quinta-feira, 12 de junho de 2008

As maçãs da Polônia

Foto: Ulisses Iarochinski

Não querendo fazer propaganda, afinal não recebo nenhuma publicidade em meu blog, mas a foto das maçãzinhas foi feita com um celular LG KU990 Viewty... o celular que é uma câmara fotográfica, não só no aspecto, mas por que que possui excelente qualidade com 5.1 megapixel, zoom de 16x etc.
Mas seja como for, a Polônia para quem equivocado pensa que o fruto é coisa só de alemão está muito enganado. Se alguém sai por aí dizendo que a torta de maça, o famoso appel strudel tem origens nos reinos germânicos também não está sendo sincero. A torta na verdade chama-se Szarlotka e tem origem na Polônia. Tem este nome em homanagem a Charlotte (nome de mulher francesa). O Rei polaco fez vir da França mestres confeiteiros e cozinheiros para que desse uma "melhorada" na apresentação das iguarias do palácio real. Os mestres da culinária francesa que pensavam encontrar nesta Europa Central, um bando de bárbaros se surpreenderam com a confeitaria polaca. Deram um toque francês ao que já existia e que mais tarde invasores prussos e germânicos levariam para o mundo e o fariam deles.
A Polônia produz muita maça e em grande variedade. A produção anual das Gala, Golden Delicious, Jonagored, Gloster, Elise, Ligol, Szampion e outras ultrapassa os 3 milhões de toneladas.

Um comentário:

Anônimo disse...

tenho uma LG KU990,e sinceramente acho que ele ainda deixa a desejar, existe coisa melhor no mercado!