segunda-feira, 17 de maio de 2010

Szymanowski e Chopin em Curitiba

A Capela Santa Maria abre suas portas, nesta segunda-feira, para um concerto em comemoração ao Dia Nacional da República da Polônia (0 3 de maio), com a presença do Embaixador Jacek Junosza Kisielewski, a partir das 20:00 horas.
Além do concerto da pianista polaca Anna Kijanowska, o embaixador deverá condecorar pessoas da comunidade dos três Estados do Brasil, área de abrangência do Consulado Geral da Polônia em Curitiba.
No concerto, músicas de dois dos maiores compositores polacos de todos os tempos: Fryderyk F. Chopin e Karol Szymanowski.
No programa do concerto serem intrepretadas por Kijanowska várias Mazurkas (música e ritmo tradicional polaco):

Fryderyc F. Chopin – Mazurka op. 17 nº 4
Karol Szymanowski – Mazurka op. 50 nº 2
Fryderyc F. Chopin – Mazurka op. 24 nº 1
Karol Szymanowski – Mazurka op. 50 nº 15
Fryderyc F. Chopin – Mazurka op. 50 nº 3
Karol Szymanowski – Mazurka op. 50 nº 3
Fryderyc F. Chopin – Mazurka op. 50 nº 1
Karol Szymanowski – Mazurka op. 50 nº 16
Fryderyc F. Chopin – Polonaise-Fantasy op. 61
Ballade Fá Maior op. 38 nº 2
Estudo Dó Menor op.10 nº 12 (“Revolucionário”).

Anna Kijanowska
A pianista é bastante conhecida do público da Polônia, Estados Unidos e Ásia. Sua gravação de Mazurkas de Szymanowski (DUX417) foi muito bem aceita pelos críticos, inclusive pelo The New York Times e The Music Magazine BBC de Londres. Recentemente o disco foi descrito pela Fanfare Magazine (EUA), como a “melhor interpretação” dessas composições no mundo.
Anna Kijanowska iniciou sua educação musical aos sete anos de idade em Bielsko-Biała e aos oito anos deu seu primeiro recital. Entre os anos 1992-1997 realizou estudos superiores em música (interpretação pianística e pedagogia) na Academia de Música de Katowice, e depois em Wrocław, com os excelentes professores Józef Stompel, Paweł Skrzypek e Włodzimierz Obidowicz. Continuou seus estudos de pós-graduação no exterior, com o famoso pianista, Byron Janis (aluno de Horowitz), e em 1999 recebeu o titulo de Doutor pela Manhattan School of Music de Nova Iorque.
A pianista recebeu vários prêmios em concursos internacionais, como, MTNA Collegiate Artist Competition, EUA (1º prêmio), ITNA Artist Competition, EUA (1º prêmio), Troféu no 6th International Competition, Itália (2º prêmio), Frinna Awerbuch International Competition, Nova Iorque (prêmio especial). Apresentou-se no Carnegie Hall, Consulado Geral da Polônia e Fundação “Kosciuszko” em Nova Iorque; no Kennedy Center e National Gallery em Washington, além do Japão, Índia, China, Tailândia, Grã Bretanha, Alemanha, África do Sul, Indonésia e Ucrânia.
Anna Kijanowska participou de gravações de rádio e TV, para a TVP-Telewizja Polska, para a WNYC-FM de Nova Iorque, para a TV Chernigov da Ucrânia e para TV Jakarta da Indonésia.
Anna Kijanowska é bolsista da Fundação “Kosciuszko”, da Fundação “Batory”, da Fundação “Madeleine Forte” de Bielsko-Biała e da Manhattan School of Music de Nova Iorque.
Atualmente, Anna Kijanowska é professora de piano na Universidade de Nevada, em Las Vegas, e no William and Mary College, em Virginia, EUA.
Para maiores informações sobre a pianista acesse: www.annakijanowska.com

Nenhum comentário: