domingo, 1 de maio de 2011

João Paulo II beatificado hoje

Fotos: Adam Golec
A beatificação de João Paulo II fez com que a Polônia e os polacos estejam, neste domingo, no centro das atenções do mundo. Jornalistas italianos, franceses, norte-americanos dizem-se impressionados com a mobilização dos polacos, todos cheios de alegria e muita oração.
Os polacos inundaram o Vaticano, Roma e cidades vizinhas à capital italiana. É tanta gente que há concetração de peregrinos nas estradas que conduzem a cidade eterna.
Em Curitiba, a comunidade de descendentes polacos, passaram a noite em vigilia, no Bosque Papa João Paulo II. Bençãos especiais, oraçãos, apresentações de corais marcaram a noite e madrugada. Todos diante de telões acompanharam desde Roma, a partir das 4 horas da madrugada. As Transmissões ao vivo, foram feitas pela TV Rede Vida.
Estima-se que 16 chefes de Estado, sete primeiros-ministros e cinco membros de casas reais europeias estejam participando da celebração. Entre os presentes estavam o príncipe Felipe e a princesa Letizia, o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, o polaco ativista de direitos humanos e ex-presidente Lech Wałęsa, além dos ex-presidente Aleksander Kwaśniewski e o ex-primeiro ministro Tadeusz Mazowiecki. Também o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, que ignorou uma proibição de viajar para a União Europeia para participar do evento.

Um comentário:

Jest nas Wielu disse...

Estimado Sr. Ulisses, não vejo no seu blogue nenhuma notícia sobre o jornalista polaco independente, Klaudiusz Wesołek (Gdansk), que foi preso recentemente por filmar uma ação pública de protesto dois anos atrás:
http://world.maidan.org.ua/2011/polish-journalist-is-in-jail-for-filming-the-protest-happening-two-years-ago
http://lazacylazarz.nowyekran.pl/post/11681,klaudiusz-wesolek-rozpoczal-glodowke