sábado, 29 de agosto de 2020

Guerra 1920 - quem foi o autor do plano de defesa de Varsóvia?

Piłsudski ou Rozwadowski?


A disputa sobre a autoria do plano da Batalha de Varsóvia ainda desperta emoções extremas. As estratégias nasceram quase simultaneamente com a vitória e sua temperatura foi alimentada por rixas políticas durante décadas. Cem anos depois, no entanto, não se deve ver a questão apenas pelo prisma dos mitos, mas ater-se aos fatos. E isso está claro, agora!

O próprio termo "Milagre no Vístula" e a data do Dia do Exército Polaco (de 1923 a 1939, Dia do Soldado), caindo em 15 de agosto, ou seja, no dia da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, carregam uma grande carga emocional. Como Norman Davies observou anos atrás:

"Em um país católico, o encanto desse dístico sempre foi irresistível. Ele verbalizou o clima que ecoou em todos os púlpitos: expressou a fé de todo católico devoto de que a terra escolhida havia sido salva pelo poder divino. Esta fé deu origem a uma série de aparições durante as quais a Madona Negra de Częstochowa, a Santa Padroeira da Pátria, desceu de uma nuvem de fogo sobre as trincheiras de Radzymin para atacar as hordas bolcheviques."


Tal interpretação foi favorecida pelo clima nas cidades, especialmente em Varsóvia, que se manifestou em numerosas procissões e missas sagradas destinadas a ajudar a derrotar o inimigo. Comandantes e políticos associados à democracia nacional, como o general Józef Haller, apoiaram essa interpretação. Foi promovido, compreensivelmente, por hierarcas da igreja.

Cruz erigida no local da morte do Padre Ignacy Skorupka em Ossów, 1933
Foto: Arquivos Digitais Nacionais, referência número 3/1/0/9/4567/2 )

O primaz Aleksander Kakowski associou o avanço da batalha, que ele acreditava ter ocorrido em 15 de agosto, com a morte de pe. Ignacy Skorupka, porque ele morreu perto de Ossów, orando por um soldado moribundo. Na verdade, o heróico sacerdote havia morrido na véspera, ou seja, em 14 de agosto, e o avanço da batalha em si ocorreu em 16 de agosto, porque a contra-ofensiva começou depois da meia-noite de 15 para 16 de agosto.

No entanto, não faz sentido minar a data de 15 de agosto pelos motivos acima mencionados, embora tais vozes também apareçam na historiografia. É um símbolo que encontra confirmação nos sucessos operacionais alcançados naquele dia em 1920. Embora não tenham sido um ponto de inflexão em termos estratégicos, sem dúvida anunciaram um avanço em favor do Exército polaco.

O 5º Exército do General Władysław Sikorski deslocou as tropas soviéticas para trás de Wkra, entrando na ferrovia Varsóvia-Działdowo e ameaçando assim a ala direita do 15º Exército inimigo, e o 1º Exército do General Franciszek Latinik recapturou Ossów e Radzymin. Isso, por sua vez, deu o tempo necessário para direcionar um ataque da linha do rio Wieprz ao grupo inimigo. 

Esta vitória é uma vitória polaca "Milagre no Vístula" também tem o outro lado da moeda. Este termo, modelado no francês "Milagre no Marne", não apenas atribuiu a vitória sobre os soviéticos a forças sobrenaturais, mas pretendia diminuir o papel do Comandante-em-Chefe, Józef Piłsudski. Isso se refletiu nas ações do conde Maurycy Zamoyski, que, por ser membro do Comitê Nacional, agradeceu oficialmente a batalha ao governo francês, vendo o principal triunfante do general Maxim Weygand.

General Maxim Weygand

Hoje sabemos que os franceses desempenharam um papel importante do ponto de vista do trabalho da equipe, mas não contribuíram em nada para a decisão de manobrar do rio Wieprz, já que empurrava o contra-ataque do norte, seguindo o padrão de Marne. O próprio interessado não escondeu, mas foi utilizado para manobras internas pelo presidente da França, Alexandre Millerand, que não podia simplesmente perder a oportunidade de multiplicar o capital político. Essas ações também foram acompanhadas pelo extremamente cínico primeiro-ministro britânico David Lloyd George. Enquanto isso, Weygand concluia:

"Esta vitória, que é a razão do grande feriado de Varsóvia, é uma vitória polaca. As operações militares antecipatórias foram realizadas por generais polacos com base no plano operacional polaco. Meu papel, assim como o dos oficiais da missão francesa, se limitava a preencher algumas lacunas nos detalhes da execução. Colaboramos com a melhor boa vontade nesta tarefa. Nada mais. Foi a heróica nação polaca que se salvou. A França tem o suficiente de sua própria glória militar e não tem direito à glória da amistosa Polônia."

Apesar disso, por muitos anos no Ocidente, a França foi vista como o principal autor da vitória em Varsóvia. Atualmente, ninguém está promovendo esta tese, já que o conflito existente nos últimos debates está centrado no tema Piłsudski-Rozwadowski.

De onde vieram as dúvidas?
Após o fim da guerra, os documentos militares foram armazenados nos Arquivos Militares, mas muitos deles permaneceram ultrassecretos, mesmo para oficiais superiores. Eles incluíam os arquivos produzidos nas proximidades do Comandante-em-Chefe e do Escritório de decifrar códigos, que operava no ramo do Segundo Estado-Maior. Isso se deve ao fato de que os soviéticos não perceberam que os polacos haviam quebrado seus códigos e conheciam o comando do Exército Vermelho. E estes não são apenas relatórios sobre a situação na frente, mas também decisões importantes sobre os planos operacionais, incluindo a Ordem de Bataille. Como resultado, relatórios diários foram preparados sobre as forças soviéticas: seus números, equipamentos e deslocamentos. Em segundo lugar, o monitoramento continuou e não foi abandonado nem mesmo durante a Segunda Guerra Mundial. 

Gen. Marian Kukiel, chefe do Escritório Histórico do Estado-Maior, acima do mapa, 1925-1926
Foto: Arquivos Digitais Nacionais, referência número 3/1/0/7/255/1 )

Enquanto preparava seu trabalho na Batalha de Varsóvia, o general Marian Kukiel, especialista em história militar, chefe do Escritório Histórico do Estado-Maior, não teve acesso a esses materiais. Ele em 1925, publicou uma obra na qual formulou uma ousada tese de que o autor do plano de Batalha de Varsóvia, e mais especificamente o pensamento estratégico da ordem de reagrupamento nº 8358, emitida em 6 de agosto de 1920 pela Divisão do 3º Alto Comando do Exército Polaco para os 4º e 3º Exércitos, não era o Marechal Józef Piłsudski, mas sim o General Tadeusz Rozwadowski.

Isso foi recebido com uma reação dura do Comandante, que havia alertado os pesquisadores da imprensa de que a documentação era enganosa, especialmente porque parte dela havia sido arquivada de forma inadequada. Após o golpe de maio, Kukiel foi afastado do trabalho no escritório histórico e se aposentou, embora uma comissão histórica especial nomeada para investigar as alegações do marechal determinou que o estudioso agiu honestamente, embora seus membros também não tivessem acesso aos documentos restritos.

Em 1927, foi criado o Instituto Histórico Militar, chefiado pelo General Julian Stachiewicz. Um ano depois, ele escreveu uma carta ao presidente do Comitê Histórico da Academia Polaca de Artes e Ciências de Cracóvia, padre Jan Fijałek (Kukiel colaborou com a PAU), no qual apontou duas questões: manuseio impróprio da documentação militar imediatamente após a guerra, colocando descrições ex-post e datas nela, e tirando conclusões erradas de Kukiel. 

O historiador-geral acrescentou à sua obra "Esboço da concentração do 1.º Exército no subúrbio de Varsóvia, desenhado pela mão do Comandante-em-Chefe, provavelmente a 5 ou 6 de agosto", acrescentando que o plano foi elaborado no Estado-Maior. Enquanto isso, Stachiewicz afirmou que o esboço foi feito pelo general Kazimierz Sosnkowski, vice-chefe do Ministério de Assuntos Militares durante a guerra, e o marechal não estava no QG no dia 5 de agosto ou na manhã do dia seguinte. Sosnkowski confirmou esta versão, e deve-se acrescentar que depois do Golpe de Maio, ele não estava nas melhores relações com Piłsudski.

Pensamento estratégico do Comandante em Chefe
Em apoio à tese de que Rozwadowski foi o autor do plano da batalha de Varsóvia, o próprio general costumava ser citado:

"Eu tinha um plano preparado para o Comandante em Chefe, que apresentei em termos gerais na reunião do Conselho de Defesa do Estado em 5 de agosto. Na noite de 5 a 6 de agosto, o comandante-em-chefe, após uma longa e animada discussão comigo, concordou em ordenar uma retirada em direção ao Vístula, com a formação de reservas em direção a Dęblin e o baixo rio Wieprz."

A linha de frente na guerra polaca-bolchevique na véspera da Batalha de Varsóvia
(fig. Halibutt , CC BY-SA 3.0)

Rozwadowski não escreveu diretamente que foi ele quem teve a ideia de uma contra-ofensiva do rio Wieprz, mas lendo sua declaração, pode-se ter essa impressão. Deve-se enfatizar que antes de escrever o artigo, Kukiel fez uma entrevista por carta com o general Rozwadowski, mas o general não se lembrou dos detalhes. Ele deu essa resposta à pergunta fundamental:

" - O conceito de despacho nº 8358 / III foi desenvolvido pelo Sr. General, foi ditado ou a redação foi atribuída a alguém?
- O primeiro conselho editorial foi então apresentado ao Marechal? 

- Resposta: o conceito desta ordem foi apresentado a mim antes do meio-dia em 6 de agosto, e as mudanças nele anotadas pelo coronel [Tadeusz] Piskor foram ordenadas por mim enquanto discutia as ordenanças aparentemente planejadas. " 

Józef Piłsudski, por sua vez, escreveu no ano de 1920, que desenvolveu ele mesmo o conceito da manobra, que pagou com grande esforço:

"Tive de lidar mais com esse fardo quando estava trabalhando por mim mesmo para extrair minhas decisões, não em algum conselho, mas em uma sala solitária no Palácio de Belvedere, na noite de 5 de agosto e à noite de 6. Existe um termo maravilhoso para o maior especialista em alma humana na guerra, Napoleão, que diz que quando começa a tomar uma decisão importante na guerra, ele é como uma menina dando à luz. […]

neste tormento terrível, não consegui suportar mais o absurdo da suposição para a batalha, o absurdo da passividade para a maioria das minhas forças reunidas em Varsóvia. O contra-ataque, em minha opinião, não poderia ser executado a partir de Varsóvia e Modlin. Em todo lugar atinge o inimigo frontalmente, contra suas forças principais, por completo [...] Tendo compilado todos os cálculos várias vezes, decidi duas coisas: retirar para o sul a maior parte de nosso 4º exército e arriscar a cobertura sul, eliminando duas divisões." 



O início da Batalha de Varsóvia (fig. Halibutt , CC BY-SA 3.0)

Além disso, o marechal lembrou o momento da chegada de Rozwadowski:
 
"Quando, na 6ª manhã, o General Rozwadowski me apresentou as ordens, ele entrou em meu escritório com um esboço como outra proposta ou combinação [o primeiro dizia respeito ao ataque de Modlin]. O esboço, na verdade, apresentava uma tentativa de decidir o que fazer com o 4º exército, quando ele teve que recuar para a seção do Vístula sem pontes e sem a possibilidade de cruzar rapidamente esta ampla partição. Neste esboço, o General Rozwadowski tentou usar o movimento retrógrado do 4º exército para concentrá-lo, pelo que me lembro, nas proximidades de Garwolin, no número de várias divisões, e assumindo que o inimigo estava claramente reunindo suas forças, em Varsóvia, atingiu este grupo concentrado ao norte, ou seja, em direção a Varsóvia. 
Rejeitei esse projeto e esse pensamento imediatamente, dizendo que duvido que mesmo a concentração fosse bem-sucedida nessas condições. O inimigo, que tem a vantagem até agora, impedirá facilmente uma mudança de frente e então o grupo concentrador deve fugir para Varsóvia ou - pior ainda - ser lançado em direção ao Vístula, o que pode terminar em um desastre para ele. Também indiquei a ele imediatamente que a maioria do 4º Exército precisava ir mais para o sul para se concentrar ali e contra-atacar."


Batalha de Varsóvia - fase II (desenho Halibutt , CC BY-SA 3.0)

Uma ótima combinação do marechal
A citação acima mostra que foi Piłsudski quem apresentou sua ideia estratégica a Rozwadowski e, em seguida, o instruiu a preparar ordens executivas. A ideia do marechal, que percebeu o vazio operacional do Exército Vermelho, decorrente da divisão de suas frentes pela Polícia, foi totalmente correta. Cortar as bases operacionais da Frente Tukhachev foi a principal pedra angular deste plano. 

Já em julho, o marechal tentou atacar o flanco esquerdo da Frente Ocidental com base na fortaleza de Brest:

O exército de cavalaria de Budyonny foi barrado na Batalha de Brody (29 de julho a 3 de agosto) com a intenção de neutralizá-la, para não ameaçar a retaguarda das divisões polacas [despacho nº 7433 / III de 9 de julho "Diretrizes operacionais para a contraofensiva"]. Esta ação terminou em fracasso devido à impossibilidade de manutenção da linha do rio Bug. Vale a pena acrescentar que o então chefe de gabinete era o General Stanisław Haller (Rozwadowski assumiu esta função apenas em 22-26 de julho). A manobra do rio Wieprz foi uma continuação dessa ideia.

Józef Piłsudski em agosto de 1920
Foto: Arquivos Militares Centrais)

Piłsudski, no entanto, tinha um dilema fundamental que precisava resolver:

"Eu condenei Varsóvia antecipadamente a um papel passivo, para resistir à pressão que foi feita sobre ela. Mas eu não queria associar a grande maioria de minha força ao papel passivo. Quando estava pensando em reduzir o elenco passivo novamente, fiquei preocupado se Varsóvia resistiria".

Nas atas das reuniões do Conselho de Defesa do Estado da tarde do dia 6 de agosto, ficava registrada a afirmação do marechal: “hoje tomei uma decisão muito séria”.

Por sua vez, após a Batalha de Varsóvia, também na reunião do ROP - Movimento de Reconstrução da Polônia, em 27 de agosto, na presença do comando, governo e oficiais franceses, Piłsudski disse:

"O Plano de Rozwadowski foi fundamentalmente alterado por mim."

No apêndice do protocolo ROP intitulado "Relato comum do General Rozwadowski e do Gen. Sosnkowski sobre a gênese da operação Varsóvia 1920 / agosto / ", foi afirmado:

"O comandante em chefe planejou um contrato maior durante as batalhas no rio Bug, mas quando se descobriu que o exército teria que se retirar até o Vístula, ele iniciou o reagrupamento relevante durante essas marchas."

Finalmente, em 15 de agosto, Rozwadowski escreveu a Piłsudski em Dęblin:

"Tenho a impressão geral de que toda a ação está se desenvolvendo muito favoravelmente e que temos condições favoráveis ​​na hora certa, como o Comandante as previu. Até agora, temia que os bolcheviques não nos atacassem com seriedade suficiente para podermos contar com um forte golpe de flanco. Enquanto isso, os eventos perto de Radzymin claramente os encorajaram, e a relutância deliberada de Sikorski também os fez ousar."

"O ataque principal das forças do Sr. Comandante acertará perfeitamente bem, e é melhor que este ataque comece amanhã de manhã, desde que haja um grupo com forças fortemente descansadas. [...] Então aqui também, de acordo com a ordem do Comandante, a implantação já está em andamento. Considero muito afortunada a coordenação das ações do 4º e do 3º Exército [...] O Sr. Comandante preparou perfeitamente o arranjo das ações do 4º Exército com o 1º." 

General Władysław Sikorski com a equipe do 5º Exército durante a Batalha de Varsóvia
Foto: Arquivo Militar Central)

Uma disputa estéril
o Despacho nº 8358 / III, que continha o plano da Batalha de Varsóvia, foi elaborado tecnicamente pelo Estado-Maior, porque essa era a sua função. A tarefa do comandante-chefe não era dar ordens operacionais aos agrupamentos táticos. No exército, o princípio do comando de um homem está em vigor, e cada comandante é responsável por sua unidade subordinada em seu próprio nível. O comandante em chefe, portanto, assumiu a responsabilidade por todo o exército, incluindo a adoção e implementação do plano de contra-ofensiva. Não foi por acaso que Piłsudski nomeou Rozwadowski chefe do Estado-Maior Geral. Em 1922, o marechal preparou um conjunto de opiniões sobre os generais polacos, onde indicou: 

"Cabeça muito capaz e orientada rapidamente. Um homem de grande experiência e inteligência viva. Sem capacidade organizacional ou administrativa. Ele se pareceria com a conhecida figura histórica de Prądzyński, fazendo vários planos um após o outro no local, sem ter personagem para realizar nenhum deles de forma consistente. Ele se ilumina facilmente com qualquer coisa, com cada pensamento, para instantaneamente mudar para outro."

Esta opinião foi confirmada nos relatórios de outros comandantes, incluindo o estado-maior húngaro do coronel Géza Dormándi. Apesar disso, Piłsudski apreciava Rozwadowski porque: 

"foi neste momento difícil para nós que ele fez muito. Escolhi-o como chefe de gabinete, não porque fosse o melhor para o cargo, mas porque era uma exceção feliz e honrada entre a maioria dos generais da época. Ele nunca perdeu sua resiliência, energia e força moral; ele queria acreditar em nossa vitória."

Gen. Tadeusz Rozwadowski 
Foto: Arquivos Digitais Nacionais, número de referência 3/1/0/7/451/1

Por fim, deve-se ressaltar que se menciona com frequência que o General Tadeusz Rozwadowski foi o autor de várias ordens que serviram de base operacional para a manobra sobre o rio Wieprz. É sobre o assim chamado "Instrução Geral de Defesa" de 4 de agosto e "Ordem" com o número fictício 10.000 / III de 8 de agosto.

Na verdade, o primeiro deles era apenas um rascunho do relatório da 3ª Divisão do Alto Comando do Exército Polaco (provavelmente pelo Coronel Tadeusz Piskor), que nem mesmo se referia à contra-ofensiva, e o segundo nunca foi incluído nas comunicações operacionais do NDWP, porque era um manuscrito de Rozwadowski contendo uma variante da ordem no. 8358 / III, e sua implementação dependia das ações do inimigo. 

O marechal assinou e autorizou o general a emitir ordens por conta própria durante a ausência do comandante-em-chefe em Varsóvia, mas ao mesmo tempo "ordenou o general Sosnkowski e o coronel  Piskor a vigiar com muito cuidado o General Rozwadowski para que [ele] não dê nenhum passo nesta área que seja incalculável e tenha consequências”. Ou seja, que o general não deveria mudar as diretrizes do despacho nº 8358 / III, que foi modificado antes, de 10 de agosto, por influência dos integrantes da Missão Militar da França e do General Józef Haller, que insistia no fortalecimento da ala Norte do exército polaco, conforme previsto no despacho 10 000 / III. Portanto, não foi o resultado da iniciativa de Rozwadowski. 

A mudança (em parte politicamente) forçada encontrou a desaprovação do marechal, pois este acreditava na altura que ela "contradizia a lógica e todas as boas leis da guerra", enfraquecendo a Frente Central, preparada para uma contra-ofensiva.

Essa crítica, no fim das contas, foi exagerada, à medida que o fortalecido 5º Exército cumpria sua tarefa, empurrando os soviéticos para trás do rio Wkra. Piłsudski, indo a cidade de Puławy para assumir o comando do grupo de manobra, entregou ao Primeiro Ministro Witos sua renúncia, prevendo em caso de derrota que a Entente exigiria sua renúncia. Witos escondeu o documento em um cofre. 

Bibliografia
- CAW-WBH, ref. I.400.3458.
- BAŃBOR, Jan, Maneuver from the Wieprz River, "Rocznik Mińsko-Mazowiecki", vol. VII, 2001, pp. 58-80.
- Batalha de Varsóvia, vol. 2, Bitwa nad Wisłą, 7.VII - 12.VIII.1920 , ks. 1, parte 1, Editora Militar Principal, Varsóvia, 1939.
- Batalha de Varsóvia, vol. 2, Batalha do Rio Vístula, 7 de agosto - 12 de agosto de 1920 , ks. 1, parte 2, Documentos, Editora Militar Principal, Varsóvia, 1939.
- DAVIES, Norman, White Eagle, Red Star. A Guerra Polaco-Bolchevique 1919-1920, Znak, Cracóvia 1998.
- GARLICKI Andrzej, Józef Piłsudski 1867-1935, Czytelnik, Varsóvia 1990. Tadeusz Krząstek, Conceitos e planos da contra-ofensiva polaca contra a Frente Ocidental por Mikhail Tukhachevski em 1920, "Rocznik Mińsko-Mazowiecki", vol. 7 (2001), pp. 9–31.
- NIEWĘGŁOWSKA, Facts and Myths in the Polish-Russian War of 1919-1921 , [in:] Da Batalha de Varsóvia ao Tratado de Riga, ed. Tadeusz Skoczek, Museu da História do Movimento do Povo Polaco - Museu da Independência, Varsóvia 2014.
- NOWIK Grzegorz, antes do "Enigma" ser quebrado ... Inteligência de rádio polaca durante a guerra com a Rússia bolchevique 1919-1920, vol. 2, RYTM, Varsóvia 2010.
- EIECZMKOWSKI Janusz, The Battle of Warsaw 1920, Mazowiecki Centre for Scientific Research, Warsaw 1990.
- idem, Józef Piłsudski. Wódz i político, MON Publishing House, Varsóvia 2007.
- Por independência e fronteiras. Anúncios da 3ª Divisão do Comando Supremo do Exército Polaco 1919-1921, ed. Marek Jabłonowski, Adam Koseski, Universidade de Varsóvia. Faculdade de Jornalismo e Ciência Política - Pułtusk University of Humanities, Warsaw-Pułtusk 1999.
- PIŁSUDSKI Józef, 1920 , [em:] Collective Pisma. Józef Piłsudski, introdução Józef Moszczeński, vol. 7, Instituto Józef Piłsudski, Varsóvia 1937.
- Índice de autoridades Militar 1918 - 1921, os deputados Militar Escritório histórico, Varsóvia 1936. 
- STAWECKI Piotr, General Marian Kukiel como chefe do Bureau Histórico do Estado-Maior Geral e seu conflito com o Marechal Józef Piłsudski em 1925, Przegląd Historyczny, 78 (1987), no. 3, pp. 493–516. 
- Generais polacos na opinião do Marechal Piłsudski, introdução de Andrzej Czesław Żak, CAW Publishing House, Varsóvia 2012.
- STRYCHALSKI Jerzy Strychalski, A disputa sobre a autoria do plano da Batalha de Varsóvia de 1920, "Military Historical Review", 35 (1990), no. 1-2, pp. 3-40.
- TARCZYŃSKI Marek, Milagre no Vístula. Bitwa warszawska 1920, Publishing Institute of Trade Unions, Varsóvia 1990.
- Bolesław Waligóra, Bój nos arredores de Varsóvia em agosto de 1920, Oświęcim 2015.
- WYIEŻSKI Lech, The Battle on the Outskirts of Warsaw (agosto 13-25, 1920) - Facts, Myths, Interpretations , "Szkice Podlaskie", No. 9 (2001), pp. 105-122.
- idem, The Warsaw Operation August 1920 , Bellona, ​​Warsaw 2005. 

Texto: Maciej A. Pieńkowski
Tradução e adaptação para o português: Ulisses Iarochinski

Nenhum comentário: