terça-feira, 6 de maio de 2008

Fórmula 1 em Cracóvia


As excelentes atuações do piloto cracoviano Robert Kubica (cubitssa) tem voltado os olhos dos aficcionados pela Fórmula 1 para a Polônia. No momento, ele é o terceiro na classificação geral do campeonato de 2008, ficando atrás apenas do atual campeão ferrarista Kimi Häikkönen e da sensação do ano passado Lewis Hamilton. Não venceu ainda um grande prêmio, mas sua equipe a BMW, que já foi campeã com o brasileiro Nelson Piquet, está numa ascensão técnica muito grande, o que faz prever um futuro de conquistas para o polaco voador. Embora alguns jornalistas aqui na Polônia, digam que ele não seria o primeiro piloto polaco na categoria, já que antes dele o bicampeão brasileiro, Emerson Fittipaldi, filho da polaca de nascimento, Jusy Wojciechowska, seria o primeiro grande polaco da Fórmula1.
E na Polônia o sucesso de Kubica tem feito alguns pensarem em promover uma das provas do campeonato mais caro do mundo em Cracóvia. A Inter Projekt Group anunciou que em Pasternik, local a 10 km do centro da cidade, 1700 metros do aeroporto internacional e a 8 km da Auto-estrada A4 tem planos para construir um autódromo que estaria pronto para sediar o Grand Prix of Poland dentro de dois anos.
Segundo os representantes da empresa, Cracóvia reúne todas as condições para sediar o evento, não só por ser a terra natal do piloto Robert Kubica, mas por sua infra-estrutura turística, rede hoteleira e ter se transformado nos últimos dois anos no terceiro destino turístico da Europa depois de Paris e Roma.
Para tanto, além do investimento será preciso sensibilizar a FIA-Federação Internacional de Automobilismo e os poderosos dirigentes da Fórmula 1.
Entre algumas das realizações da Inter Projekt Group está o projeto e construção do Centro Comercial Carrefour Zakopianka, em Cracóvia; Centro Comercial Ahold & Allkauf, em Radom; Hipermercado Makro, na Ucrânia; Condomínio Osiedle Mieszkaniowe, em Cracóvia; Salão de Automóvel Toyota e Renault, em cidades da Polônia; e Wioska Wakacyjna Grand Canaries nas Ilhas Canárias, na Espanha.

Nenhum comentário: