domingo, 18 de maio de 2008

Guarapuava no Wawel


Com a volta da Polônia ao mapa da Europa em 1918, depois de 127 anos de ocupação estrangeira, muita coisa teve que ser reconstruída. Uma delas, foi o Castelo de Wawel, em Cracóvia, sede do grande Reino Polônia-Lituânia dos séculos 14 e 15 e que tinha sido desfigurado pela ocupação Austro-húngara.
Como o recém Estado não tinha dinheiro suficiente, foi realizada uma campanha internacional para angariar fundos para a restauração do Castelo e da Catedral de Wawel. Muitos que haviam emigrado e viviam naquele tempo, na França, Rússia, Estados Unidos e Paraná colaboraram.
Assim, em retribuição ao gesto, os restauradores colocaram na muralha ao lado da rampa que sobe da cidade velha ao portão do Castelo, várias placas com os nomes dos contribuintes... e adivinha: logo no início está lá uma placa em granito branco: Władzysław Kamiński - Guarapuava Parana Brazylia 1922.
Sim o guarapuavano "Ladislau" precursor dos Kaminski da cidade mandou dinheiro para reconstruir o "Panteão Nacional" da Polônia.
Creio que nem os Kaminski de Guarapuava sabem disto... Lá na cidade do ventos frios do Paraná há o famoso Hotel Kaminski, bem no centro da cidade. Guarapuava, pois, também é terra de polacos.

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Jarosinski

Muito obrigado pela matéria, fiz a polacada de Guarapuava ficar sabendo da placa.

Somos muito orgulhosos de nossas raízes polacas.

Nosso Avô Felix Kaminski era irmão de Ladislau e teve 14 filhos aqui em Guarapuava, hoje somos mais de 400.

Um abraço e fiquei muito tocado com a matéria.

Um abraço


Leandro Kaminski
lesika@bol.com.br

Unknown disse...

sou lauri kaminski o l3º filho de Felix kaminski e gostaria de saber endereço de parentes na polonia e EUA, as ultimas notícias que tinha sobre eles , que alguém era funcionário da kodak em Rochester e como tenho uma filhota que quer fazer intercambio nesse pais, para mim seria interessante contatar com eles. Moro em Guarapuava, sou filho do Félix Kaminski, sobrinho do Ladislau. (Eroni é minha esposa)
Um Abraço e sucesso na conclusão do doutorado,
Lauri Kaminski