quinta-feira, 7 de maio de 2009

Comemorações no Espírito Santo


O Centro de Cultura Polaca e o Museu do Imigrante Polaco de Águia Branca, no Espírito Santo recebeu o prof. dr. hab. Tadeusz Paleczny da Universidade Jagielloński esta semana, durante as comemorações dos 80 anos de fundação desta colônia de imigrantes polacos naquele Estado. Os polacos chegaram àquela região no Norte do Estado em 1929.
Paleczny participou do simpósio comemorativo "polacos no Brasil: desafios e patrimônio" que contou ainda com as presenças do prof. dr Henryk Siewierski, da UnB - Universidade de Brasilia; do prof. Mariano Kawka, da Uniwersidade „Uniandrade” – de Curitiba;  e da prof. dr Cláudia Regina Kawka Martins do Colégio Militar de Curitiba.
O sociólogo polaco, prof. dr hab. Tadeusz Paleczny falou sobre: "O caso do Brasil: o processo de formação de um fenômeno nacional, ou latinoamericano”. Como moderador atuou o padre dr Zdzisław Malczewski TChr, editor da revista „Projeções” de Curitiba. A organização do evento foi de Luiz Carlos Fedeszyn, presidente do Centro de Cultura e do grupo folclórico „Orzeł Biały”.

P.S. Paleczny foi meu orientador no mestrado de Ciências da Cultura Internacional e atualmente meu orientador no doutorado na Universidade Jagiellonski de Cracóvia.

Nenhum comentário: