sábado, 15 de janeiro de 2011

Cracóvia se reuniu para comemorar o Santo Súbito



Fotos Michał Łepecki
E o dia e a noite de ontem levaram milhares de cracovianos para a frente da Cúria Metropolitana da cidade. Postados diante da janela, onde tantas vezes o Cardeal Wojtyła e depois Papa falou com seus fiés, os cracovianos cantaram e rezaram celebrando o anúncio do Vaticano de que o polaco mais famoso da cidade vai ser consagrado Beato no próximo dia primeiro de maio, pelo Papa Bento XVI.
"Apresenta-se o Santo Subito!", disse o cardeal Stanisław Dziwisz, maravilhado com a notícia da beatificação do Papa. Em Cracóvia, o movimento foi grande entre os funcionários da Cúria e da prefeitura, pois eles devem se preparar para a cerimônia que ocorrerá em Cracóvia e em Roma.
Os organizadores da peregrinação à Itália estiveram reunidos, nesta sexta-feira à noite, preocupados com os preços das passagens e hotéis em Roma, que imediatamente subiram.
"Quero expressar minha grande satisfação, em nome de toda a Diocese de Cracóvia, e eu acho que estou autorizado a dizer isto, em nome de todos os polacos. Um grande obrigado ao Santo Padre pelo decreto que confirma o milagre que era necessário para o processo da beatificação", completou o Cardeal Arcebispo de Cracóvia.
Após o anúncio da data da beatificação feito pelo ex-secretário do Papa João Paulo II, o mesmo enviou carta de agradecimento ao Papa Bento XVI.
Mesmo nos círculos católicos, a decisão da Santa Sé foi uma surpresa. Apesar da aprovação por comitês de milagre médico e teológico, que ocorreu por intercessão de João Paulo II (sobre a cura da freira francesa do mal de Parkinson), soube-se que a beatificação estava apenas a um passo de distância, mas a data da cerimônia ainda era um mistério.
Os organizadores de peregrinações a Roma, em qualquer caso, já tinham reservado três datas: 02 de abril (aniversário da morte do papa), no primeiro de Maio (a festa da Divina Misericórdia, o mês também foi previsto devido ao 18 de maio, dia do aniversário de Wojtyła) e 16 de Outubro (início do seu pontificado).
Bento XVI escolheu a data de 01 de maio, pois nessa data cai a festa da Divina Misericórdia, que os Católicos celebram no primeiro domingo depois da Páscoa. Para João Paulo II, esta festa era excepcional. "A Igreja goza de uma data simbólica. O Papa morreu na véspera da festa da Divina Misericórdia. Data, que ele criou, e da qual ele foi um grande apoiador", explicou o Padre Robert Nęcek, porta-voz da Cúria de Cracóvia.
A Cúria de Cracóvia estima que para a beatificação, um grupo seleto de mil cracovianos irão a Roma no primeiro de maio. O Centro de Peregrinação Diocesana já organiza viagens há vários dias. A igreja apelava para os hoteleiros, empresas de transportes e companhias aéreas, que não aumentassem os preços dos bilhetes. Mas isso, infelizmente, já aconteceu ontem, de manhã, em Cracóvia e ao meio-dia, em Roma. Os preços dos bilhetes de avião subiram em até mesmo duas vezes! O vídeo abaixo mostra a movimentação dos féis diante da janela da Cúria de Cracóvia:



Movimento de fiéis diante da Cúria 1/6

Um comentário:

Anônimo disse...

Esses mitos e crendíces produzidos pela Igreja Católica, só afastam as pessoas de Deus, que diz em toda a Bíblia que "Ele não divide sua glória e santidade com ninguém", "Não farás para ti imagem de escultura", "a Deus toda honra e toda glória.." entre outras coisas...
Existe uma distorção na forma de ver os milagres pela Igreja Católica, primeiro não foi o Papa que operou o milagre, por que só Deus realiza milagres, nenhuma pessoa possui poderes sobrenaturais, é só o poder da oração e a operação de Deus que realiza milagres...Deus, usa pessoas para realizar, mas o milagre vem de Deus, quem deu autoridade para retirar o nome de Deus de um milagre e dar a honra para esse homem? Nenhum homem é santo, temos uma natureza caída, herdada da desobediência de Adão. Por isso, e só por isso, esse homem não possui nada de santo (sem querer ofender), o único homem que existiu e que é Santo é Jesus Cristo, e por que? porque ele não foi gerado como nós, ele foi gerado pelo Espírito Santo de Deus, em uma virgem... Sua natureza era divina e por isso nunca pecou...Esse homem, Jesus Cristo, é o único homem que pode ser chamado de Santo, e que pode nos levar a Deus..POis está escrito:
"Só existe um mediador entre Deus e os homens, Cristo JEsus".. isto está em Timóteo(NT).
Então meus amados, parem de se iludirem, aceitem a Cristo como único Santo e que pode perdoar nossas pecados e nos aproximar de Deus. Fora DELE NÂO HÀ SALVAÇÂO...
A Igreja Católica introduziu esses "rituais" baseada no que? na Bíblia é que não foi.. e dessa forma levam uma multidão de pessoas a desagradar a Deus..e se alguém quiser discutir isso comigo, e me dizer que estou errada, vai ter que se basear na Bíblia para discordar disso.. o que é impossível achar algo que diga ao contrário...
Sou descendente de poloneses mas, sinceramente, quando se trata de fé e de Deus, eu me nego a praticar essa religião... porque a fé deve ser baseada na verdade.. e não em idolatrias, nem dando honras a homens, honra mesmo só a Deus...