Ilha das Flores - Ancoradouro e hospedarias dos imigrantes - 1911
A Braspol - Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa No Brasil está comemorando nesta terça-feira, 19 anos de fundação. Para tanto estará acontecendo um jantar de Confraternização no Restaurante Veneza, Av. Manoel Ribas, nº 6860, no Bairro de Santa Felicidade em Curitiba. Também será dado início às comemorações dos 140 anos do grupo de imigrantes polacos que chegou a Brusque, Santa Catarina, em 1869.
Grupo considerado por alguns historiadores como o marco inicial da imigração polaca no Brasil, embora outros grupos significativos tenham chegado ao Brasil, bem antes, em 1853 e 1847, no Espírito Santo.
Novos estudos e pesquisas apontam também que o marechal Krzysztof Arciszewski não teria sido o primeiro polaco a pisar em terras brasileiras em 1629, mas sim Kacper (conhecido como Gaspar da Gama, por ter trabalhado como intérprete nas expedições de Vasco da Gama) um polaco nascido em 1444, em Poznan, que era um dos três emissários intérpretes de Pedro Alvares Cabral a pisar nas areias de Porto Seguro para o primeiro contato com os indios no descobrimento do Brasil em 1500, os outros eram Nicolau Coelho e um africano por seus conhecimentos de vários idiomas.
6 comentários:
...,outro personagem intrigante a bordo era Gaspar da Gama, ou Gaspar da Índia, que Vasco da Gama julgara um espião árabe e capturara em Goa, na Índia. Gaspar, na verdade era um judeu polonês, de caráter errante, que vivera na`Índia 30 anos antes. Aprisionado por Gama, terminou por conquistá-lo.Converteu-se ao cristianismo, adotou o nome de batismo do poderoso padrinho e foi levado para Lisboa. Passou a circular na corte com desenvoltura, tornou-se íntimo de D.Manoel e embarcou como intérprete na viagem de Cabral.
Extraído de "A Viagem do Descobrimento", autor jornalista Edurdo Bueno
Escreva algo sobre Vos Saporski amigo Jarosinski
só não é legal colocar fotos dos outros sem FONTE!
leia a lei que fala sobre a exposição de fotos sem a autorização do DONO
Se o anônimo é dono da foto que se identifique...se ele tiver mais de cem anos de idade. vou acreditar que realmente seja o dono da fotos deste "post"... Se for o dono da foto do sr. Rizio envie a fatura que eu pago. Agora se está apenas querendo "zoar" da cara do nosso amigo Ulisses vá procurar outra turma...justo dessses que falam que fazem e não fazem nada. Deixe de incomodar o Ulisses, que está fazendo um grande trabalho em prol dos descendentes desinformados sobre a Polônia. Ou então que pague a foto para que o Ulisses possa continuar publicando. deve ser provocação mesmo, pois acompanho alguns meses este blog e vejo que sempre está sendo dado crédito ao trabalho importante do fótografo.
Boa tarde
Estou em busca de fotos da Hospedaria da Ilha das Flores, e achei interessada esta postada aqui.
Gostaria de utilizá-la em um livro, e por isso, preciso do contato da pessoa detentora dos direitos desta imagem. O Sr. o teria?
Aguardo resposta e desde já, agradeço
Atenciosamente,
Kellen
Postar um comentário