Ao final da audição, esperei na fila de autógrafos para dizer ao artista:
Pan jest masakra na pianinie. Gratuluję! Brawo!
Po portugalsku: "o senhor abusa do piano".
Ele não entendeu, evidentemente, então disse: Pan nadużycie fortepian.
Estou falando do pianista Artur Dutkiewicz, que pela primeira vez tocou no Brasil, na noite de ontem, na Capela Santa Maria, em Curitiba, em comemoração ao 3 de maio - dia da Constituição da Polônia.
A sala de concertos lotou e não apenas com descendentes de polacos, mas também de curitibanos de outras etnias.
O próximo concerto é em Brasília ainda esta semana.
Dutkiewicz é simplesmente um dos maiores pianistas jazzistas da Europa.
Aqui uma pequena amostra do talento desse virtuoso, que confessou que quando começou a aprender a tocar com uma professora idosa, num castelo da Polônia, ele aproveitava para improvisar na lição, por não se lembrar corretamente dos acordes e toques ensinados. Mas isso só quando, a professora cochilava, naqueles momentos:
Ditkiewicz interpreta "Woodoo Child" de J. Hendrix
Um comentário:
Jarosiński, nada sobre as eleições na Polônia do dia 10 de maio de 2015??? A Polônia irá realizar eleições no próximo dia 10 de maio, perto das comemorações do fim da Segunda Guerra Mundial no país. O atual presidente Bronislaw Komorowski lidera as pesquisas de opinião, e enfrentará, entre os candidatos, a ex-apresentadora de TV Magdalena Ogórek e a primeira candidata transgênero do país, Anna Grodzka. A candidatura de Ogórek é vista como uma jogada da Aliança Democrática de Esquerda, cujo poder vem diminuindo. Críticos afirmam que ela só foi escolhida por sua beleza.
Já Grodzka chocou o segundo maior país católico do mundo em 2011, ao se eleger a primeira parlamentar transgênero da Polônia. Ela mudou de sexo em 2010, quando se chamava Krzysztof Bęgowski. Fonte: http://www.parana-online.com.br/editoria/mundo/news/857614/?noticia=POLONIA+REALIZA+ELEICAO+PRESIDENCIAL+EM+10+DE+MAIO
Postar um comentário