quinta-feira, 15 de abril de 2010

Kaczarowski volta a sua Polônia

Foto: Wojciech Surdziel

Eram 12:25, hora local, desta quinta-feira, quando o corpo de Ryszard Kaczorowski, último presidente da Polônia no exílio, chegou ao aeroporto de Okęci, em Varsóvia. No bancão panorâmico do aeroporto esperava um multidão de pessoas.
Na pista, eperavam o presidente da Câmara e presidente da República, em exercício, Bronislaw Komorowski, o primeiro-ministro Donald Tusk, funcionários públicos, soldados e um grande grupo de escoteiros.
Depois de ser tocaco o hino nacional falou o chefe de Estado interino, Bronislaw Komorowski, que recordou sua primeira reunião com o Presidente Kaczorowski, e os seus esforços para libertar a pátria. Komorowski disse que Ryszard Kaczorowski, terminou o serviço em sua terra natal. "Hora de um bom soldado relaxar, a casa dá boas-vindas a você e diz adeus pela última vez", disse o deputado-presidente. A oração ecumênica no caixão de Ryszard Kaczorowski foi oficializada por Dom Kazimierz Nycz.Ryszard Kaczorowski, nasceu em 26 de novembro de 1919 e faleceu no trágico acidente de Smolenski em 10 de abril de 2010.
Preso pelos soviéticos em 1940, foi condenado à morte, mas logrou prisão de dez anos nos campos de concentração. Transportado para Kolyma, recuperou a liberdade após a assinatura do tratado Sikorski-Maisky. Ele se juntou ao exército polaco na URSS, formado pelo general Anders. Ele marchou pela trilha de fogo do Corpo 2, incluindo a batalha de Monte Cassino. Entre 1989 e 1990 ele serviu como o último presidente da Polônia no exílio. Sucedeu Kazimierz Sabbat e renunciou a seu mandato após a República da Polônia livrar-se das amarras da influência soviética e da eleição de Lech Wałęsa. Foi Kaczorowski que transmitiu a faixa presidencial a Wałęsa.

Nenhum comentário: