quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Governo da Polônia entrega o primeiro Cartão Polaco da América Latina

Casa da Polônia, em Varsóvia, Cartão Polaco para descendentes de emigrantes da América do Sul.

A Karta Polaka para os dois primeiros descendentes de polacos da América do Sul foi entregue, neste 11 de fevereiro de 2020, na Casa da Polônia (Dom Poloni), sede da Associação "Comunidade Polaca" (Wspólnota Polska), na ulica (rua) Krakowskie Przedmieście, em Varsóvia.

A entrega dos documentos foi feita pelo ministro Jan Dziedziczak - plenipotenciário do governo da Comunidade Polaca e pelo ministro Szymon Szynkowski vel Sęk. Os primeiros cidadãos a receber as Carteiras de Polacos foram Lourival Araújo Filho - diretor artístico do Wisła Música e Dança Folclórica do Paraná e presidente da Sociedade Polono Brasileira Marechal Piłsudski de Curitiba e o estudante Gabriel Kotecki, do município de Cruz Machado - PR.

Gabriel e Lourival recebendo os diplomas e as carteiras
Em nome do Sejm (Câmara de Deputados) da República da Polônia, estiveram presentes a vice-presidente do Sejm Małgorzata Gosiewska e a deputada Anna Schmidt Rodziewicz. Também o bispo Wiesław Lechowicz, delegado da KEP-Conferência Episcopal Polaca e presidente da Comissão da Comunidade dos Polacos no Exterior.

VOCÊ ESTÁ EM CASA
"Lembre-se e encaminhe esta mensagem: a Polônia está esperando por você, a Polônia está aberta para você. Convidamos você para vir a Polônia. Vocês são polacos, são descendentes daqueles que deixaram a Polônia e têm o direito de vir ao nosso país; isso também é dado a você através do Cartão Polaco, documento confirmando que pertences à nação polaca", disse nesta terça-feira, o ministro plenipotenciário do governo da diáspora polaca e polacos no exterior, Jan Dziedziczak, durante a cerimônia de apresentação do primeiro Cartão Polaco concedido a residentes da América Latina.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a Polônia na América Latina tem mais de 2,5 milhões de pessoas (Corrigindo o ministério: são mais de 5 milhões de descendentes e polacos natos).

Jan Dziedziczak enfatizou que a cerimônia era "de natureza histórica". Segundo ele, "a Polônia também está abrindo, através deste ato legislativo, este documento para dois milhões de polacos do Brasil (corrigindo o ministro: são cerca de 4 milhões de brasileiros descendentes de imigrantes da Polônia). Obrigado - como Estado polaco - pelo que nossos polacos no Brasil fazem há mais de cem anos. Você preservou a polonidade e isso não é tão óbvio em muitos países".

"Apoiamos a comunidade polaca que vive na América Latina de várias maneiras. Esse apoio, por um lado, através de postos diplomáticos e consulares, também é apoiado por organizações não-governamentais, apoio fornecido pela Associação Comunidade Polaca, ou seja, muitos projetos culturais, muitos projetos educacionais que recebem financiamento do Ministério das Relações Exteriores, seja organizando cursos de língua polaca, ou liderando grupos folclóricos", disse o vice-ministro de Relações Exteriores, Szymon Szynkowski vel Sęk, durante a cerimônia em Varsóvia.

Sęk acrescentou que "aumentar os laços da polonidade com esses projetos, com esse apoio, também aumentou a expectativa de que a Carteira de Polaco esteja disponível para a diáspora polaca nos países da América do Sul". Segundo Szynkowski, também conhecido como Sęk, o chefe do KRPM - Gabinete do Primeiro-Ministro da República da Polônia, Michał Dworczyk percebeu esse interesse pela Karta Polaka em países onde ela não estava disponível.

"Ele conheceu esse interesse e foi um dos co-patrocinadores dessa iniciativa para abrir a possibilidade de emitir cartões polacos para pessoas que estarão ligados à polonidade em muitos países do mundo graças à emenda", disse o vice-chefe do Ministério de Relações Exteriores.

NA CASA DA COMUNIDADE POLACA
A cerimônia ocorreu na Casa Polônia por um motivo. A reunião foi organizada pelo presidente da "Associação Comunidade Polaca", Dariusz Piotr Bonisławski, que, percebendo as necessidades da comunidade polaca na América do Sul, como um dos propósitos das atividades da Associação e que há muito apóia manifestações nas áreas da educação, da cultura e também no último ano, com a realização do Congresso Mundial para a Juventude Polaca, em Curitiba.

O Congresso que foi realizado ano passado, pela primeira vez na América do Sul, teve a organização local do documentado Lourival Araújo Filho.

Lourival Araújo Filho faz sua manifestação de agradecimento
"Receber a Primeira Karta Polaka entregue  ao Brasil foi histórico e sei que significa muito, não só pra mim, mas também para pessoas que sonham em ter um documento oficial. Sei que muitos agora vão se interessar por este cartão que dá direito há alguns benefícios na Polônia", disse Araújo Filho.

Para o diretor e coreógrafo do mais antigo grupo folclórico polaco do mundo, o Wisła, e presidente da Sociedade Marechal Piłsudzki, de Curitiba, a felicidade é enorme. "Mas claro, o que mais importa é ter a clara noção de que ao tê-la passei a poder dizer que sou documentalmente polaco. Alguém pode dizer: - ah! Mas a Karta não vale como passaporte e cidadania - isso é verdade. Mas eu não tenho o menor interesse em morar em algum outro país da Europa. Absolutamente! Mas se eu quiser, venho morar na Polônia e a Karta Polaka me permite isso. E a cidadania? Calma, que um dia, se for pra ser, será!", disse ele.

Lourival é descendente de polacos pelo lado materno e já viveu e estudou na Polônia, onde fez o curso de idioma e cultura polaca da Universidade Iaguielônica de Cracóvia, curso de coreógrafos de danças folclóricas da Universidade de Lublin, e deu início ao doutorado de história (não concluído ainda), nos anos de 2003 a 2006. Ele é professor de história e já foi diretor do Instituto Paranaense de Educação além de diretor do núcleo regional de educação, em Curitiba, da Secretaria Estadual de Educação.

Lourival informou que fez a solicitação no Consulado Geral da Polônia em Curitiba, no segundo semestre de 2019, quando comprovou através de documentos que é o presidente da Sociedade Marechal Piłsudski, diretor-coreógrafo do Grupo Folclórico Wisła, que possui certificado do curso de idioma e cultura polaca da Universidade Iaguielônica de Cracóvia além de substancial relatório de realizações culturais em pról da Polônia.

Já Gabriel Kolecki é de Cruz Machado, Sul do Paraná, descendente dos imigrantes polacos que chegaram ao Pátio Velho, na maior colônia de imigrantes do Brasil, em 1911, junto com outros 5.500 indivíduos procedentes das regiões polacas invadidas e ocupadas pelo Reino da Rússia e Império Austríaco.

Gabriel atualmente é aluno-bolsista descendente de polacos, do Ministério da Educação da Polônia, e estuda na Universidade de Łódź. Em dezembro passado, de férias escolares no Brasil, Gabriel deu entrada no pedido da Karta, no Consulado Geral da Polônia, em Curitiba. Pouco mais de dois meses depois, ele é o segundo latino-americano a receber o documento.

CARTÃO DE POLACO
O cartão (ou carteira) do polaco confirma o pertencimento à nação polaca. Os candidatos ao cartão devem demonstrar sua relação com o idioma polaco - incluindo pelo menos conhecimento passivo da língua polaca, comprovar que um dos pais ou avós ou dois bisavós eram de nacionalidade (origem) polaca; ou apresentar um certificado de atividades de uma organização comunitária polaca em benefício da cultura e do idioma polaco.


Os portadores do Cartão que forem para a Polônia com a intenção de se estabelecer permanentemente receberão uma carteira de visto de residência permanente gratuitamente, receberão a cidadania polaca após um ano e, enquanto isso transcorre, poderão contar com ajuda durante o período de adaptação. Podendo ainda solicitar um benefício em dinheiro para cobrir os custos de desenvolvimento e manutenção contínua por até 9 meses, co-financiamento para alugar um apartamento e aprendizado intensivo de idioma polaco ou cursos profissionais.

CAMINHOS PARA APROVAÇÃO DA EMENDA
Até a a aprovação e sanção da emenda ano passado, o Cartão de Polaco era concedido apenas a pessoas de origem polaca que viviam em 15 países da Europa Oriental, formados ou renascidos após o colapso da URSS, que não reconhecem a dupla cidadania.

A emenda da lei do ano passado estendeu as atividades do Cartão de Polaco a todos os países do mundo e contou com o apoio decisivo da Associação Nacional dos Pequenos e Médios Empresários da Polônia, da Associação Nacional dos Empresários e Empregadores da Polônia, do ex-cônsul geral da Polônia, em Curitiba, e de um jornalista brasileiro-polaco (dupla cidadania).

LANÇAMENTO DA CAMPANHA "VAMOS TRAZER OS POLACOS DO BRASIL"
Lançamento da Campanha pela Karta Polaka, na sede da ZPP, em Varsóvia
Na foto, em fevereiro de 2019, na sede nacional da ZPP - Associação Nacional dos Empresários e Empregadores da Polônia, Cezary Kaźmierczak, presidente da ZPP, ex-deputado nacional e atual presidente Adam Abramowicz da ANMPE - Associação Nacional dos Médios e Pequenos Empresários da Polônia, o diretor Piotr Palutkiewicz da ZPP, um representante do Ministério da Relações Exteriores, o ex-cônsul geral da Polônia em Curitiba (e atual embaixador dos polacos no estrangeiro) Marek Makowski e o jornalista paranaense-polaco Ulisses Iarochinski no telão, via skype, direto de Curitiba.

A campanha chegou ao Congresso Nacional da Polônia e acabou sendo aprovada como emenda à Lei da Karta Polaka, existente desde 2007, que era apenas para polacos e descendentes de polacos dos antigos países da União Soviética, em 16 de maio de 2019. Em seguida foi à sanção presidencial pelo presidente da República da Polônia, Andrzej Duda, no dia 4 de junho de 2019.

A Lei com suas alterações foi publicada no Diário Oficial do governo da República da Polônia, o chamado de Dziennik Ustaw (ou Diário das Leis, ou Revista das Leis) no dia 13 de junho de 2019.

O chefe de gabinete do governo, Michał Dworczyk, disse que durante a tramitação parlamentar no Congresso, a Carta Polaca tinha sido originalmente preparada para ser concedida apenas para polacos que vivem além da fronteira oriental do país. "Mas em seguida, uma série de ministérios ficaram preocupados como essa lei. Temiam que sua abrangência iria afetar as finanças do Estado. Mas quero dizer que estas preocupações não existem mais."

Para maiores informações do processo e exigências para solicitação da Karta Polaka contactar os Consulados Gerais da Polônia.

Em Curitiba
- Av. Agostinho Leão Júnior 234, CEP: 80.030-110, Curitiba – PR
tel.: +55 41 3019-4662 (das 09:30 às 11:30) fax: +55 41 3019 7909
e-mail: curitiba@msz.gov.pl
Horário de atendimento: de segunda-feira à sexta-feira das 9:00 às 12:00.
Para solicitar o atendimento é necessário preencher o formulário de pedido através do site
www.e-konsulat.gov.pl.
Atendimento presencial somente com horário previamente agendado.
A competência territorial do Consulado Geral abrange os seguintes Estados: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe.

Em Brasília
- Av. das Nações Qd. 809, Lote 33, CEP: 70423-900, Brasília – DF
tel.: +55 61 3212 8000 (das 08:30 às 16:30) fax: + 55 61 3242 8543
e-mail: brasilia.consular@msz.gov.pl
Horário de atendimento: de segunda-feira à quinta-feira das 9:30 às 12:30.
Para solicitar o atendimento é necessário preencher o formulário de pedido através do site
www.e-konsulat.gov.pl.
Atendimento presencial somente com horário previamente agendado.
A competência territorial da Embaixada abrange os seguintes Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Tocantins.


Fontes: Stowarzyszenia "Wspólnota Polska", ZPP, ANMPE, Sejm e imprensa polaca
Tradução e reportagem: Ulisses Iarochinski

Nenhum comentário: