terça-feira, 13 de novembro de 2018

Cultura polaca no Uruguai

Não! Não existiu apenas o famoso goleiro Mazurkiewicz de polaco no Uruguai. Embora Ladislao Mazurkiewicz Iglesias tenho sido, um dos polacos mais famosos do mundo, por sua atuação no Mundial 70 do México, a quantidade de imigrantes da Polônia que chegaram a antiga Província Cisplatina é imensa.


O Governo do Uruguai declarou há poucos dias no âmbito das comemorações centenário da restauração da independência da Polônia a grande contribuição de imigrantes polacos para a cultura do país sul-americano.

A ministra da cultura e educação do Uruguai, María Julia Muñoz, recordou ainda os principais marcos na história do país europeu. Durante um evento, organizado pela Sociedade Polaca Marechal Józef Pilsudski para festejar 100º aniversário da restauração da independência da Polônia, ocorrida em 1918, a ministra destacou a importância da contribuição que fizeram para sociedade uruguaia, os migrantes polacos.

Muñoz explicou que, embora não se saiba muito sobre as histórias de vida dos polacos que chegaram no Uruguai entre a segunda metade do século XIX e início do século XX, as histórias de alguns são particularmente lembradas porque "os destinos foram fortemente unidos entre o polaco e o uruguaio".

A ministra Muñoz exemplificado especificamente com o caso das irmãs Paulina e Luisa Luisi Janicki, filhas de pai italiano e mãe polaca e cujos avós maternos foram exilados na França e na Argentina antes de se instalar em Montevidéu em 1887.

"Os Luisi Janicki eram uma família de trabalhadores e educadores de pensamento muito liberal para a época. As filhas cresceram em uma atmosfera de liberdade e rebeldia, todas estudaram magistério  e vários cursos universitários", disse Muñoz.

"Luisa era um jornalista, crítica literária e poeta (...) Paulina foi a primeira mulher uruguaia que obteve o título de doutor em medicina em 1908 e dedicou muita atenção ao estudo da influência das condições sociais e de trabalho sobre a saúde das pessoas uruguaias", acrescentou.

Nesse sentido, a ministra salientou que os uruguaios devem agradecer muito ao povo polaco por sua contribuição no ensino e na cultura uruguaia.

"Nós temos que dizer obrigado por terem vindo para nossas terras, graças por nos ensinar que os países antigos trouxeram para nós a sua cultura, sua arte, sua vocação científica e graças a eles por manter suas tradições, porque nos fazem ter uma visão mais ampla dos problemas mundiais", disse ela.

Por sua vez, o primeiro conselheiro e chefe do departamento de Política e Econômia da Embaixada da Polônia no Uruguai, Marceli Minc, em seu discurso fez um breve relato dos marcos históricos da Polônia.

Em particular, o diplomata destacou as realizações do primeiro governo depois de recuperar a independência em 1918, quando o primeiro chefe de Estado do país, Józef Pilsudski, introduziu reformas sociais importantes para a nação, como o voto das mulheres, sendo o primeiro país da Europa Central a permitir a participação das mulheres nos processos eleitorais.

"O primeiro governo socialista, foi muito curto, mas reformas muito importantes foram introduzidas como a jornada de trabalho de oito horas, a legalidade dos sindicatos e o direito à greve", disse Minc.

"O Marechal Pilsudski alguns dias após a tomada do poder por decreto estabeleceu a lei eleitoral, onde as mulheres passaram a ter os mesmos direitos que os homens, por isso, juntamente com a Segunda República, há cem anos as mulheres polacos receberam o direito de votar" reafirmou .

Resumindo, Minc avaliou que devido a estes avanços sociais, ainda no início dos anos 20 do século passado, a Polônia teve uma história turbulenta com inúmeras tentativas frustradas de recuperar seu status de nação independente após 123 anos de invasões e ocupações estrangeiras e os danos causados ​​pela Segunda Guerra Mundial, mas foi o povo que "unido" formou a nação que é hoje.

"Eu encontrei uma frase de Jorge Luis Borges, onde ele diz em uma ode que ninguém é a nação, mas todos juntos somos e acho que os polacos daquela época se comportaram dessa maneira", disse Minc.

Nenhum comentário: