sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Alguns polacos de Hollywood

Pola Negri

O "Sunset Boulevard" não se tronaria um sucesso tão grande sem a Gloria Swanson (1899-1983), a lenda do cinema mudo ao lado de outra polaca - Pola Negri. A mãe de Negri tinha descendência polaca e sobrenome de solteira Adelaide Klonoski.
O mundo do cinema perderia muito sem o famoso Billy Wilder (1906-2002), na verdade Samuel Wilder nascido em Sucha Beskidzka (Sul da Polônia), diretor, autor de cienários e produtor da era do ouro de Hollywood ("Some like it not", "Sunset Boulevard").
Os filmes de Alan Pakula ("To kill a Mockingbird", "All the President's Men" e "Klute"), outro polaco também faria falta ao cinema.


Finalmente a trilogia Matriz não existiria sem os dois irmãos Wachowski (quatro prêmios Oscar de 2000). Larry e o mais novo Andy foram criados em uma família polaca em Chicago.

(Texto publicado na Revista Polonia-Business News)

Um comentário:

Carlos Alberto Surek dos Prazeres disse...

A simpatia do povo norte-americano pelos poloneses é muito positiva para o mundo, é um exemplo de valorização de um povo que por muito é discriminado. No Brasil nínguém se sente bem sendo o que é pois é uma nação que retrai qualquer sinal de estrangeirismo. Brasil é um paradigma. Um exemplo de prudência? Não, Brasil é exemplo de covardia ! Por dinheiro e prestigio junto ao G7 vem sufocando o amor das pessoas pelas suas origens. O governo junto com a mídia e grandes empresários vem
"nacionalizando" (desnacionalizando)as pessoas. Ex: empresas são desestimuladas pelo governo de usar sobrenomes em crachas, ou seja, não posso usar Surek no crachá por que virou norma de empresas ! Que absurdo !! Até onde vai a xenofobia com o nome de prudência ? Não sei, mas até lá muito crime ja terá sido cometido !