terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sikorski: herói exumado


Hoje, no Panteão Nacional, na Catedral do Castelo de Wawel, em Cracóvia, especialistas e peritos começam trabalho de exumação de um dos heróis contemporâneos da Polônia. A tumba do general polaco Władysław Sikorski (vuadissuaf sicorsqui - em português Ladislau) será aberta ainda pela manhã.
A exumação vai tentar responder qual foi realmente a casa de morte do comandante das forças armadas polacas durante a Segunda Guerra Mundial. O General Sikorski foi morreu, segundo as versões conhecidas até hoje, poucos minutos depois de seu avião explodir no Estreito de Gibraltar.
O sarcófago se encontra na cripta Leonardo desde 15 anos atrás, quando os britãnicos devolveram o corpo do general a Polônia. O resultado das análises ainda vai demorar algumas semanas para ser divulgado. Até lá, o que todos sabem é que Sikorski morreu, no dia 4 de julho de 1943, na possessão britânica às margens do Mar Mediterrâneo num acidente aéreo.
Os especialistas irão analisar o código genético DNA para saber se realmente o corpo que voltou a Polõnia em 1943 é realmente do general polaco.



Foto no jardim interno do famoso endereço da Downing Street nr 10 em Londres: ministro britânico das relações extreiores lord Edward Halifax, o primeiro-ministro e marechal polaco Władysław Sikorski, o primeiro-miistro da Grã-Bretanha Winston Churchill e o chefe da dimplomacia polaca August Zaleski.

Władysław Sikorski, que nasceu Tuszów Narodowy, em 1881,  foi militar e político dos mais importantes das história da Polônia. Ainda como oficial do exército invasor austríaco trabalhou junto com Józef Piłsudski. Em 1917 ao fim da primeira guerra mundial acabou em crise com Piłsudski, pois este não queria que a legião polaca ficasse sob as ordens do rei Wilhelm II. Em 1920,  Sikorski surpreendeu as forças bolcheviques russas, que esperavam um vitória fácil contra a Polônia. Na Batalha de Varsóvia, Sikorski derrotou os russos.
Com o retorno da Polônia no mapa da Europa, Sikorski ocupou vários postos de governo, inclusive o de primeiro-ministro entre de 1922 a 1923 e ministro da defesa de 1923 a 1924. Com o golpe de estado de Piłsudski em 1926, o general perdeu a confiança dos pares de governo. Antes de explodir a segunda guerra mundial em 1939 estava na oposição do regime. Mas acabou por se tornar novamente o primeiro-ministro do Governo da Polônia no exílio e comandante em chefe das Forças Armadas polacas.
Em abril de 1943, o ditador soviético Iósif Stalin rompeu as relações soviético-polacas depois de uma petição de Sikorski de que la Cruz Vermelha Internacional investigasse o masacre de Katyn. Meses depois, em julho de 1943, Sikorski morreu num acidente aéreo logo depois de levantar vôo do aeroporto militar de Gibraltar. Às 22 horas daquela noite, o avião percorreu os 1650 metros da pista com 17 ocupantes a bordo e se elevou a 690 metros de altura. Tudo parecia ir bem, súbito o avião perdeu altitude de forma brusca e o piloto apenas teve tempo de desligar os os motores antes do avião bater nas águas do mar. Lanchas de salvamento conseguiram resgatar três corpos; dois deles eram o cadáver do general Sikorski e o chefe do Estado Maior, Klimecki. O terceiro era o piloto Prchal, ainda vivo.  Nos dias seguintes foram encontrados os demais corpos, menos o de Sofia Sikorski,  o do segundo piloto e do "senhor Pinder". Apenas o piloto que sobreviveu usava colete salva-vidas.

Nenhum comentário: