, na Paróquia N. S. Aparecida e Częstochowa na Vila Nepomuceno, onde plantaram um carvalho e decerraram uma placa em comemoração dos 140 anos da imigração polaca ao Paraná.
O embaixador visitou também a Associação Comercial Industrial e Agricola de São Mateus do Sul, onde a Braspol promovia encontro com a Câmara de Dirigentes Logistas e empresários locais, visando intercâmbio ecônomico, sócio-tecnológio e o comprometimento de estudo da implanção de uma Câmara de Comércio Polônia - São Mateus do Sul.


Foto: Sandro Zimny

Finalizando a visita houve tempo para ver mais de perto a comunidade de descendentes polacos da Colônia Água Branca (orinialmente Águia Branca, mas mudada após a lei de nacionalizalção de Getúlio Vargas, em 1938), onde ainda existe a centenária Igreja de madeira construida sem o emprego de grampos e pregos de metal. O embaixador foi recepcionado pelos descendentes dos primeiros imigrantes com música folclórica polaca, pão e sal, além de produtos tipicos da comunidade.

Foto: Sandro Zimny

3 comentários:

Anônimo disse...

JPPalinski
Caro Ulisses, também visitei São Mateus do Sul estes dias mója babcia nasceu na colonia Agua Branca foi para mim muito emocionante e a cidade é muito bonita e o traço da cultura polonesa é muito forte muito mas muito mais forte que aqui em Virmond - PR (Amola Faca), só achei a igreja centenária muito abandonada, é preciso mobilizar a comunide polonesa não só de São Mateus para restaura-la aquilo é patrimonio do Paraná, assim como as construções perto da igreja tmb abandonadas construções que fazem parte da comunidade, mas mesmo assim é muito linda vlw pela postagem!!!!!!

Anônimo disse...

Amigo Palinski, obrigado pelas palavras fico orgulhoso por ouvir isso de alguem de fora da nossa cidade, coisa que deveria partir da de nos mesmos... de fato a igreja requer uma intervensão urgente, me preocupa o fato das condições da igreja e do antigo colegio ao lado, recurssos financeiros sempre se tem o fato é nós descendentes ter atitude concretas pra não deixar este patrimônio se perder. Patrimônio do Paraná com certza. Todo descendente deve conhecer esta Igreja, divulguem e venham conhecer.

Unknown disse...

Bom Dia!sou Maria Auxiliadora Brzescki descendente de polonês,hoje assistindo o programa "Alô Tchê" ví que nesta cidade é formada pelos meus conterranêos,gostaria de saber mais sobre o povo ,e a cidade , resido em Minas Gerais na cidade de Careaçú interior de minas,este é meu e-mail (dorabrzescki@yahoo.com.br).Um grande abraço.Brzescki