quinta-feira, 7 de maio de 2009

Crianças judias lembradas em Gdańsk

Foto: Łukasz Konarski, TOK FM

Nas comemoraç;oes dos  70 anos do tranporte de crianças judias de Gdańsk, esta semana, foi revelado um monumento do escultor israelense Frank Meisler.
Na verdade Meisler é um polaco nascido em Gdańsk, que com esta escultura remora aquelas crianças salvas do terror nazista na então Dantzig (tradução do nome polaco Gdańsk para o idioma alemão) durante a segunda guerra mundial.
"As crianças expulsas de Gdańsk voltam hoje aqui no outono de suas vidas", disse Meisler diante de sua obra, bastante emocionado com o gesto da prefeitura da cidade em encomendar a a escultura. Segundo o prefeito da cidade a escultura deverá ficar no centro da cidade, muito próxima da estação de trem PKP, justo para lembrar sempre os moradores de Gdańsk e aos polacos o ocorrido com estas crianças de origem judaica. "As pessoas sem memória cometem erros", afirmou o prefeito Mieczysław Abramowicz.
Este trem tranportador de crianças salvou cerca de 10 mil delas durante a segunda guerra mundial, em sua maioria de origem judaica. "Aquelas que tiveram a felicidade de serem levadas para famílias britânicas e para orfanatos acabaram salvas. Mesmo que tenham perdido seus pais e famílias", acrescentou o prefeito. 
Na Europa existem outros dois monumentos que relembram estas mesmas crianças chamados respectivamente de "trem da vida e trem da morte". Um em Berlim e outro em Londres, cidades que foram as últimas estações da viagem destas crianças judias. 

Nenhum comentário: