domingo, 11 de janeiro de 2009

Warta: O terceiro maior rio da Polônia

O rio Warta quando passa no distrito de Warta

No Norte do Paraná, uma cidade homenageia um rio e uma localidade da Polônia. Warta (pronuncia-se várta e em português significa sentinela, não confundir com Warto, que traduzindo significa vale a pena) é um principais rio da Polônia em seus 808 km de extensão. Como corre em região de planície possui uma lenta vazão para um rio de seu tamanho, apenas 195 metros cúbicos por segundo.
O Warta banha várias localidades e cidades desde que nasce Kromołów, próximo a Częstochowa e deságua no Rio Odra, em Kostrzyn nad Odrą.
Estas são as localidades e cidades banhadas pelo terceiro maior rio da Polonia: Zawiercie, Myszków, Częstochowa, Działoszyn, Sieradz, Warta, Uniejów, Koło, Konin, Pyzdry, Śrem, Mosina, Puszczykowo, Luboń, Poznań, Murowana Goślina, Oborniki, Obrzycko, Wronki, Sieraków, Międzychód, Skwierzyna, Gorzów Wielkopolski e Kostrzyn nad Odrą.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá na verdade é uma pergunta, existe uma cidade na Polônia por nome Warta?
Moro bem próximo a o distrito da Warta em Londrina PR e na vdd achei que era um distrito alemão, porque em Londrina exite o bairro Hemital que é totalmente alemão.