domingo, 11 de janeiro de 2009

Morreu a polaca general


Prof. Elżbieta Zawacka - Foto: Robert Górecki / AG

Em Toruń, morreu a legendária carteira do Principal Comando das Armas do País (Armia Krajowa). Única mulher conhecida no meio como a famosa "Cichociemnych" (algo como escuro silêncio) e segunda polaca na história das forças armadas da Polônia a ser promovida ao grau de general de brigada.
A centenária Elżbieta Zawacka iria completar 100 anos de idade em março próximo. Durante a Segunda Guerra Mundial ela foi carteira, depois apenas a mulher "Cichociemnych".
John Nowak Jezioranski escreveu sobre "Zo" na publicação "Kurierze z Warszawy": - "Mesmo para a conspiracy, quando reinava o anonimato, "Zo" se tornou uma lenda. Perdeu a família Já nasceu como um ser humano, forte, mais exigente que os demais, mas muito mais consigo mesma. Sua devoção beirava o fanatismo. ( ) Foi austera, séria, um pouco grosseira e muito concreta".
Zawacka há 19 anos atrás foi condecorada com a Cruz de Oficial da Ordem do Renascimento da Polônia e, em 2006, foi promovida a general de brigada do Exército da Polônia e igualmente honorável cidadã de Toruń, a mesma cidade onde nasceu o astrônomo Nicolau Copérnico.

Nenhum comentário: