quinta-feira, 20 de agosto de 2020

A Polônia dos pintores polacos de origem judaica

Os judeus viveram na Polônia por mil anos. Criaram uma comunidade e uma cultura vibrantes que foram tragicamente interrompidas pela Segunda Guerra Mundial.
  
Judeus Orando na Sinagoga no Dia da Expiação' por Maurycy Gottlieb, 1878,
foto: Wikimedia Commons

O artista por trás dessa pintura, Maurycy Gottlieb, é descrito como "o representante mais proeminente da cultura judaica", na Polônia, na segunda metade do século XIX. O imensamente talentoso Gottlieb nasceu em 1856, na cidade de Drohobycz, (hoje na Ucrânia) e estudou com o célebre pintor histórico Jan Matejko. Apesar de ter morrido com apenas 23 anos - devido a complicações após uma cirurgia na garganta - Gottlieb tornou-se um dos pintores mais importantes da Polônia, conhecido por suas referências estilísticas a Rembrandt e profundo interesse pela história e cultura judaica.

A pintura de 1878 Żydzi w Bożnicy (Judeus orando na sinagoga no Dia da Expiação) está entre as obras mais conhecidas de Gottlieb. Mostra um grupo de fiéis em uma sinagoga durante o feriado de Yom Kippur, que é "o dia da expiação e jejum, considerado o mais sagrado e o mais solene dia do ano no calendário judaico", de acordo com o Instituto Histórico Judaico.

Diz-se que a obra impressionante de Gottlieb mostra o interior da sinagoga, não mais lá, em sua cidade natal. Muitas das figuras masculinas na pintura usam talit ou xales de oração tradicionais. Curiosamente, o artista se retratou entre os personagens aqui, e mais de uma vez: 
  
" O próprio Maurycy está de pé, em um talit colorido de aparência exótica, com a cabeça na mão. À esquerda, temos o artista ainda menino, usando um medalhão com suas iniciais escritas em hebraico. Na extrema direita está uma jovem figura masculina, talvez novamente Maurycy, lendo o livro de orações ao lado de um homem que bem poderia ser seu pai." 
"Do livro de 2002 'Pintando um Povo: Maurycy Gottlieb e a Arte Judaica' de Ezra Mendelsohn, publicado pela UPNE."

'Sucot' por Leopold Pilichowski

'Sukkot' por Leopold Pilichowski, 1894-1895, foto: Wikimedia Commons

Pouco depois do Yom Kippur, que ocorre no outono, os judeus religiosos celebram o feriado de uma semana de Sucot. Eles comemoram a jornada de 40 anos dos israelitas pelo deserto, que os trouxe do Egito para a Terra Prometida.

O feriado tem como tema Sukkot, uma pintura criada por Leopold Pilichowski entre os anos de 1894 e 1895. Pilichowski, um importante artista polaco de origem judaica, nasceu em 1869 na vila de Rzeczyca, perto da cidade de Sieradz, e estudou pintura com o aclamado pintor realista Wojciech Gerson. Pilichowski se tornou também um pintor realista, que frequentemente empregava temas judaicos em sua arte.

Na época da criação de Sucot, Pilichowski morava em Łódź , então é muito provável que esta esplêndida pintura mostre uma cena daquela cidade. Na obra, pode-se ver um grupo de homens em uma sinagoga. O da esquerda está examinando um lulav ou um buquê festivo tradicional composto por folhas de palmeira, brotos de salgueiro e murta, que é agitado durante certas orações de Sucot. No centro da pintura, pode-e contemplar um adorador segurando um etrog ou uma fruta semelhante a um limão, que também é agitado (ou segurado) durante as cerimônias de Sucot. 


'Bênção da Lua Nova' por Artur Markowicz

'Bênção da Lua Nova' por Artur Markowicz, 1933, foto: Wikimedia Commons

Esta bela peça mostra outra cerimônia judaica:
"Uma bênção de agradecimento (oração) pelo reaparecimento da lua no céu. Pode-se dizer, a partir da terceira noite após o aparecimento da lua [...] até ficar cheia. [...] A bênção é geralmente dita no final do Shabat, após as orações da noite (maariv), ao ar livre, por exemplo em frente à sinagoga, quando a lua está claramente visível."  (Citado do site do Instituto Histórico Judaico, trad. MK) 

Poświęcenie Nowiu Księżyca (Bênção da Lua Nova) foi criada pelo famoso pintor Artur Markowicz em 1933. O artista nasceu, em 1872, na cidade de Podgórze (que se tornou parte de Cracóvia em 1915) e estudou com Jan Matejko. Markowicz viveu em Cracóvia por muitos anos, muitas vezes retratando seus habitantes polacos de origem judaica. A obra de arte em questão pode muito bem mostrar uma cena da cidade ou de sua área.

Markowicz é especialmente valorizado por seu uso habilidoso de cores. Em Blessing of the New Moon, ele contrastou de forma fabulosa o preto das vestes das figuras retratadas com o azul da noite envolvendo toda a cena.

'The Final Hour of Rabbi Eleazar' por Jankiel Adler

'The Final Hour of Rabbi Eleazar' por Jankiel Adler, 1918-1920,
foto: cortesia de Muzeum Sztuki em Łódź

Esta obra de arte intrigante foi criada pelo excepcional pintor Jankiel Adler, que nasceu em 1895 na cidade de Tuszyn. Ao longo dos anos, o estilo de pintura de Adler evoluiu, mudando do expressionismo para o cubismo e, mais tarde, para o abstracionismo. A pintura aqui, criada entre os anos 1918 e 1920, numa época em que o artista fazia uso do expressionismo e era fascinado pelo misticismo hassídico e pelo folclore judaico.

Ostatnia Godzina Rabiego Eleazara (A hora final do rabino Eleazar) mostra o momento da morte de um rabino cercado por sua família. Suas figuras alongadas e efêmeras parecem fazer referência às obras de El Greco.

"O caráter espiritual da cena é transmitido pelos olhos semicerrados dos personagens. As faces são mostradas esquematicamente. Atrás do rabino um anjo da morte aguarda o momento certo para levá-lo para o outro lado; podemos ver o anjo dando o beijo final no rabino, antes de levá-lo ao trono do Criador. Na tradição judaica, os anjos acompanham cada pessoa durante toda a sua jornada terrena. Eles são um sinal da presença diária de Deus perto do homem. [...] O chamado deles é cumprir os mandamentos de Deus." Da descrição polaca de 'The Final Hour of Rabbi Eleazar', trad. MK

A pintura fazia parte da coleção de Muzeum Sztuki em Łódź, mas foi roubada de lá em 1981 e está desaparecida desde então.

'Família Judaica Fazendo Brinquedos' por Mojżesz Rynecki

'Jewish Family Making Toys' por Mojżesz Rynecki, sem data,
foto: Wikimedia Commons

Religião e espiritualidade eram tópicos importantes para os pintores polacos de origem judaica, mas também o era a vida secular. Esta encantadora pintura, cuja data exata de criação é desconhecida (acredita-se que seja antes de 1939), mostra uma família fazendo brinquedos juntos no que parece ser sua casa. Os brinquedos fabricados muito provavelmente serão colocados à venda na loja da família ou na barraca do mercado.

Rodzina Żydowska Robiąca Zabawki (brinquedos para a família judaica) foi feito por Mojżesz Rynecki, um pintor reconhecido nascido em 1881 na cidade de Międzyrzec Podlaski. Rynecki estudou na Academia de Belas Artes de Varsóvia e muitas vezes pintou cenas de gênero mostrando a vida cotidiana das comunidades judaicas polacas. Freqüentemente, ele retratava pessoas no trabalho, em paisagens urbanas ou em casa (embora se deva acrescentar que também empregou temas religiosos).

"Suas obras são caracterizadas por esquemas de cores vivas e vivas, contornos lineares fortes, deformações e expressões das figuras muitas vezes retratadas de forma quase caricatural." Do site do Instituto Histórico Judaico, trad. MK


Infelizmente, Rynecki foi assassinado, em 1943, no campo de extermínio nazista alemão de Majdanek

'Rua Fiddler' por Herszel Danielewicz

'Street Fiddler' por Herszel Danielewicz (Harry Daniels), sem data, 
foto: Instituto Histórico Judaico

A vida cotidiana também é mostrada nesta obra pelo valorizado ilustrador e pintor Herszel Danielewicz. Parte de uma série de litografias sem data intitulada Z Dawnego Życia Żydów (Da Vida Passada dos Judeus), retrata maravilhosamente uma performance de rua dada por um músico folclórico itinerante. Os curiosos aldeões se reúnem ao seu redor para testemunhar sua atuação.

Danielewicz nasceu na aldeia de Koło perto de Łódź em 1882 e cresceu lá. Sua arte, que foi descrita como realista e social, muitas vezes retratou a vida da comunidade judaica polaca em sua aldeia natal . É bem provável que a cena mostrada em Uliczny Skrzypek (rua Fiddler) se passe em Koło. Em 1939, Danielewicz mudou-se para a América, onde se tornou conhecido pelo nome inglês Harry Daniels.

'Dybbuk' por Henryk Berlewi


'Dybbuk (Chonon & Lea)' por Henryk Berlewi, 1920,foto: polswissart.Aqui está uma obra de arte que aponta para uma parte importante da vida artística judaica polaca antes da guerra. Em 1920, o Elizeum Theatre, em Varsóvia, sediou a estreia mundial da peça The Dybbuk, ou Between Two Worlds, escrita pelo dramaturgo polaco de origem judaica Szymon Anski. Encenada em iídiche, a peça se tornou extremamente popular entre o público de origem judaica e foi traduzida para outras línguas e apresentada no exterior. 

Depois de saber que sua amada foi prometida a outro homem, Chonon morre atingido por uma força sobrenatural. Acontece, porém, que ele aparece no casamento de Lea e entra em seu corpo como um dybbuk - um demônio do folclore.

" O amante indignado assume o controle do corpo da garota; um tsaddik de Miropol tenta expulsá-lo. Ele consegue, mas acontece que o destino de Lea e Chonon já havia sido selado antes de seu nascimento por um acordo entre seus pais. Os homens decidiram que, se algum dia gerassem um menino e uma menina, os filhos se casariam. Eventualmente, o dybbuk de Chonon assume o corpo de Lea novamente. Ela morre e se junta ao seu ente querido na vida após a morte."  (Citado em 'Dybuk - Metafora Polsko-Żydowskiej Pamięci' em histmag.org, trad. MK)

A litografia Dybuk (Chonon i Lea), cujo título simplesmente significa 'Dybbuk (Chonon & Lea)', foi criada, em 1920, pelo renomado pintor e crítico de arte Henryk Berlewi como um pôster da peça citada. Berlewi nasceu, em 1894, em Varsóvia, e estudou na Academia de Belas Artes local. Seu magnífico pôster mostrando os principais personagens da peça de Anski testemunha seu fascínio inicial pelo expressionismo e Marc Chagall. Mais tarde, em sua carreira artística, Berlewi se voltou para a vanguarda.

'Art Colony of Kazimierz Dolny' por Chaim Goldberg

'Art Colony of Kazimierz Dolny' por Chaim Goldberg, 1974, foto: chaimgoldberg.com

Finalmente, temos uma pintura colorida que também se refere à vida artística judaica polaca na Polônia entre as guerras. Mostra a pitoresca cidade de Kazimierz Dolny, que nos tempos anteriores à guerra era um shtetl, ou seja, a cidade natal de uma grande comunidade judaica. Devido à sua arquitetura encantadora e arredores naturais, a cidade se tornou um destino popular para pintores do pré-guerra, incluindo muitos artistas polacos de origem judaica. A cidade ganhou a reputação de colônia de arte; o escritor Jacob Glatstein, que veio da América para Kazmierz Dolny em 1934, escreveu em seu livro When Yash Set Out : 'Em Kazimierz, cada terceira pessoa é um pintor.'

A atmosfera da cidade como um paraíso para pintores é o tema da Art Colony of Kazimierz Dolny de 1974, do eminente pintor e escultor Chaim Goldberg. Goldberg nasceu em Kazimierz, em 1917, e estudou na Academia de Belas Artes de Varsóvia. Ele frequentemente retratou sua cidade natal em suas pinturas, mesmo depois de deixar a Polônia, em 1955, para viver em Israel e mais tarde na América. A pintura é executada em um estilo expressivo que mostra a atenção de Goldberg aos detalhes.

Fonte: culture.pl
Texto: Marek Kępa
Tradução e adaptação para o português: Ulisses Iarochinski

Nenhum comentário: