terça-feira, 6 de maio de 2008

Trem da Comemoração chega a Auschwitz

Cartaz do trem-exposição
O “Train of Commemoration”, que começou sua viagem em 8 de Novembro de 2007, em Frankfurt e já percorreu 3.000 km e passou por 20 estações de trem na Alemanha finalmente vai chegar a seu destino, nesta quinta-feira, 8 de maio: Auschwitz. O campo de concentração e extermínio Alemão Nazista localizado na cidade de Oświęcim, a 65 km de Cracóvia é na verdade um complexo de 4 campos, I,II,III IV. O maior deles, o II, fica na cidade vizinha de Brzezinka e é conhecido também pelo nome em alemão Birkenau. Nele, além das ruínas de 3 câmaras de gás-crematório, estão alguns dos barracões em tijolos e madeira utilizados como prisões, a estação final da morte e o monumento às vitimas do Holocausto.
O trem de época é movido por uma locomotiva do ano de 1921
O "Trem da Comemoração" para muitas crianças da Europa sob ocupação alemã-nazista foram as últimas estações de trem de suas vidas. Mais de um milhão de crianças e adolescentes de toda a Europa foram transportadas para os campos de concentração e extermínio através das estradas de ferro alemãs. Crianças e famílias judias, crianças Sinti e Roms (Ciganos dos países balcânicos/Américas e aqueles ciganos da Alemanha, França e Itália) e oponentes dos Nazistas. Na verdade, o "Trem da comemoração" é uma exibição-exposição itinerante, que mostra e recorda as biografias das crianças vítimas da Noruega, Bélgica, Holanda, França, Itália, Grécia, Polônia e a União Soviética. Também é uma forma de comemorar a ajuda organizada pelas forças aliadas anti-Nazistas, no transporte de crianças para a Grã-Bretanha que salvou as vidas de aproximadamente 10.000 crianças e jovens.
Selma Meerbaum-Eisinger e uma amiga
O "Trem da Comemoração" é uma iniciativa de comitês privados na Alemanha que desejam inspirar a todos a se posicionar contra o ódio racial, o extremismo da ala direitista e da megalomania nacionalista. Inicialmente pediram apoio da maior coimpanhia de estradas de ferro da Europa, a Bahn AG alemã, no sentido de apoiar a exibição itinerante em estações de trem da Alemanha. Além de solicitar ajuda prática ao Ministério dos Transporte da Alemanha, em Berlim. Estes comitês de cidadãos responsáveis pela iniciativa arrecadaram 250,000 Euros através de doações. O Ministério alemão para Transporte, responsável pelo rede de estradas de ferro, contudo, recusou todo apoio financeiro por razões legais. Os comitês conseguiram identificar 12.089 crianças alemães que foram deportadas.
O "Pociąg wspomnień" passou desde sua partida em Hesse - Frankfurt, Darmstadt, Mannheim, Karlsruhe, Stuttgart, Saarbrücken, Fulda, Goettingen, Hannover, Braunschweig, Gotha, Erfurt, Weimar, Leipzig entre outras cidades. Nestes quase seis meses de viagem o trem recebeu mais de 16 mil visitantes por onde passou.
Nos últimos dias o trem passou pelas últimas cidades alemãs de Bautzen e Görlitz, entrando em território polaco através da cidade de Zgorzelec, Wrocław amanhã, dia 7 de maio... e finalmente chega em Oświęcim-Auschwitz na quinta-feira, às 14 horas. Retorna a Alemanha dia 10 de maio.

Filme "Zug der Erinnerung" convidando para visitar o trem divulgado na Alemanha:

Nenhum comentário: