quarta-feira, 21 de abril de 2010

Plataforma venceria as eleições agora

Tusk e Komorowski

Embora a forte comoção que o país vive a 11 dias, se as eleições fossem realizadas agora em abril, na Polônia, o PO - Partido da Plataforma da Cidadania teria 38% dos votos, enquanto o PiS - Partido Direito e Justiça, 25%. Para o Parlamento o SLD, tem 7% dos eleitores. A pesquisa foi realizada pelo CBOS durante o luto nacional após o acidente em Smoleński.
Comparado com levantamento de março, o PO do primeiro-ministro Donald Tusk perdeu apenas 1% do eleitorado, enquanto o PiS do presidente falecido Lech Kaczyński ganhou 2%.
Para o Sejm-Câmara dos Deputados não seriam eleitos representantes dos partidos, Krajowa Partia Emerytów i Rencistów, Liga Polskich Rodzin, Partia Kobiet, Samoobrona, Polska Partia Pracy, Unia Polityki Realnej. Ninguém gostaria de votar no Partia Demokratyczna, Prawica Rzeczypospolita, SdPl e Unia Praca. 17% não sabem em quem votar.
Dias atrás, o primeiro-ministro informou que não se canditará à Presidência da República, nas eleições a serem convocadas para junho próximo. Em seu lugar deverá ser lançado o nome de Bronisław Komorowski, até então, presidente do Sejm e atual Presidente da República em exercício, que também é do PO, partido de centro-direita.
Outros partidos estão conjecturando nomes para as candidaturas à Presidência da República, como são os casos de Waldemar Pawlak, do esquerdista PSL, Ryszard Kalisz do social-democrata SLD, e o irmão gêmeo do presidente, Jarosław Kaczyński pelo extrema-direita PiS.

4 comentários:

Anônimo disse...

É como se o conservadorismo polaco fosse decapitado em uma fração de segundos na queda do avião. Novos tempos irão soprar em direção à Polonia.

há males que vem para o bem, meu amigo

Jest nas Wielu disse...

Julgo que não é muito correcto de classificar o partido PiS de "extrema-direita".

Na Europa, a extrema - direita são nazis, xenófobos, etc. E não vejo como PiS pode se encaixar nessa classificação.

IMHO, claro.

Ulisses Iarochinski disse...

Jest nas wielu,
é a própria imprensa polaca e europeia que grafa o PiS como de extrema-direita....vocé pode não concordar, mas a maioria dos partidarios e militantes do PiS são xenófobos, antissemitas, racistas e fascistas, não chegam a tanto de serem nazistas, pois sabem que Hitler destruiu a Polônia. Veja o caso do Padre Rydzyc, adepto e pedinte de votos para o PiS, aliás todos na Polônia sabem que ele foi decisivo na eleição de Kaczynski. Ele e a sua Rádio Maria. A perseguiçao que Kaczynski fez contra Walesa, só mesmo um fascista de extrema-direita poderia fazer, como Kaczynski e Kurtyka (presidente do IPN, morto também no acidente do avião) fizeram!.
Está correto sim chamar o PiS de extrema-direita, inclusive a União Europeia o classifica assim.
Ulisses

Anônimo disse...

Primeiramente acho bom ver o casal presidencial Lech e Maria Kaczynski sepultados no Wawel, pois sempre admirei o Prezydent Lech por sua ortodoxia pela sua cultura e pelo seu País acho que ele defendeu a Cultura de sua Polska com unhas e dentes como um verdadeiro HETMAN HUSSAR!!!!! É no mínimo engraçado como as pessoas se comportam hoje em dia com quem quer valorizar a sua cultura não desfazendo nenhuma outra é claro já é taxado de isso ou daquilo é um criminoso, tem que ser CIDADÃO DO MUNDO ai todo mundo acha bonitinho. legal é ver um Tusk um Komorowski na Presidência da Polônia dos neo liberais do PO, o Presidente é merecedor de estar enterrado em Wawel, parte da mídia diz ao contrário, pois ele não era marionete nas mãos de ninguém. Já fui seu torcedor nas eleições que disputou contra Donald Tusk, suas brigas com a UE ehehehe os caras já ficavam com a pulga atrás da orelha eheheh e vem o Kaczynski, nunca fui para Polônia é verdade não conheço de perto a realidade daquele querido País, mas acredito que foi bom pra Polônia a gestão de Kaczynski pelo menos quando ele ou seu irmão Jaroslaw defendiam as questões culturais eu vibrava junto com o pessoal do Campo Polaco o qual nunca deixou o PO obter uma larga vantagem contra o PIS partido do Presidente, diferentes linhas de pensamentos um dia acompanhei um vídeo de um debate de Jaroslaw com o Ex Presidente Ex Comunista Aleksander Kwasniewski ai fique fã dos gêmeos de vez no pouco que entendi do debate heheh a este ultimo Kwasniewski foi o mesmo que foi a Moscou na famosa comemoração do Fim da Segunda Guerra que eu acredito foi uma vergonha para os Polacos e seus descendentes ainda mais que o Putin nem deu bola pra ele, nada contra os Russos e que bom que foi dado um passo para que as relações entre Varsóvia e Moscou melhorem, só que acho que o preço da história ainda ta caro pra ser pago assim da noite pro dia.