quinta-feira, 3 de junho de 2010

Folle Journée Chopin no Rio


Começa hoje o Rio Folle Journée, o festival que anualmente acontece nas salas de concerto do Rio, com atrações do mundo da música clássica. Esta quarta edição é dedicada a Chopin, já que em 2010 se celebra o bicentenário de seu nascimento. Sua extraordinária obra para piano será integralmente executada em 14 concertos; em outros 19, artistas daqui e estrangeiros executarão peças de outros autores, entre eles brasileiros que se deixaram tocar pelo romantismo de Chopin, como Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Francisco Mignone e Tom Jobim.

De Schuman, contemporâneo do compositor polaco, de carreira francesa, que viveu apenas 39 anos, a Sinfonia n.º 4 em Ré Menor Op 120 será tocada hoje, às 20h30, pela Orquestra Petrobras Sinfônica, sob regência de seu maestro, Isaac Karabtchevsky.

Nelson Freire, para quem "o trabalho com a música de Chopin dura a vida inteira", já que é "uma eterna descoberta", conforme o próprio escreveu no jornal O Estado de S. Paulo no início do ano, interpreta seu Concerto n.º 2 para Piano e Orquestra em Fá Menor Op. 21
Os pianistas Anne Quéffélec, Abdel el Bacha, Iddo Bar-Shai, Momo Kodma e Philippe Giusiano se revezarão até domingo apresentando toda a obra para piano, os noturnos, sonatas, mazurcas e valsas, em ordem cronológica. As composições para outros instrumentos são em número pequeno.
Os cinco já fizeram o mesmo programa em Nantes, cidade natal do Folle Journée - por lá, o festival, criado pelo produtor cultural René Martin, é montado há 15 anos. Eles também já passaram por eventos em Bilbao, na Espanha, Tóquio e Kanasawa, no Japão.
Outros solistas convidados são Arthur Moreira Lima, Eduardo Monteiro e Ronaldo Rolim. Os concertos serão realizados no Teatro Municipal, recém-reaberto, em seu pequeno teatro do prédio anexo, no Teatro João Caetano, no Auditório do BNDES e num espaço da Uni-Rio. Toda a programação, preços e endereços estão em http://www.riofollejournee.com/.

Intérpretes














Abdel El Bacha
Alexandre Dias
Anne Quéffélec
Arthur Moreira Lima
Eduardo Monteiro
Escola Portátil de Música
Flávio Augusto
Iddo Bar-Shaï
Isaac Karabtchevsky
José Miguel Wisnik
Jose Staneck
Marcos Arakaki
Miguel Rosselini
Momo Kodama
Monica Salmaso
Nelson Freire
OPES
OSB Jovem
Philippe Giusiano
Quarteto Maogani
Ronaldo Rolim
Sexteto Mauricio Carrilho
Sylvia Thereza
Trio Terno Carioca

fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: