terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Aniversário da Braspol


Ilha das Flores - Ancoradouro e hospedarias dos imigrantes - 1911

A Braspol - Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa No Brasil está comemorando nesta terça-feira, 19 anos de fundação. Para tanto estará acontecendo um jantar de Confraternização no Restaurante Veneza, Av. Manoel Ribas, nº 6860, no Bairro de Santa Felicidade em Curitiba. Também será dado início às comemorações dos 140 anos do grupo de imigrantes polacos que chegou a Brusque, Santa Catarina, em 1869.
Grupo considerado por alguns historiadores como o marco inicial da imigração polaca no Brasil, embora outros grupos significativos tenham chegado ao Brasil, bem antes, em 1853 e 1847, no Espírito Santo. 
Novos estudos e pesquisas apontam também que o marechal Krzysztof Arciszewski não teria sido o primeiro polaco a pisar em terras brasileiras em 1629, mas sim Kacper (conhecido como Gaspar da Gama, por ter trabalhado como intérprete nas expedições de Vasco da Gama) um polaco nascido em 1444, em Poznan, que era um dos três emissários intérpretes de Pedro Alvares Cabral a pisar nas areias de Porto Seguro para o primeiro contato com os indios no descobrimento do Brasil em 1500, os outros eram Nicolau Coelho e um africano por seus conhecimentos de vários idiomas.
As comemorações foram iniciadas no último domingo, com uma Missa em Ação de Graças na Igreja Santo Estanislau, na Rua Emiliano Perneta, 463 em Curitiba. A frente das comemorações Rízio Wachowicz, presidente da Braspol. Confirmações pelo telefone 41 3233-1032.
Postar um comentário