quarta-feira, 21 de abril de 2010

O adeus a lendária Walentynowicz

Foto: Damian Kramski

Lech Wałęsa não se pronunciou na missa de corpo presente da lendária ativista do Sindicato Solidariedade, Anna Walentynowicz, sobre sua relação conflituosa com a falecida. Nos funerais, em Gdańsk, mais de 2 mil pessoas participaram na igreja do Sagrado Coração
Lech Wałęsa sentou-se em um dos últimos bancos. Após a missa, não quis falar aos jornalistas. Rapidamente entrou no carro e partiu. Guindaste do estaleiro de Gdańsk, a lendária Anna, foi sempre uma voz em defesa dos trabalhadores dos estaleiros de Gdańsk, que entraram em greve, em agosto de 1980. Durante a missa fúnebre, Janusz Śniadek, atual presidente do Sindicato Solidariedade, disse, "Senhora Anna! Viemos aqui inclinar nossas cabeças perante a majestade da sua vida". Śniadek completou,"Em sua vida honesta, nunca quis a honra. Foi necessário que o presidente Lech Kaczyński, embora atrasado lhe concedesse a mais alta condecoração a você".
O discurso de Śniadek foi longamente aplaudido, as pessoas levantaram suas mãos em um gesto simbólico da vitória.
Estiveram no funeral além de Śniadka e Lech Wałęsa, muitos ativistas do antigo "Solidariedade" e políticos da oposição como Jerzy Borowczak, Krzysztof Wyszkowski, Andrzej e Joanna Gwiazdowie, a ministra da educação Katarzyna Hall e Aleksander Hall, os parlamentares Bogdan Lis, Marek Biernacki, Andrzej Jaworski, Antoni Macierewicz, Tadeusz Cymański, Jolanta Szyczypińska, Dorota Arciszewska-Mielewczyk diretora do "Solidarności Walczącej" e Kornel Morawiecki. Também presentes estavam o vice-voivoda Michał Owczarczak e o voivoda Mieczysław Struk.

Um comentário:

Jest nas Wielu disse...

Não é por vaidade, mas julgo que é necessário de mencionar, que a “mãe de Solidariedade”, é ucraniana, nascida como Anna (Hanaa) Lyubchik. Mas informação sobre ela em ucraniano (brevemente farei a tradução para o português na minha página):
http://www.radiosvoboda.org/content/article/2012550.html