segunda-feira, 17 de maio de 2010

Lech Poznań, campeão da Polônia


Poznań amanheceu o fim de semana vestida de branco e azul. O Lech, equipe da cidade, sagrou-se campeão da primeira divisão do campeonato polaco de futebol. Ironicamente o heroi do título foi o defensor do arquirrival Wisła Kraków, Mariusz Jop que na última terça-feira tinha feito um gol contra. A "pixotada" do cracoviano abriu caminho para um título há muito esperado.
Neste sábado, depois de bater em casa o Lubin por 2-0, na 30.ª e última jornada do campeonato, o Lech pode comemorar seu título. O Wisła Kraków que precisava vencer e torcer pela derrota do Lech para chegar ao título, não fez melhor do que um empate 1-1 com o Odra Wodzislaw.
Depois de um "jejum" de 17 anos, o Lech voltou a conquistar o título polaco, o sexto da sua história, depois de 1983, 1984, 1990, 1992 e 1993.
"O Mestre está de volta. É ótimo". A enorme bandeira, com este lema, foi pendurada nas arquibancadas, quando o jogo ainda estava em andamento. "Que será, será, já somos o próximo campeão", cantava o público que não desdenhou a contribuição de Mariusz Jop para o título do campeonato polaco. E de forma rítmica cantavam, "Jop! Jop! Jop!" e mostravam um poster com a foto do jogador do Wisła Kraków com as palavras, "Santo Subito".
A loucura começou no estádio após o apito final. Manuel Arboleda amalucado tinha preparado uma camiseta comemorativa para esta noite especial. Ele tinha escrito nela: "Jesus e Lech Poznań" e o nome do clube dentro de um coração azul. O colombiano deu a volta olímpica com uma bandeira do seu país. Semir Stilić deitou sobre a bandeira da Bósnia e Herzegovina. Poucos minutos depois, com a bandeira da Bielorrússia, Sergei teve a companhia de Kriwiec.
O mundo parecia que viria abaixo quando o capitão da equipe Bartosz Bosacki recebeu o troféu do campeonato das mãos de Andrzej Ruski, presidente da empresa Premier League. "Neste momento, esperamos 17 anos, mas valeu a pena tanta esperava", gritou o locutor do estádio e em seguida os alto-falantes em altíssimo volume soavam: "We are the Champions!" Começou então um verdadeiro carnaval em direção a praça central da cidade. Eram fãs a pé, em carros e acompanhados de muita buzina, fogos e latas de cerveja (milhares de latas de cerveja).
Ao tricampeão Wisła Kraków restou o consolo do vice-campeonato. Não fosse por aquele gol contra de Jop, a equipe cracoviana poderia estar comemorando um feito inédito na história do futebol polaco... um tetracampeonato. Não foi dessa vez e quem sabe quando será... não é Jop?

Nenhum comentário: