Fot. M. Kirnberger/DHM, BERLIN
A foto colorizada do guetto de Lublin, mostra a Ulica Szeroka (rua Larga), que atualmente ainda existe naquela cidade do Leste da Polônia.
Há 68 anos o guetto de Lublin foi liquidado. A comemoração acontece nesta terça-feira no Centro Cultural Brama Grodzka Teatr NN. E o ponto principal ponto das comemorações este ano é o lançamento do álbum de fotos coloridas tiradas do gueto de Lublin, durante a II Guerra Mundial. Seu autor é Max Kirnberger soldado da Wehrmacht, que as fez enquanto andava pelas ruas do gueto. Tirou fotos das pessoas, dał vida diária daqueles prisioneiros.
Max possui um conjunto de fotografias que agora fazem parte do acervo do Kirnberger Deutsches Historisches Museum, em Berlim. O Teatro NN selecionou algumas destas fotos e as publicou em seu site, e agora publica as reproduções num álbum impresso.
Um comentário:
Curioso é que no meu imaginário, a Segunda Guerra foi um evento em preto e branco, por causa das imagens a que tinha acesso até pouco tempo atrás - e que, talvez por isso, não chegassem a ter o impacto que os fatos demonstravam, criando até certo elã ao vê-las.
Agora, com a facilidade de busca e recursos, ests fotografias e filmes coloridos dão uma dimensão humana e real ao que realmente foi esta guerra, principalmente para quem não vivenciou a época.
Postar um comentário