A cidade polaca de Wrocław (pronuncia-se vrotssuaf) durante muito tempo esteve ocupada por potências estrangeiras (Boêmia, Prússia, Alemanha). Mas sempre foi território polaco. Finalmente com a sua quase destruíção em 1945, ela voltou a fazer parte da Polônia. Os saxônicos durante o período de invasão trocaram a grafia do nome da cidade para Breslau. Algum tempo atrás, a prefeitura da cidade encomendou ao historiador inglês, Norman Davies, um livro sobre a história da cidade. O Resultado é uma obra maravilhosa e esclarecedora. Davies é autor de outros livros sobre a Polônia e a segunda guerra mundial, como o Levante de 44 em Varsóvia.
Mas alguns historiadores, mais especificamente Lucy Dawidowicz e Abraham Brumberg, argumentam que o tratamento histórico de Davies sobre o Holocausto na Polônia ocupada pelos nazistas é no mínimo passível de controvérsia. Eles acusam Davies de minimizar o antissemitismo e de promover uma visão de que as contas do Holocausto na historiografia internacional ignora o sofrimento dos polacos não-judeus. Por sua vez, os apoiadores de Davies alegam que ele dá a devida atenção ao genocídio e aos crimes de guerra cometidos tanto por Hitler e Stalin contra os judeus polacos e aos polacos não-judeus. Davies argumenta que "os estudiosos do Holocausto não precisam ter receios de que a comparação racional possa ameaçar a exclusividade da tragédia como algo somente judeu. Muito pelo contrário. "... é preciso re-construir mentalmente a imagem mais completa, a fim de compreender a enormidade do verdadeiro cataclismo ocorrido na Polônia durante a II Guerra, e depois poder dizer com absoluta convicção: Never Again".
6 comentários:
Wroclaw, piekne miasto, niech zyje, zyje nam.
publica um post sobre a descoberta de gás de xisto na Polónia
Ilustre : O próprio Estado Polones ( recriado pela Alemanha com a vitória na frente Russa em 17 ! ) e a Liga das Naçooes reconheciam a Silésia e Breslau como territórios Alemaaes ! Escreva o que afirma : com a Polonia na Comunidade Européia , Breslau deixará de ser " apenas " Polonesa !!!!!
José
A alemanha derrotada jamais criou um estado polaco. E a liga das nacões é como o GWBush que desconhecia e desconhece história, como por exemplo, no caso do Iraque. Lembra-se que a ONU apoiou a sandice norte-americana? Pois é, terra invadida e ocupada nâo direitos de propriedade a ninguém, ainda mais quando nesse período se comete crimes monstruosos contra os ocupados. Breslau nunca foi saxônica, aqueles territórios nunca foram alemães. Ao contrário tem muitas terras na atual Alemanha que já foram polacas. Mas parece que você só tem a interpretação histórica dos invasores e criminosos. Fica mesmo difícil para você entender, pois tua interpretaçâo é equivocada...
Ulisses
Breslau, immer Breslau, immer Schlesien, immer deutsches Vaterland !
TU MENTES !
A Alemanha "naum" é um País livre ; "naum" teve uma Constituinte como previsto no pós-guerra pelos ocupantes !
Na verdade todos os territórios usurpados pelos mesmos autores de Katin e + outros tiveram ocupantes Germanos e antes Celtas ( assimilados ) ! Há ( houve ) monstruosos criminosos entre Poloneses tb ; jamais foram " anjinhos inocentes " como vendem mundo afora ( como a Judiaria - já ouviu falar em Béria ? "Naum" citei Katin ? ) !
Quando a Alemanha voltar a ser um País livre Tchecos e Poloneses se preparem para " esclarecer algumas ' coisinhas ' " seu hipócrita germanófobo ( a URSS inexiste e seu vizinho à oeste tb "naum" lhes devota muita apreço ! )!
"NAUM"CENSURE + COVARDE !!!!!!!!!!
Postar um comentário