quinta-feira, 16 de maio de 2013

Polônia 6 X 2 Alemanha, no jogo dos descendentes

Fotos: Daio Hofmann
O Consulado Geral da Polônia, em Curitiba, com o apoio de outras instituições tem promovido um congraçamento de etnias desde o ano passado, sempre no mês de maio. Em 2012, o motivo principal foi a EuroCopa de Seleções de Futebol, que se realizou conjuntamente na Polônia e na Ucrânia.
Também como parte das comemorações do Dia da Constituição da Polônia, o evento contou com uma partida de futebol entre descendentes de polacos e de ucranianos e apresentações de grupos folclóricos e almoço típico, no Estádio do Triste Futebol Clube, no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba.
O resultado daquela partida foi surpreendente: 18 gols a zero para a equipe dos descendentes de polacos.
O evento teve tanto sucesso, que o Cônsul Geral Marek Makowski quis repetir a dose que este ano, no último sábado, dia 11 de maio, no estádio do Triste F.C. foi realizada outra festividade com o apoio, desta vez, do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo.
A equipe polaca desta vez jogou com uniforme trazido especialmente da Polônia e que é o mesmo usado pela seleção nacional de futebol. O motivo este ano foi a Semana Europeia, evento organizado por várias instituições étnicas e representações dos países que ajudaram na formação cultural de Curitiba.

No meio da torcida, Ulisses Iarochinski
Na semana, entre outros eventos, aconteceu uma série de exibições de filmes. "Mój Rower" do cineasta Piotr Trzaskalski, foi o filme que representou a Polônia. E a abertura da exposição "Um intrépido polaco em céu brasileiro", no Museu Paranaense, sobre a façanha do aviador polaco, Stanisław Skarżyński.
A festividade no estádio do Trieste começou com a apresentação das bandeiras do Brasil, Polônia, Alemanha e União Europeia e os hinos nacionais com os corais João Paulo II e Harmonia.
Depois da partida e do almoço com um seleção de pierogi da banca do Mirek, aconteceram as apresentações dos grupos folclóricos. Brilhantes as apresentações do Grupo Folclórico Alemão da Sociedade Concórdia, Grupo Folclórico Polaco Wisła e Grupo Folclórico Junak.

A PARTIDA 
Mas no campo de jogo, as coisas não foram tão fáceis como aqueles 18 a zero contra os ucranianos. A representação alemã foi mais aguerrida. Os descendentes de alemães, em sua maioria, jovens da Colônia Wittmarsum, da cidade vizinha de Palmeira, assustaram a equipe dos polacos do Bairro de Santa Cândida de Curitiba saindo na frente com um gol logo no início da partida.
Mas logo, a Polônia curitibana passou a frente com três gols. Os alemães de Wittmarsum não se entregaram e foram a frente marcando seu segundo gol. O primeiro tempo terminou com o placar assinalando Polônia 3 X 1 Alemanha.
No segundo, tempo, com o sol forte do meio dia, as equipes diminuíram o ritmo. Mesmo assim, os polacos da Colônia Santa Cândida marcaram mais três gols e o resultado final foi 6 gols para a Polônia e 2 gols para a Alemanha.
Destaque para Jean Carlos Alberti, camiseta 5, volante, o melhor da partida.  Pelo lado alemão, Marineu da Luz se sobressaiu.
Ainda como destaque a presença de jogadores pertencentes, principalmente, a duas famílias que colonizaram Santa Cândida, os Kulik e os Cebola (Cebula).
As equipes jogaram assim:

POLÔNIA 

Fábio Spichla (1) - goleiro
Ernani Kulik Silva (4) - zagueiro
Jean Carlos Alberti (5) - volante
Carlos R Bonfim (6) - lateral esquerdo
João A. Baudy Junior (7) - lateral direito
Ernany Kowalsky (8) - meia esquerda
Rafael José Cebola (9) - centroavante
Felipe Choinski (10) - meia direita
Renan Luiz Kulik (11) - atacante

Cleyton Manicka (12) - goleiro
Carlos Eduardo Cionek (13) - meia direita
Robson Otto (14) - atacante
Adrean de Oliveira Cebola (15) - lateral direita
Rodrigo Luiz Kulik (16) - zagueiro
Marcos Vinicius Cebola (17) - atacante
Lucas Daniel Kulik (18) - volante

Carlito R. Lourenço - técnico
Antonio Carlos Alberti - comissão técnica
Edson Kulik - auxiliar comissão técnica

ALEMANHA

Ralf Friesen (1) - goleiro
Teo Friesen (2) - lateral direito
Eugen Schartner (3) - zagueiro
Reni Stempniak (4) - zagueiro
Matheus Enns (5) - volante
Reinhold Kliewer (6) - lateral esquerdo
Tiago Domingos (7) - meia
Artur Heinrichs (8) - volante
Silas Enns Ferreira (9) - atacante
Marineu da Luz (10) - meia
William Dyck (11) - atacante

Jonathan Harder (12) - goleiro
Berthold Warkentin (13) - meia
Jeferson Warkentin (14) - meia
Elvis Dyck (15) - lateral direito
Tomas Dück (16) - lateral esquerdo
Berny Heinrichs (17) - zagueiro

Wagner Hoelzer - Técnico
Ferdenand Dück - Auxiliar técnico

A partida foi apitada por:
Arbitro: Felipe J. Jarek
Auxiliar 1: Sandro Marmitt
Auxiliar 2: Bruno Wirgues
Mesário: Jeferson Souza

Nenhum comentário: