sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Lapa: casa de polaco não é tombada

Esta casa de tábua de madeira, na cidade da Lapa, considerada o berço dos heróis do Paraná não é tombada. Interessante notar que as demais construções da cidade histórica da Lapa, onde participaram na defesa da sitiada cidade inclusive imigrantes polacos, são em sua maioria tombadas pelo patrimônio público. O casario restaurado e conservado é todo em alvenaria (e/ou taipa, ou estuque) em estilo português.
Como já citei aqui neste blog, este tipo de casa de madeira da foto, entretanto não tem nada de influência portuguesa, mas sim uma legado dos polacos imigrantes da região Leste da Polônia, mais precisamente dos arredores das cidades de Lublin, Zamość, Chełm, Łuków, Biała Podlaska, Wojcieszków, Koch e Garwolin. As casas de troncos, por sua vez também existentes nos munícipos vizinhos da Lapa, como Contenda, Araucária e São José dos Pinhais, sãooriginárias das regiões das antigas Galícia e Silésia, onde estão Jarosław, Rzeszów, Krośno, Nowy Sącz, Zakopane, Bielsko Biała, Oświęcin, Cracovia, Katowice e Gliwice.
Já o casario lapeano mais tradicional como a foto abaixo nos remete a Vila Real de Trás os Montes, Caldas da Rainha, Braga, Viana do Castelo, Beja, Aveiro e Óbidos, em Portugal.

Nenhum comentário: